Inadimplência Contábil : como lidar com clientes que não pagam?

Inadimplência Contábil : como lidar com clientes que não pagam?

A inadimplência é o ato de descumprir uma obrigação financeira, tanto por pessoas físicas, quanto por pessoas jurídicas.

Na Inadimplência Contábil,  utilizamos esse termo para definir uma classe de clientes que contratam serviços de contabilidade e por algum motivo, não conseguem realizar os pagamentos previstos em contrato, até a sua data de vencimento.  

Inadimplência na Contabilidade: quais as consequências para os contadores?

Segundo uma pesquisa realizada pela Serasa Experian, o Brasil alcançou em 2022 o maior número de inadimplência desde 2016, com mais de  67,9 milhões de pessoas inadimplentes. 

Com dados tão alarmantes é comum se preocupar. A Inadimplência Contábil é um reflexo desses dados e pode resultar em graves problemas para os escritórios de contabilidade e para os contadores autônomos. Confira os principais:

  • Comprometimento do lucro;
  • Prejuízos a saúde financeira da empresa a curto, médio e longo prazo;
  • Projeção ineficaz de faturamento;
  • Redução de chances de obtenção de crédito corporativo;
  • Falta de pagamento aos fornecedores;
  • Desvalorização interna da imagem do escritório ou do contador. 

Inadimplência Contábil: os 4 perfis de clientes inadimplentes 

1.Desorganizado: Grupo de clientes que não efetuam o pagamento nas datas acordadas por esquecimento ou desorganização de contas.

2. Situacional: Perfil de clientes que frequentemente realiza seus pagamentos nas datas, entretanto, por algum problema ou crise no seu negócio entrou na linha da inadimplência Contábil.

3. Inadimplente convicto: Esse perfil é aquele cliente que já está com o nome negativado mas não se importa com esse título. Costuma efetuar os pagamentos apenas quando não existem outros meios de prorrogar, geralmente quando o serviço está para ser suspenso ou encerrado.        

4. Devedor Negligente: Esse grupo de clientes, além de não se preocuparem em efetuar o pagamento nas datas, não tem controle de suas operações financeiras e costumam acumular mais dívidas contratando novos serviços e soluções contábeis, sem conseguir honrar com os pagamentos. 

Inadimplência Contábil: Como lidar com clientes que não pagam ?

Hoje em dia existem muitas táticas de negociação e estratégias elaboradas para minimizar os números da Inadimplência Contábil. 

No ramo da contabilidade é necessário que o empreendedor contábil compreenda como agir e a melhor forma de cobrar clientes que não pagam de acordo com o seu perfil. 

Hoje você vai conhecer 6 métodos eficazes de cobrança muito utilizados no mundo corporativo: 

1.  Cobrança Preventiva

Esse tipo de cobrança permite que o contador utilize a estratégia do relacionamento através de uma pré-cobrança para assegurar o pagamento nas datas acordadas. 

Para aplicá-la é necessário enviar lembretes periódicos com uma comunicação eficaz  pouco antes da data de vencimento, lembrando o seu cliente que a data de pagamento está próxima. Invista em textos curtos através de e-mails ou WhatsApp.

Essa abordagem é muito eficaz, principalmente para o perfil de cliente desorganizado ou esquecido. Enviar o código de barras do boleto ou o QR Code do PIX, também pode facilitar o recebimento. 

2. Ligações de cobrança

Esse método não serve para todo tipo de cliente. É necessário avaliar a situação e o perfil antes de implementar.

 Realizar uma ligação de cobrança alinhada a boas técnicas de negociação, pode reverter a situação e garantir o pagamento. 

Esse tipo de técnica é capaz de lembrar o cliente de sua obrigação financeira de forma mais incisiva, propondo uma negociação eficaz. 

Existem alguns tipos de clientes na contabilidade, e antes de escolher o melhor método, você precisa dominar todos os perfis.

3.Carta de cobrança:

 As cartas de cobrança são muito utilizadas pelo setor jurídico dos escritórios contábeis.

Isso porque, registram uma tentativa amigável de negociação em caso de uma possível ação judicial

Esse tipo de cobrança é muito utilizada com perfis de clientes negligentes ou devedores convictos.  O documento deve ser elaborado com uma comunicação amigável, deixando claro os valores explícitos da dívida, saldo de multas, juros e possíveis propostas de pagamento

4. SMS de Cobrança 

Um dos métodos mais utilizados para o gerenciamento de cobrança é o envio de mensagens de texto no celular dos clientes inadimplentes (sms) com lembretes de pagamento.

Essa é uma forma simples, barata, automatizada e muito eficaz de comunicação unilateral, que permite o repasse de informações sobre a dívida em aberto e a comodidade do envio de código de barras e links clicáveis. 

 A única regra para esse método de cobrança é respeitar o horário comercial de envio de SMS (das 08h às 18h). 

5.E-mail de cobrança: 

A cobrança via e-mail é um outro método sem custos, eficaz e que pode ser personalizado de acordo com o perfil do cliente.

O e-mail de cobrança deve ser redigido com uma linguagem clara, humana, gentil e amigável, informando de forma muito objetiva os dados do cliente e os valores do débito em aberto.

É interessante incluir uma data máxima para a quitação da dívida. Não se esqueça de informar no e-mail que caso o cliente já tenha efetuado o pagamento até a data de recebimento da mensagem, ele pode desconsiderar a cobrança. 

Esse é um ótimo método para realizar a cobrança de outros empreendedores que geralmente são ocupados e não tem muito tempo para ligações. 

6. Cobrança via protesto

Segundo um levantamento realizado pelo Instituto de Estudo de Protestos e Título do Brasil, 60% dos títulos protestados são pagos em até 7 dias. 

É uma das últimas formas de cobrança, pois pode impactar no relacionamento a longo prazo com o cliente, porém, extremamente eficaz. 

É possível realizar a cobrança via protesto com aquele cliente que já deve há algum tempo e  mesmo após algumas tentativas, não se posiciona sobre o pagamento. 

Para realizar esse processo basta levar a dívida em aberto ao cartório, realizar os procedimentos e o devedor será notificado, com um prazo para a quitação. 

Agora que você já entende um pouco mais sobre os perfis de clientes devedores e os melhores e mais eficazes métodos de cobrança, que tal inserir algum deles no seu dia a dia para diminuir as taxas de inadimplência contábil?

Receba esses E-books Gratuitos

Guia Completo e Definitivo da Área Contábil + Raio X das profissões (Analista Fiscal, Contábil e Societário)

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Você está em busca de atuar na área contábil, mas não tem a Prática e Experiência do dia a dia?

Clique na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.

Toque na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.

Seja um Contador Profissional das áreas Fiscal, Societário, Departamento Pessoal e Contábil!

Participe da maior e mais completa comunidade de contadores, tenha a sua disposição: