Jovem Aprendiz na contabilidade: o que faz, carreira e salário

Jovem Aprendiz na contabilidade: o que faz, carreira e salário

O programa Jovem Aprendiz ou Aprendiz Legal é uma iniciativa criada baseada na Lei da Aprendizagem que obriga empresas de médio e grande porte a contratar jovens entre 14 e 24 anos de idade como aprendizes em diversas áreas profissionais. O Jovem Aprendiz na contabilidade poderá atuar nos setores contábeis das empresas, para que aprendam de forma prática as rotinas e técnicas da profissão. 

Vale ressaltar que o programa Jovem Aprendiz tem por objetivo a inclusão social de jovens no mercado de trabalho, visando o desenvolvimento de competências teóricas e comportamentais que auxiliem na preparação para o mercado.

A porcentagem de aprendizes dentro das organizações podem variar entre 5% e 15% segundo os parâmetros estabelecidos por lei, com inúmeras oportunidades para o jovem aprendiz na contabilidade que deseja ter contato com a profissão. 

Afinal, o que faz um Jovem Aprendiz na Contabilidade?

O jovem aprendiz na contabilidade poderá atuar com diversos tipos de Serviços Contábeis e aprender técnicas importantes executadas no dia a dia de trabalho de um contador.

Geralmente, aprendizes possuem poucas responsabilidades, onde o principal foco do programa é o aprendizado e a integração contínua para inserir esses jovens no meio corporativo.

Jovens que optarem pela área de Contabilidade poderão atuar nas seguintes atividades:

  •  Organização e registro de documentos;
  •  Classificação contábil;
  • Lançamentos contábeis;
  • Auxílio geral aos profissionais na apuração de impostos;
  • Conciliação de contas;
  • Preenchimento e envio de guias;
  • Auxílio geral na emissão de notas fiscais simples
  • Solicitações básicas junto aos órgãos governamentais;
  • Apoio e suporte diário a todo departamento contábil. 

Como se tornar um Jovem Aprendiz ?

Para se tornar um Jovem aprendiz, independente da área escolhida é necessário seguir alguns pré-requisitos:

  • Ter entre 14 e 24 anos de idade, com exceção de pessoas com deficiência, onde o quesito de idade é isento;
  • Estar regularmente matriculado no ensino médio ou fundamental;
  • Ter a frequência escolar em dia;
  • Manter um bom desempenho escolar. 

Como funciona o programa Jovem Aprendiz?

O programa jovem aprendiz é regulamentado pela Lei 10.097/2000  e pode ser formalizado nas empresas por meio de um contrato de trabalho que pode durar até dois anos. Durante esse tempo, o aprendiz poderá exercer suas atividades na empresa e receber cursos profissionalizantes capazes de complementar a sua formação, para que haja um aprendizado completo no âmbito teórico e prático.

A carga horária pode variar entre 4 e 6 horas diárias com o objetivo de não prejudicar o rendimento escolar. 

É possível ser Jovem Aprendiz mais de uma vez?

Não há impedimento para que o jovem seja aprendiz mais de uma vez, desde que não ultrapasse o limite máximo de 2 anos como aprendiz na mesma empresa.

Enfim, assim que terminar o contrato de uma empresa como aprendiz, ele pode se cadastrar para ser aprendiz em outra empresa. Confira informações completas sobre como ser Jovem Aprendiz mais de uma vez

Quanto ganha um Jovem Aprendiz na Contabilidade?

A remuneração paga para um Jovem aprendiz na área de Contabilidade ou em qualquer outro segmento, seguirá a base do salário mínimo para cálculo, podendo variar entre R$653 a R$1.581,00. O valor final poderá sofrer variações de acordo com o porte e estado da empresa, além da quantidade final de horas trabalhadas. 

Como se preparar para ser um Jovem Aprendiz na Contabilidade?

Um dos principais objetivos do programa Jovem Aprendiz é justamente oferecer uma preparação qualificada para jovens que almejam ingressar no mercado de trabalho. Se o seu objetivo é atuar dentro da área contábil e futuramente investir na profissão, é interessante entender de forma generalista os conceitos abordados e claro, entender técnicas práticas utilizadas no mercado de trabalho.

A dica é: invista em qualificação através de um bom curso de Contador na Prática, leia muito, veja vídeos de outros profissionais, estude o mercado contábil e dedique-se para crescer e impulsionar a sua carreira na profissão. 

Receba esses E-books Gratuitos

Guia Completo e Definitivo da Área Contábil + Raio X das profissões (Analista Fiscal, Contábil e Societário)

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Seja um profissional da área Contábil, mesmo que ainda não tenha a prática do dia a dia!

Você pode ter acesso a um atalho e dominar rapidamente Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, todas as rotinas e obrigações de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido, MEIs, Imposto de Renda e muito mais…

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou ter um escritório de contabilidade, clique no link abaixo e conheça o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

TENHA A PRÁTICA CONTÁBIL