Importância da inteligência emocional para o contador

Tempo de leitura: 4 minutos

A inteligência emocional reflete o nível de maturidade de cada um para lidar com situações de estresse, enfrentar desafios e tomar as melhores decisões. A necessidade de desenvolver essa competência cresce à medida que aumenta o contato com clientes, colegas de trabalho, chefes e diretores.

Por isso, é essencial tanto para líderes, gestores e empreendedores como também para quem quer se destacar, ganhar mais responsabilidades e ser promovido. Isso porque a interação com as outras pessoas é fundamental, e pessoas nervosas, temperamentais e estressadas não costumam ser bem vistas. Ou seja, controlar o lado emocional é imprescindível. 

Mas o que é inteligência emocional?

Inteligência emocional é a capacidade de controlar e entender suas emoções, além de também saber lidar com as emoções das outras pessoas. Trata-se de um conjunto de habilidades que ajuda a identificar, processar e compreender cada emoção com mais facilidade. 

Dessa forma, é possível ver as situações com clareza para poder tomar decisões mais assertivas. Se você consegue administrar os sentimentos, começa a pensar de forma mais objetiva e menos impulsiva. Os resultados surgem não apenas na vida profissional, mas também na pessoal. 

Contudo, como é de se imaginar, essas habilidades são desenvolvidas e aperfeiçoadas com o tempo, de forma gradual. Para tanto, é preciso dedicação, esforço e disciplina.

Por que é importante na carreira de contador?

Ser um bom contador, com domínio de todas as práticas contábeis é o mínimo que se espera de um profissional para que ele tenha sucesso. No entanto, não adianta ter conhecimento e não saber lidar com clientes, chefes ou subordinados. 

É preciso ter paciência para trabalhar sob pressão, com prazos curtos, sistemas lentos e, muitas vezes, burocráticos. O trabalho de um contador não é fácil e muitas regras e leis mudam o tempo inteiro. 

Por isso, é preciso ter inteligência emocional para que o ambiente de trabalho não seja contaminado pelo estresse e também para que nada disso influencie negativamente na vida pessoal. 

Portanto, ter clareza sobre suas emoções para agir com racionalidade e ser resiliente é tão importante. Você ajuda a reduzir o estresse da sua equipe, começa a neutralizar conflitos e a melhorar sua satisfação no trabalho. 

Como bônus, passa a ser melhor visto e admirado na empresa. Em outras palavras, suas chances de ter sucesso profissional são maiores, já que está desenvolvendo habilidades que também são importantes para qualquer líder.

Como desenvolver inteligência emocional?

Compreender as próprias emoções é o primeiro passo para desenvolver inteligência emocional. Por exemplo, se você está se sentindo estressado, irritado ou desanimado, comece a se ouvir e tente entender o motivo. Emoções negativas não apenas afetam quem está em sua volta, mas também prejudicam sua saúde e seu bem-estar. 

Quando você consegue entender suas emoções, passa a estar em um lugar privilegiado para solucionar os problemas com mais clareza. Ou seja, ter inteligência emocional também significa conhecer seus limites, compreender as próprias falhas e respeitar a si mesmo.

Por isso, o ideal é dominar os impulsos antes de tomar decisões ou dizer alguma coisa. Manter o autocontrole ajuda a evitar situações desagradáveis. Ter autoconfiança também auxilia nesse processo, porque fortalece a ideia de que você conseguirá gerenciar os momentos de crise e superar as dificuldades. 

Respire fundo

Em situações de estresse, respire fundo, tome uma água ou café. Decisões assertivas não surgem no calor do momento. É preciso tempo para reflexão. Desenvolver empatia também ajuda o profissional a ser mais tolerante e compreensivo.

Vale lembrar que empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro e tentar sentir o que as outras pessoas sentem. Esse exercício faz perceber que todos têm necessidades, limitações e falhas. No entanto, também têm talentos e qualidades. 

Outra maneira de treinar autocontrole e desenvolver inteligência emocional é diminuir o tom de voz quando a outra pessoa aumentar o dela. Calar-se diante de alguém visivelmente nervoso também é outra forma. 

Essas são habilidades que ajudam a alavancar a carreira profissional e a melhorar relacionamentos pessoais. Praticar cada uma contribui para que o profissional seja visto com admiração e respeito. Ou seja, a possibilidade de ser promovido, tornar-se líder ou ganhar mais clientes aumenta.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Criamos um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, CLIQUE AQUI e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil