Impactos da Inteligência Artificial na Contabilidade

Tempo de leitura: 6 minutos

A tecnologia vem se desenvolvendo em dimensões exponenciais e revolucionando profundamente a vida de qualquer cidadão vivo nos dias de hoje e os mercados tradicionais não sairiam ilesos dessa. Já podemos perceber os impactos da inteligência artificial na contabilidade e o profissional que não souber se reinventar e se adaptar às novas demandas e tendências será passado para trás.

Sendo assim, trazemos esse artigo recheado de informações importantes para você se manter antenado no futuro e ficar de olho na inteligência artificial na contabilidade.

O que é Inteligência Artificial?

Muitas pessoas pensam que a Inteligência Artificial na contabilidade ameaça o profissional desta área, mas isso não é verdade. A IA é a capacidade das máquinas pensarem como seres humanos, uma tecnologia que avançou e se desenvolveu na última década em ritmo acelerado, mas que já é idealizada há mais de 60 anos. Na época, John McCarthy falava sobre a ciência e engenharia de produzir máquinas inteligentes.

Atualmente, essa tecnologia vem transformando a vida e o trabalho de toda uma geração vinda da era analógica. A Inteligência Artificial na contabilidade e em todos os outros segmentos de mercado impacta diretamente os processos internos, a produção industrial, a comunicação e até a gestão dos negócios. 

Absolutamente tudo está sendo reinventado com a chegada das máquinas pensantes e elas já estão nas nossas mãos, atuando por meio dos nossos smartphones. Para entender melhor como esse mecanismo é construído e como ele funciona, é preciso conhecer os três pilares centrais da ciência da computação:

Machine Learning

O machine learning é uma tecnologia que permite que os computadores aprendam com o mínimo de programação, ao invés de ser baseada em uma centena de regras. Aqui, a máquina é programada para assimilar o comportamento do usuário com base nos dados alimentados por ele e chegar ao resultado de forma autônoma.

É o que acontece com as recomendações que recebemos ao acessar a plataforma da Netflix ou com a ordem de prioridade em que os conteúdos das redes sociais são mostrados pra gente.

O aprendizado da máquina é a força motriz dessa inovação e se torna um grande aliado da Inteligência Artificial na contabilidade.

Deep Learning

Nesta área da IA, a máquina usa algoritmos complexos para imitar a rede neural do cérebro com o objetivo de aprender determinada área do conhecimento de forma autônoma e mínima supervisão. Os algoritmos do deep learning detêm inteligência necessária para reconhecer voz e linguagem natural, imagens e processos de aprendizado por conta própria.

Os mesmos fluxos da cadeia do pensamento humano é usado para propagar dados nas redes neurais artificiais.

Processamento de Linguagem Natural

Esse é o terceiro pilar que completa o ciclo lógico da IA. O processamento de Linguagem Neural usa técnicas de aprendizado da máquina para identificar padrões em conjuntos de dados e reconhecer a linguagem natural.

Esse mecanismo já é encontrado no mercado como chatbots e assistentes virtuais programados para analisar sentimentos.

Como se aplica a Inteligência Artificial na Contabilidade?

A Inteligência Artificial na contabilidade chega para ser a melhor amiga do contador. Pode ser aplicada no cálculo de tributos, na identificação de pontos de auditoria e até na otimização de longos relatórios; também é capaz de realizar classificação fiscal de documentos e analisar o comportamento dos indicadores de resultado, por exemplo.

São os algoritmos que reconhecem padrões unidos com uma margem de erro próxima de zero que transformam a rotina contábil e se tornam uma tecnologia fundamental para a análise financeira.

Além disso, já existem sistemas de contas a pagar com faturamento baseado na IA que simplificam o processamento de faturas, processos de auditoria digitais que aumentam a agilidade e segurança, armazenamento de dados que substituem a papelada interminável e o acesso a qualquer tipo de documento através de qualquer dispositivo conectado à internet.

Quer saber como funciona a auditoria contábil? Leia o artigo completo!

Benefícios da IA na Contabilidade

Alta performance

A geração que está entrando agora no mercado de trabalho já é nascida em meio à tecnologia. Quando têm a oportunidade de trabalhar em ambientes operacionais com o auxílio da Inteligência Artificial na contabilidade, se sentem mais motivados.

Os softwares de gestão tornam o trabalho mais fácil e produtivo, proporcionando uma alta performance da equipe.

Agilidade e eficiência

Menos tempo procurando documentos no arquivo, menos tempo elaborando longos relatórios, menos tempo fazendo cálculos complexos e maçantes, menos tempo no envio e recebimento de correspondências, menos tempo autenticando documentos e por aí vai.

A Inteligência Artificial na contabilidade otimiza grande parte dos processos através dos softwares que realizam trabalhos repetitivos e reduz significativamente a margem de erro; basta que os dados sejam inseridos de maneira correta nos sistemas adequados para atingir resultados satisfatórios.

Desta forma, os profissionais da área contábil desfrutam de mais tempo exercitando habilidades humanas como projeções personalizadas para cada negócio, por exemplo.

Quais as mudanças e ameaças o Contador deve enfrentar com a IA?

Atualmente já testemunhamos a Inteligência Artificial na contabilidade substituindo o trabalho manual nas tarefas comuns do dia a dia de um escritório; dentre eles, a digitação de documentos, a pesquisa de arquivos e informações e a realização de fechamentos e relatórios.

A principal ameaça da Inteligência Artificial na contabilidade é de fato nos serviços operacionais. Neste cenário, a demanda cresce para contadores que conhecem as ferramentas e são capacitados para utilizá-las no dia a dia, enquanto profissionais que executam ainda atividades operacionais e não se reinventaram de acordo com a nova era digital perdem espaço.

Na contramão, o principal e mais significativo avanço que a IA vai proporcionar na área contábil é relacionado ao atendimento ao cliente. Considera-se claramente que com a automatização de processos, de tarefas manuais e demais burocracias, a equipe seja capaz de fornecer uma consultoria personalizada para as necessidades de cada cliente com o apoio de soluções tecnológicas completas, possibilitando a entrega de informações e números muito valiosos para a gestão de um negócio.

Entenda o que é a contabilidade consultiva neste artigo exclusivo.

Resumindo, a Inteligência Artificial não é inimiga e nem ameaça aos empregos, mas sim uma ferramenta que impulsiona essa e as próximas gerações a serem cada vez mais especializadas, realizando menos trabalhos repetitivos e mais trabalhos humanos, analíticos e relacionamentais.

Por fim, não devemos temer a tecnologia, mas nos adequarmos aos novos tempos onde nosso grande diferencial será ser humano.

 

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Criamos um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, CLIQUE AQUI e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil