FGTS Digital: Tudo que o DP precisa saber

FGTS Digital: Tudo que o DP precisa saber

Se você atua na área de Departamento Pessoal é muito provável que já tenha ouvido falar no FGTS Digital. 

Antes de nos aprofundarmos no assunto, é importante ter em mente, que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, foi criado em 1966 com o objetivo de proteger o trabalhador dispensado sem justa causa.

Ele assegura o valor de 8% em cima do salário base, que deve ser depositado mensalmente na conta da Caixa Econômica, em nome do colaborador. 

Para facilitar o recolhimento e desburocratizar esse processo, a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), vinculada à Secretaria do Trabalho (SETRAB), têm trabalhado em cima do projeto FGTS Digital. Entenda: 

Afinal, o que é o FGTS Digital?

O FGTS Digital é um sistema integrado capaz de gerenciar todos os diversos processos envolvidos no cumprimento das obrigações que envolvem o recolhimento do FGTS.

Seu principal objetivo é facilitar os procedimentos executados pelas empresas em relação às obrigações acessórias trabalhistas. 

A proposta do sistema é proporcionar uma solução tecnológica segura e universal, que consiga desburocratizar e flexibilizar o cumprimento dessa obrigação, garantindo os valores devidos aos trabalhadores em suas contas. 

O lançamento oficial do Portal FGTS Digital foi realizado no dia 04 de maio de 2022, com apoio do Ministério do Trabalho e Previdência – MTP. 

Portal FGTS Digital: Como funciona?

O Portal FGTS Digital foi criado com o objetivo de disseminar informações e notícias acerca dos principais benefícios, vantagens e facilidades proporcionadas pelo novo sistema. 

No portal é possível se informar sobre os procedimentos e ainda realizar a consulta de materiais exclusivos: 

Como vai funcionar o FGTS Digital? 

Hoje em dia, as rotinas e obrigações vinculadas ao FGTS são geradas através do SEFIP/GFIP e Conectividade Social/GRRF. Porém, com o FGTS Digital, a geração da Guia de Recolhimento poderá ser realizada através do envio de informações pelo eSocial, facilitando o procedimento. 

Portanto profissional de DP, é essencial que você sinalize a empresa e avalie os procedimentos internos para a correta parametrização das rubricas integradas ao FGTS, além de todos os processos que condizem com as remunerações dos empregados, bem como as tabelas para que o código de incidência do FGTS esteja correto. 

Utilizando as remunerações declaradas no eSocial – onde os débitos são individualizados desde a sua origem – os empregadores terão um sistema para gerar guias rápidas e personalizadas, inclusive recolher várias competências em um único documento, reduzindo custos operacionais e tempo nessas atividades. Além disso, os processos de estorno, restituição, compensação e parcelamento serão 100% digitais.

De acordo com o MTPS, o FGTS Digital irá reduzir o tempo das empresas no recolhimento, já que a base de dados utilizada será integralmente do eSocial, bastando identificar o trabalhador com seu número de CPF. 

Segundo um estudo analítico realizado pelo Governo Federal, a redução de trabalho poderá ser de até 36 horas por mês, apenas com as facilidades no recolhimento. 

Como será o Acesso?

O acesso ao FGTS Digital será realizado a partir de um cadastro no portal Gov.br e poderá ser utilizado por meio de login e senha ou certificado digital. Todo o acesso será realizado através da plataforma desenvolvida pela Secretaria de Inspeção de Trabalho (e não pelo portal da Receita Federal).

O acesso poderá ser realizado por meio de 4 tipos de perfil:

  • Perfil do titular;
  • Procurador de Pessoa Jurídica;
  • Procurador de Pessoa Física;
  • Responsável legal perante a Receita Federal.

Quais serão os serviços disponíveis no FGTS Digital? 

  • Emissão de guias rápidas ou personalizadas;
  • Consulta de extratos de pagamento realizados;
  • Individualização dos extratos de pagamentos;
  • Verificação de débitos em aberto;
  • Pagamento de multas indenizatórias a partir das remunerações devidas de todo o período trabalhado;
  • Pagamentos via PIX.

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência Social, após o lançamento e a utilização do sistema pelos profissionais de DP, novas demandas poderão surgir, induzindo melhorias e o desenvolvimento de novas funcionalidades e soluções. 

FGTS Digital: Cronograma de Implantação 

Até o momento, o Ministério do Trabalho e Previdência ainda não divulgou uma data oficial para o lançamento. Porém, é possível acompanhar no Portal FGTS Digital um mapa detalhado com o cronograma da operação. 

Segundo as informações divulgadas no portal, após a implementação, empregadores e profissionais de DP terão um prazo de seis meses para se adaptarem aos procedimentos e se adequarem às obrigações.

Lembrando que o eSocial já foi atualizado e já possui eventos com informações de FGTS. Tudo indica que o lançamento oficial será em breve. 

FGTS Digital: Principais Vantagens para o Departamento Pessoal

Além das vantagens citadas sobre a desburocratização dos processos e o ganho de horas de trabalho mensal para os profissionais de DP, outras vantagens irão acompanhar o sistema, confira: 

  • Redução  dos custos operacionais do FGTS;
  • Redução de despesas com tarifas pagas à rede arrecadadora do FGTS;
  • Digitalização de serviços, agilizando e automatizando procedimentos;
  • Levar mais qualidade aos serviços para trabalhador e empregador;
  • Integrar ambientes e facilitar o acesso e gestão de informações;
  • Trazer segurança, integridade e confiabilidade aos dados e informações armazenados e processados;
  • Reduzir a postergação da arrecadação anual do FGTS;
  • Disponibilizar informações para direcionar ações e tomada de decisões estratégicas;
  • Melhorar a gestão, controle e transparência dos processos;
  • Facilitar a comunicação;
  • Permitir que todos os envolvidos no processo de recolhimento do FGTS tenham acesso aos dados e informações necessários para o exercício de suas funções.

Atenção DP!!!

Profissionais de DP e RH que ocupam cargos operacionais devem ficar atentos a todas as novidades divulgadas no portal. 

Isso porque, com a chegada do FGTS Digital, será necessário testar o sistema, entender suas funcionalidades e reportar possíveis problemas. 

Os gestores da área devem se preparar para dominar o sistema e aproveitar os meses iniciais para realização de testes e análises. 

Receba esses E-books Gratuitos

Guia Completo e Definitivo da Área de Departamento Pessoal + Raio X da profissão Analista de DP

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Seja um Profissional da área de Departamento Pessoal, mesmo que ainda não tenha a prática do dia a dia?

Você pode ter acesso a um atalho e dominar rapidamente as rotinas e procedimentos de Folha de Pagamento, Admissão e Demissão de Funcionários, eSocial e muito mais…

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou prestar serviços de DPclique no link abaixo e conheça o caminho mais rápido para ter a Prática no Departamento Pessoal.

TER A PRÁTICA NO DEPARTAMENTO PESSOAL

Você está em busca de atuar na área de Departamento Pessoal, mas não tem a Prática e Experiência do dia a dia?

Clique na imagem acima e conheça o curso DP na Prática.

Toque na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.

Seja um Contador Profissional das áreas Fiscal, Societário, Departamento Pessoal e Contábil!

Participe da maior e mais completa comunidade de contadores, tenha a sua disposição: