O curso Imposto de Renda é a solução prática para o contador que sai da graduação sem saber como preencher uma declaração corretamente.
Muito embora pareça um conteúdo básico para ser aprendido, a maior parte dos alunos se forma em contabilidade sem nunca ter declarado um Imposto de Renda (IR).
E isso acaba dificultando a obtenção de oportunidades de trabalho remunerado, bem como, a autoconfiança.
Afinal, após conquistar o primeiro cliente, é normal se sentir inseguro em relação a declaração de Imposto de Renda a ser feita. Uma vez que, falta experiência no uso do programa.
Sabendo que enviar informações equivocadas pode gerar multas, é preciso ter o máximo de atenção em relação ao Imposto de Renda que está preenchendo. Não se sente preparado? Isso é normal! E nós vamos te ensinar o que precisa ser feito para reverter essa situação.
Imposto de Renda na Prática: aprenda tudo sobre esse imposto
O Imposto de Renda é uma das principais fontes de renda dos contadores em todo o país. Mesmo pessoas que não são clientes habituais, tendem a procurar um contador no período da declaração, visando evitar erros no preenchimento do documento.
Por isso, é muito importante que o profissional esteja capacitado para aproveitar o período da declaração, visando encontrar potenciais clientes e ter um bom faturamento.
Especialmente aqueles profissionais que acabaram de sair da faculdade e precisam obter fontes de renda. Fazer o preenchimento da declaração de IRPF ou IRPJ é uma oportunidade de mostrar serviço e conquistar um cliente que te pague mensalmente por seu trabalho.
Possibilitando abrir o seu próprio escritório com uma carteira de clientes. Portanto, é preciso investir para aprender tudo que é necessário saber sobre IR e evitar erros na hora de lidar com esse documento.
O que irei aprender no curso Imposto de Renda na Prática?
O básico sobre esse imposto certamente já foi aprendido por você na faculdade. Entretanto, é preciso entender um pouco mais profundamente sobre os detalhes da declaração.
Entender o que é uma declaração completa, quais são os prazos e consequências de não entregar a declaração no momento certo, além de entender o que precisa ser declarado.
De modo que, não cometa erros no preenchimento do imposto de seus clientes. Bem como, possa orientar o cliente sobre quais documentos são necessários para que o preenchimento seja correto.
É indispensável que o cliente disponibilize todos os documentos dentro do prazo necessário, para que você possa efetuar o preenchimento da declaração e consiga entregar em tempo hábil.
Com o curso Imposto de Renda, todas as suas dúvidas sobre esse imposto serão esclarecidas e você passará a entender o funcionamento do programa.
O que permite que possa atender melhor seus clientes, evitar problemas e garantir um bom faturamento após concluir a entrega de todas as declarações que se disponibilizou a fazer.
Aproveitando o seu conhecimento prático para que possa realmente se sair bem em todas as declarações, até mesmo aquelas que são mais complexas e cheias de detalhes.
Ter segurança de que entregou um bom trabalho e que todas as declarações estão corretamente preenchidas, te ajuda a desfrutar do lucro de seu trabalho tendo convicção de que não haverá um problema para lidar posteriormente.
É possível corrigir erros na declaração de meus clientes?
Sim! Infelizmente todo profissional está sujeito a erros, bem como, o próprio cliente poderá esquecer de apresentar algum rendimento ou documento importante.
Por ser natural que isso ocorra, a Receita Federal permite uma declaração retificadora sem causar qualquer prejuízo para o cliente ou contador enquanto ainda está no prazo de envio da declaração.
Com a declaração retificadora é possível corrigir qualquer erro que tenha sido cometido pelo contador no preenchimento ou pelo cliente que não disponibilizou todo o material necessário.
Caso a declaração retificadora seja entregue após o período de prazo para envio da declaração, o erro poderá causar multas e problemas para o CPF do cliente que declarou errado.
Portanto, o melhor caminho é realmente saber o que está sendo feito antes de enviar a declaração, especialmente para evitar a necessidade de pagar multas.
Aprender detalhadamente quais são os documentos necessários para preencher o programa corretamente, emitindo uma declaração que o cliente pode comprovar que é verídica evita muitos problemas futuros.
Aprenda a declarar cada tipo de rendimento
Seus clientes podem ter variados tipos de rendimento, como o próprio salário, aluguéis e outros valores que são recebidos regularmente.
Cada tipo de rendimento, investimento e bem material precisa ser declarado no campo adequado, para que não corra risco de que a declaração caia na malha fina por erros.
É importante pedir ao seu cliente os comprovantes dos valores recebidos. De modo que, a declaração possa ser preenchida corretamente.
É dever do contador saber quais documentos solicitar ao cliente, especialmente quando esse cliente está fazendo sua primeira declaração de Imposto de Renda.
Nesses casos, é normal que o cliente não saiba quais são os documentos necessários e esteja repleto de dúvidas.
Por isso, acaba tendo alguma dificuldade em levar todos os documentos necessários caso não seja orientado pelo profissional. Quem pretende atuar com a declaração de Imposto de Renda para vários clientes, aproveitando o período para obter um ganho significativo, pode inclusive listar os documentos necessários e disponibilizar a lista para cada interessado.
Dessa forma, o cliente estará sendo bem orientado e não poderá culpar o profissional por não ter explicado da melhor forma o que precisava para o correto preenchimento da declaração.
É impossível orientar o cliente se você não tem experiência e não sabe os detalhes a respeito do preenchimento do IR.
Portanto, quem não fez curso na área e não tem familiaridade com o programa da declaração, acaba ficando mais exposto a cometer erros.
O curso Imposto de Renda na Prática é atualizado?
Quem já viu o programa do Imposto de Renda, mesmo que nunca tenha usado sabe que anualmente o programa sofre atualizações para que possa ser preenchido com maior facilidade.
Por este motivo, o curso Imposto de Renda é atualizado constantemente. Para que seu treinamento prático seja completo e você possa saber exatamente o que preencher em cada campo.
De modo que não abra espaços para erros no preenchimento e isso facilita todo o processo. Afinal, no período do preenchimento de imposto de renda, é comum que o volume de clientes aumente.
Por isso, é muito importante que os documentos sejam entregues pelo cliente de uma só vez, facilitando o seu trabalho de preencher a declaração e transmitir.
Além disso, é interessante perceber que você não deve aceitar trabalhos de última hora, para evitar o risco de erros no preenchimento.
Afinal, é sua responsabilidade quando comete algum erro por estar cansado demais e passou o dia inteiro fazendo as declarações dos últimos clientes que deixaram para a última hora.
Esse tipo de erro gera multa que precisa ser paga por você por ter cometido o erro. Além de ser ruim para a sua imagem enquanto contador. Uma vez que, o cliente insatisfeito tende a comentar com os colegas e prejudicar a sua reputação.
Portanto, vale sempre a pena divulgar a sua disponibilidade de agenda com antecedência e ter muito cuidado ao aceitar os clientes. De modo que, possa fazer as declarações em tempo hábil, com a devida paciência e preenchendo todas as informações.
Domine todos os campos do programa Imposto de Renda
A declaração de IR é rica em detalhes, justamente para que a Receita Federal possa apurar todo o patrimônio da pessoa que está declarando.
Com o curso Imposto de Renda, você vai aprender tudo que realmente precisa saber sobre a declaração, para evitar erros e garantir que o processo de preenchimento seja adequado.
É indispensável que o contador tenha o melhor procedimento em relação ao Imposto de Renda. Justamente para que o cliente não tenha problemas com a Receita Federal.
Afinal, o cliente procura um contador justamente com o objetivo de facilitar a própria rotina, terceirizando uma atividade importante para um profissional capacitado.
Quando o profissional não consegue executar o trabalho corretamente, acaba ocasionando problemas para o cliente que terá que resolver junto à Receita Federal.
Cabendo ao contador pagar a multa caso tenha cometido algum erro que causou todo o problema. Nos casos em que o cliente deixa de levar documentos com o objetivo de tentar uma sonegação de impostos, o contador deverá orientar o cliente.
Uma vez que, a própria Receita Federal possui um banco de dados com todas as informações referentes às movimentações financeiras.
Conhecer cada campo do programa te ajuda a ter mais segurança
Preencher o programa do Imposto de Renda causa insegurança. Afinal, são dados que não são seus, você precisa confiar que o cliente te passou todas as informações e caso dê algo errado que seja sua culpa haverá multa.
Portanto, é normal se sentir inseguro quando não possui prática. Justamente por isso, fazer o curso Imposto de Renda te ajuda a dominar cada campo disponível no programa.
De modo que, você entenda definitivamente o que é para incluir naquela área, quais são os documentos comprobatórios que o cliente precisa enviar e como proceder com a declaração.
A partir do curso, é possível tirar todas as suas dúvidas e entender o funcionamento do programa do Imposto de Renda de uma vez por todas.
Dessa forma, sempre que sair uma nova atualização, você já está familiarizado com o programa e entende como ele funciona. O que faz com que você não tenha receio de usar o programa ou se assuste em relação às novas funções que podem aparecer.
Por exemplo, no último ano a principal novidade do Imposto de Renda era a possibilidade de declarar Bitcoin e outras criptomoedas em aba específica. Mas os profissionais que já estão habituados a declarar investimentos em geral e sabem como fazê-lo já declaravam esse tipo de ativo.
Uma vez que, é obrigatório declarar todos os investimentos do cliente e é preciso apenas destinar aos campos corretos. Afinal, a compra e venda de criptomoedas pode gerar ganhos de capital que precisam ser averiguados pela Receita Federal.
Conhecendo o funcionamento de cada campo do programa de Imposto de Renda, é possível fazer a melhor declaração para seu cliente, colocando todas as informações necessárias.
Além disso, será possível enviar a declaração tendo a confiança de que fez um trabalho adequado. O que é importante para que você consiga atender um bom volume de clientes e enviar as declarações dentro do prazo.
O que acontece se o contador perde o prazo de enviar o Imposto de Renda do cliente?
Um erro comum do contador iniciante é querer aproveitar ao máximo o período do IR para atrair clientes com preço baixo e aceitando toda demanda que aparece.
É preciso ter um contrato com seu cliente, deixando claro os prazos para envio da documentação, para evitar problemas com os clientes que são habituados a deixar tudo para a última hora.
Quando o contador não cumpre o prazo de envio para a declaração de seu cliente, a multa pelo atraso passa a ser de sua responsabilidade.
Portanto, é imprescindível que o contador tenha habilidade para identificar quantos clientes consegue atender e aceitar somente a demanda que poderá atender.
De modo que, não precisará assumir problemas com clientes que deixam a declaração para o último minuto causando o atraso e desgastando o profissional.
Aprenda na prática
A parte teórica de contabilidade certamente já foi aprendida por você na faculdade! O curso Imposto de Renda na Prática te dá toda a parte prática que ainda não foi aprendida por você.
Dessa forma, poderá exercitar seus conhecimentos e entender como tudo funciona, tendo a certeza de que está fazendo o preenchimento correto do material de seu cliente.
Essa autoconfiança é uma ferramenta poderosa para o seu cotidiano de trabalho e em muitos casos, demora anos até ser conquistada quando o profissional decide aprender por erro e acerto.
Portanto, o investimento em cursos de formação prática é uma maneira de mudar a sua perspectiva e atuação no mercado. Contribuindo para que possa ser um profissional melhor e consiga captar mais clientes e ter sucesso no seu processo de atendimento.
Aproveite a oportunidade e se prepare para atender seus clientes aprendendo na prática o que fazer.