Serie: Ganhando Dinheiro com Contabilidade – Abertura, Alteração e Encerramento de empresas

Tempo de leitura: 3 minutos

Você é um estudante ou profissional de Ciências Contábeis e tem dúvidas acerca de como ganhar dinheiro na área? Saiba que temos uma ótima novidade: estamos iniciando uma série de conteúdos especiais sobre o assunto! Neste primeiro artigo, falaremos sobre como ganhar dinheiro com abertura, alteração e encerramento de empresas.

Sem dúvida nenhuma, estamos falando de uma das atividades contábeis mais recorrentes no país. Afinal, a todo o momento surgem projetos e, propriamente, empresas sendo criadas, bem como negócios encerrando as atividades. Fora esses extremos, há companhias que passam por mudanças de porte e, consequentemente, de regime tributário.

Independentemente do caso em que a empresa se enquadra, o papel de contador é fundamental e, em situações específicas, é obrigatório. Já pensou nas oportunidades que podem surgir? Então chegou o momento de aprender a aproveitá-las — a seguir, explicaremos como tudo funciona.

Você conhece o curso que ensina Prática Contábil?

O Contador Profissional é um curso completo, com mais de 200 aulas práticas e mais de 3.000 alunos, tem ajudado muitas pessoas a serem profissionais contábeis qualificados.

[ Clique aqui e conheça o curso ] 
*Aproveite as condições especiais 😉

Como funciona o serviço de abertura, alteração e encerramento de empresas?

Direto ao ponto, a abertura de empresas é, propriamente, o processo burocrático que deve ser cumprido para habilitá-las ao funcionamento. Tais processos envolvem uma série de documentos e requerimentos, tais como:

  • elaboração do Contrato Social;

  • dados pessoais dos envolvidos (numa sociedade, por exemplo);

  • pagamentos de taxas;

  • aquisição de CNPJ;

  • registro municipal, etc.

Já o encerramento de empresa pode acontecer em função de falência ou, simplesmente, mudança de planos (o empresário quer investir em outro setor, por exemplo). Para fechar a empresa, a burocracia também é considerável.

Por fim, a alteração de empresa é realizada quando o negócio cresce ou retrai, de modo que ela venha a se enquadrar a outro regime tributário, bem como quando o Contrato Social requer modificações. Há situações, também, em que a empresa opta pela mudança por questões estratégicas e de planejamento financeiro.

Vale frisar que o contador deve estar a par das leis municipais e estaduais para abrir, encerrar ou alterar uma empresa, além de dominar as regras e itens em vigor nacionalmente, como os anexos do Simples Nacional e a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Quem é o público-alvo?

O público-alvo para o contador que presta serviços de abertura, alteração e encerramento de empresas é amplo. Praticamente, qualquer tipo de empresa no Brasil pode solicitá-los, inclusive Microempreendedores Individuais (os MEIs).

Logo, conforme a economia do país avança, a tendência é que a demanda cresça bastante. Com o mercado aquecido, o contador iniciante tem grandes chances de conquistar seus primeiros clientes rapidamente.

Quais são os maiores conflitos e expectativas do cliente?

Os conflitos comuns dos seus futuros clientes se resumem à burocracia e, mais ainda, à complexidade dos processos contábeis. Eles têm plena ciência de que a Contabilidade é muito importante para que consigam fazer abrir, alterar ou encerrar a empresa sem cometer infrações.

O que eles esperam do contador que presta os serviços? Basicamente, o cliente espera contar com um profissional que entenda os meandros das leis brasileiras, a ponto de assumir todos os procedimentos e ajudar a fazer as melhores escolhas para o seu negócio.

Agora que você já sabe o que fazer, a próxima etapa é aprender como fazer. A nossa dica é o investimento em cursos práticos que o ensine a realizar todos esses procedimentos. Mais do que isso, é recomendável aprender um pouco sobre marketing digital a ponto de promover os seus serviços adequadamente!

Você conhece o curso que ensina Prática Contábil?

O Contador Profissional é um curso completo, com mais de 200 aulas práticas e mais de 3.000 alunos, tem ajudado muitas pessoas a serem profissionais contábeis qualificados.

[ Clique aqui e conheça o curso ] 
*Aproveite as condições especiais 😉

4 Comentários


  1. Ótima abordagem. Creio que seus trabalhos de
    “práticas de serviços” tem favorecido muitos Profissionais e iniciantes na área Contábil. No momento, estou fazendo um Planejamento para fazer o Curso Contador Profissional. No momento certo, farei minha inscrição no Curso.


  2. Olá, preciso de indicação de onde realizar os cursos sugeridos de legalização de empresas e marketing digital. Desde já agradeço a ajuda.


  3. Ótima serie! Estou estudando Ciencias Contábeis e suas postagens ajuda bastante… Poderia, em algum momento falar de empresas que são totalmente digitais? Hoje em dia existem muitas assim, sem patrimonio físico e seria interessante você falar sobre algumas diferenças entre elas e se existe diferença nessa parte burocrática!


  4. Olá, excelente artigo, parabéns. É assunto que eu tenho sido abordado nesses últimos dois meses por diversas pessoas, e realmente é uma fonte boa fonte de receita se bem explorada. Sou do Rio de Janeiro, você indica algum curso que tenha uma abordagem mais próxima da realidade para esses processos? Estou querendo muito investir em conhecimento nessa área de Paralegal.

Comentários encerrados.