Serie: Ganhando Dinheiro com Contabilidade – Consultoria Contábil

Tempo de leitura: 3 minutos

Neste artigo da série Ganhando Dinheiro com Contabilidade, explicamos o papel da assessoria contábil no mercado, bem como o seu funcionamento. Desta vez, abordaremos um serviço parecido, inclusive em termos de demanda: a consultoria contábil.

A consultoria é um tipo de trabalho que consiste no uso da experiência e expertise do profissional, tendo em vista identificar problemas e, evidentemente, propor soluções. Basicamente, é como solicitar a um especialista gabaritado que pense em como resolver o seu conflito e forneça as coordenadas.

Na área de Contabilidade, a consultoria já se tornou um serviço amplamente utilizado pelas empresas. Geralmente, adotada quando as finanças, os processos internos e o desempenho da contabilidade não vão bem. Com isso, cabe ao consultor estudar a situação e propor iniciativas.

Quer saber mais detalhes sobre o que faz um consultor contábil e como está o mercado para esse profissional? Todas as informações que necessita estão aqui, neste artigo. Boa leitura!

Você conhece o curso que ensina Prática Contábil?

O Contador Profissional é um curso completo, com mais de 200 aulas práticas e mais de 3.000 alunos, tem ajudado muitas pessoas a serem profissionais contábeis qualificados.

[ Clique aqui e conheça o curso ] 
*Aproveite as condições especiais 😉

Como funciona a consultoria contábil?

Imaginemos um restaurante à beira do caos pedindo socorro a um consultor especialista. Este, ao analisar a casa em funcionamento, percebe que os garçons vivem trocando os pedidos. Na cozinha, os ingredientes estão mal conservados e espalhados pelo ambiente, enquanto os cozinheiros, frequentemente atrasam a entrega.

Concluído o diagnóstico, o consultor recomenda ao dono do estabelecimento as seguintes ações: implementar um sistema de comanda eletrônica; manter a cozinha organizada; e contratar um gerente para supervisionar a equipe.

Após acatar as sugestões e colocá-las em prática, o restaurante passa a demonstrar mais eficiência e agilidade, gerando a almejada satisfação do cliente. Percebeu o quão importante é o papel do consultor? Na contabilidade, a relevância é a mesma.

O profissional de consultoria contábil, ao ser contratado, observa tudo o que acontece no departamento financeiro da empresa, a fim de identificar os problemas. Em seguida, ele se dedica a planejar soluções para resolvê-los, cabendo ao gestor do negócio promover as mudanças.

Quem é o público-alvo?

O público-alvo para prestadores de serviço de consultoria contábil engloba pessoas físicas e, também, jurídicas. No primeiro caso, o cliente pode ser um indivíduo que tenha empregados ou que esteja buscando soluções para administrar as finanças — o perfil é bastante variado.

Quanto ao meio corporativo, a maior parte da demanda se concentra em MPEs (Micro e Pequenas Empresas), visto que as de médio / grande porte, geralmente, já têm um departamento contábil bem consolidado. Entre as MPEs, a necessidade de consultoria contábil é nítida, conforme aponta esta pesquisa do Sebrae.

Nela, 61% das empresas se mostram dispostas a pagar “algo a mais” ao contador que presta consultoria — 54% delas pagariam até 20% a mais. Ou seja, as empresas não só precisam: elas querem ser ouvidas pelos especialistas.

Quais são os maiores conflitos dos clientes?

Os problemas mais comuns enfrentados pelos clientes do consultor contábil envolvem más práticas de contabilidade e falta de conhecimento. O fato de a gestão financeira estar entre os principais dramas vividos pelos empresários é uma prova disso.

Como a maioria das MPEs surgiram sem qualquer base contábil, hoje elas sofrem com pendências de impostos, cometem erros na emissão de notas fiscais, esquecem de fazer lançamentos, precisam de planejamento tributário etc.

Portanto, o nível de conhecimento do consultor contábil — iniciante, mais precisamente —, a princípio, deve ser suficiente para colocar um pequeno negócio nos trilhos. Inclusive, é importante que o consultor não apenas proponha soluções, mas, também, supervisione o processo de mudanças.

Agora queremos saber de você: o que acha de começar a ofertar serviços de consultoria contábil? Devido à falta de conhecimento e à complexidade dos procedimentos contábeis, é certo que haverá demanda para o consultor.

No entanto, qual o caminho a seguir quando não se tem experiência na área? A nossa dica é simples: invista em um curso que foque os procedimentos práticos da rotina contábil. Aqui, no Viver de Contabilidade, oferecemos algumas ótimas opções de cursos práticos. Confira!

Você conhece o curso que ensina Prática Contábil?

O Contador Profissional é um curso completo, com mais de 200 aulas práticas e mais de 3.000 alunos, tem ajudado muitas pessoas a serem profissionais contábeis qualificados.

[ Clique aqui e conheça o curso ] 
*Aproveite as condições especiais 😉