Serie: Ganhando Dinheiro com Contabilidade – Planejamento Tributário

Você sabia que o planejamento tributário (ou elisão fiscal) é um serviço utilizado por 54% das micro e pequenas empresas (MPEs)? Esta pesquisa do Sebrae aponta, ainda, que 84% dessas companhias afirmam que esse tipo de serviço poderia ser mais ofertado.

A partir desses indicadores já podemos ter ideia de como a demanda é grande, não é mesmo? Porém ela é muito maior do que parece, pois as empresas de médio / grande porte precisam desse tipo de assessoria. Entretanto, por que o planejamento tributário é tão procurado?

Conforme temos dito ao longo das publicações, as leis brasileiras são complexas, extensas e, de quebra, passam frequentemente por atualizações. O planejamento tributário, como o próprio nome diz, é um importante elemento na estratégia contábil de uma empresa.

Quanto a você, presente ou futuro contador, quer saber como aproveitar a imensa demanda? Neste conteúdo, abordamos, brevemente, o que consiste esse serviço e como é o mercado para o profissional autônomo. Vamos começar?

Como funciona o planejamento tributário?

A elisão fiscal é um método de reduzir encargos tributários dentro de uma empresa. O substantivo “elisão” é sinônimo de supressão, exclusão e eliminação. Logo, ao juntá-lo ao termo “fiscal”, chegamos ao significado do planejamento tributário: eliminar tributos.

Contudo, é válido destacar que a prática não deve ser confundida com sonegação fiscal, pois a ideia não é deixar de contribuir, e sim contribuir de maneira mais viável para a saúde financeira.

É como, por exemplo (didático), consumir mais legumes para cortar gastos com carne e, com isso, reduzir despesas com alimentação. No âmbito contábil, no entanto, a prática se aplica aos regimes tributários, cabendo à contabilidade analisar qual é melhor financeiramente e se a sua adoção é possível dentro da Lei.

Quem é o público-alvo?

Todos os tipos de empresas sediadas no Brasil precisam de planejamento tributário. A maioria delas estão enquadradas no Simples Nacional, ou seja, pequenas e médias empresas, mas há muitas outras que trabalham com regimes de Lucro Real e Lucro Presumido. Dependendo dos planos ou da situação, todas elas podem cogitar a migração de regime tributário.

Outros alvos de grande potencial são os empresários que planejam abrir um negócio. Um serviço de planejamento tributário é extremamente oportuno para esse cliente, visto que ajuda a empresa a tomar as melhores decisões relacionadas à contabilidade — antes mesmo de começarem a funcionar.

Quais são os maiores conflitos dos clientes?

Quais são os problemas mais comuns das empresas que necessitam de planejamento tributário? O que elas esperam do profissional que presta esse tipo de serviço? Começando pela última pergunta, o contador deve ser bem instruído tecnicamente e, ao mesmo tempo, dotar de ótimo senso estratégico.

Já os desafios que ele tem pela frente, estes envolvem a redução de custos com impostos e tributações, respeitando, logicamente, a legislação brasileira. Sendo assim, o contador realiza análises minuciosas dos regimes tributários, considerando a atividade que a empresa realiza, de modo a identificar a melhor estratégia possível.

Pronto para ajudar as companhias a desonerar o caixa? Assim como os demais serviços que abordamos na série até aqui, o planejamento tributário representa uma demanda grande e consistente. Como envolve um aspecto importantíssimo (financeiro), as empresas valorizam bastante o profissional que as ajudam a cortar despesas.