Serie: Ganhando Dinheiro com Contabilidade – Assessoria Contábil

O segundo conteúdo da série Ganhando Dinheiro com Contabilidade abordará um tipo de serviço bastante comum da área: assessoria contábil. No que consiste a atividade? Como o nome diz, trata-se do suporte fornecido pelo contador à empresa, a qual é atendida como cliente.

Por que a assessoria se faz necessária no meio da Contabilidade? Um dos principais fatores é o enquadramento das companhias às leis vigentes no país. Em adição a isso, existe a complexidade dos procedimentos contábeis, os quais, obrigatoriamente, são realizados por um profissional especialista.

Conseguiu perceber o tamanho da demanda do mundo corporativo por serviços dessa natureza? Logo, quando se pensa em fazer dinheiro na área, a assessoria contábil se configura como um dos grandes expoentes. Quer saber mais a respeito do tema? Acompanhe, a seguir, os principais aspectos do serviço.

Como funciona a assessoria contábil?

A assessoria contábil funciona da seguinte maneira: um contador (ou equipe de contadores) é contratado para analisar o dia a dia do cliente (empresa) com ênfase nos processos, demonstrações e registros contábeis.

Com as informações à disposição, o profissional auxilia o cliente nas tomadas de decisão, na otimização da rotina contábil, no planejamento financeiro e redução de custos, entre outros elementos fundamentais para o crescimento saudável da empresa.

Sendo assim, assessoria e consultoria contábeis são a mesma coisa? As semelhanças entre ambos os trabalhos chegam a confundir, porém, como veremos ainda nesta série de artigos, a consultoria tem objetivos diferentes.

O ponto que contrasta as diferenças entre um serviço e outro é o envolvimento da assessoria em colocar em prática os seus insights. Ou seja, o assessor contábil implementa as medidas que considera adequadas para resolver os problemas que encontrou.

Quem é o público-alvo?

Um dos benefícios da assessoria contábil é, justamente, o público-alvo. Por quê? Porque ele não é restrito à pessoa jurídica. Isso significa que o serviço pode ser oferecido, também, às pessoas físicas que precisam de ajuda para fins diversos, tais como:

  • declaração de IR;

  • administração de bens (holding familiar);

  • folha de pagamento;

  • contabilidade eleitoral;

  • acompanhamento do fluxo de caixa pessoal.

Portanto, o assessor contábil — um contador online, por exemplo — tem a possibilidade de direcionar os seus serviços a nichos. Ou seja, focar as pessoas físicas ou micro e pequenas empresas, por exemplo. Evidentemente, pode-se criar uma equipe mais robusta para prestar serviços a companhias de médio / grande porte.

Quais são os maiores conflitos dos clientes?

Sabemos que o público-alvo é consideravelmente amplo. Entretanto, quais são os conflitos de cada um? Logicamente, cada tipo de cliente tem suas peculiaridades e, por isso, os problemas a serem resolvidos pelo assessor não seguem um padrão.

As empresas em geral tendem a contratar uma assessoria contábil para resolver gargalos financeiros, os quais podem ser provenientes de vários fatores: fiscais, tributários, previdenciários, trabalhistas e até mesmo procedimentais do departamento contábil.

Já as pessoas físicas que recorrem ao serviço estão preocupadas com a administração de bens patrimoniais e, também, em fazer um planejamento financeiro mais adequado, estrategicamente. Nesse sentido, a declaração de IR é um exemplo de conflito típico desse cliente.

No mais, vale destacar que a assessoria contábil é um serviço que todo e qualquer contador pode vender, contanto que se tenha o conhecimento necessário para realizá-lo. Então o que resta ao profissional iniciante ou recém-graduado? A melhor opção é investir em qualificação.