Serie: Ganhando Dinheiro com Contabilidade – Planejamento Tributário

Você sabia que o planejamento tributário (ou elisão fiscal) é um serviço utilizado por 54% das micro e pequenas empresas (MPEs)? Esta pesquisa do Sebrae aponta, ainda, que 84% dessas companhias afirmam que esse tipo de serviço poderia ser mais ofertado.

A partir desses indicadores já podemos ter ideia de como a demanda é grande, não é mesmo? Porém ela é muito maior do que parece, pois as empresas de médio / grande porte precisam desse tipo de assessoria. Entretanto, por que o planejamento tributário é tão procurado?

Conforme temos dito ao longo das publicações, as leis brasileiras são complexas, extensas e, de quebra, passam frequentemente por atualizações. O planejamento tributário, como o próprio nome diz, é um importante elemento na estratégia contábil de uma empresa.

Quanto a você, presente ou futuro contador, quer saber como aproveitar a imensa demanda? Neste conteúdo, abordamos, brevemente, o que consiste esse serviço e como é o mercado para o profissional autônomo. Vamos começar?

Como funciona o planejamento tributário?

A elisão fiscal é um método de reduzir encargos tributários dentro de uma empresa. O substantivo “elisão” é sinônimo de supressão, exclusão e eliminação. Logo, ao juntá-lo ao termo “fiscal”, chegamos ao significado do planejamento tributário: eliminar tributos.

Contudo, é válido destacar que a prática não deve ser confundida com sonegação fiscal, pois a ideia não é deixar de contribuir, e sim contribuir de maneira mais viável para a saúde financeira.

É como, por exemplo (didático), consumir mais legumes para cortar gastos com carne e, com isso, reduzir despesas com alimentação. No âmbito contábil, no entanto, a prática se aplica aos regimes tributários, cabendo à contabilidade analisar qual é melhor financeiramente e se a sua adoção é possível dentro da Lei.

Quem é o público-alvo?

Todos os tipos de empresas sediadas no Brasil precisam de planejamento tributário. A maioria delas estão enquadradas no Simples Nacional, ou seja, pequenas e médias empresas, mas há muitas outras que trabalham com regimes de Lucro Real e Lucro Presumido. Dependendo dos planos ou da situação, todas elas podem cogitar a migração de regime tributário.

Outros alvos de grande potencial são os empresários que planejam abrir um negócio. Um serviço de planejamento tributário é extremamente oportuno para esse cliente, visto que ajuda a empresa a tomar as melhores decisões relacionadas à contabilidade — antes mesmo de começarem a funcionar.

Quais são os maiores conflitos dos clientes?

Quais são os problemas mais comuns das empresas que necessitam de planejamento tributário? O que elas esperam do profissional que presta esse tipo de serviço? Começando pela última pergunta, o contador deve ser bem instruído tecnicamente e, ao mesmo tempo, dotar de ótimo senso estratégico.

Já os desafios que ele tem pela frente, estes envolvem a redução de custos com impostos e tributações, respeitando, logicamente, a legislação brasileira. Sendo assim, o contador realiza análises minuciosas dos regimes tributários, considerando a atividade que a empresa realiza, de modo a identificar a melhor estratégia possível.

Pronto para ajudar as companhias a desonerar o caixa? Assim como os demais serviços que abordamos na série até aqui, o planejamento tributário representa uma demanda grande e consistente. Como envolve um aspecto importantíssimo (financeiro), as empresas valorizam bastante o profissional que as ajudam a cortar despesas.


 

Você precisa da Prática Contábil para trabalhar na área?

Que tal absorver 12 anos de conhecimento na área em pouco tempo?

Você pode ter acesso a um atalho para dominar Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou estar pronto para as oportunidades, clique no link abaixo e conheça o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

CONHECER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *