Me formei em Contabilidade e não sei nada, e agora?

Me formei em Contabilidade e não sei nada, e agora?

Você se matriculou na graduação, estudou por 4 anos, fez inúmeras provas, trabalhos teóricos, apresentações, TCC, mas na prática, acha  que o conhecimento adquirido durante todo o tempo na faculdade não foi suficiente?

Sente que o seu conhecimento é raso e que os conceitos contábeis absorvidos ao longo da graduação não ajudaram a impulsionar a sua carreira?

 Calma! Hoje você vai entender porque a frase “Me formei em contabilidade e não sei nada” é muito mais comum do que você imagina, e tudo que você pode fazer para se sentir mais seguro nessa nova jornada em busca de conhecimento. 

Sou formado mas não sei nada! O que fazer?

Antes de mais nada, é muito importante que você não se sinta culpado. Sair da universidade e ter aquela sensação de não saber absolutamente nada é muito mais comum do que você imagina e um sentimento compartilhado pela maioria dos recém-formados.

O medo e a insegurança são sensações  comuns dos jovens contadores, que ao se formar e iniciar a busca por uma oportunidade profissional se veem na difícil situação de ter pouca bagagem teórica e praticamente nenhum conhecimento técnico prático aplicado, causando ainda mais angústia. 

Segundo uma pesquisa realizada  pelo Instituto Ipsos para o grupo Santander com mais de 9 mil estudantes e professores em 19 países, inclusive no Brasil, 63% dos entrevistados acreditam que as universidades não conseguem munir os alunos das competências práticas exigidas pelas empresas.

Confira abaixo porque isso acontece. 

Me formei em contabilidade e não sei nada: é culpa da faculdade? 

A grande questão é que na maioria das vezes, a faculdade de Contabilidade não prepara os alunos para o mercado de trabalho. Isso porque, o principal objetivo dos cursos de graduação é formar alunos sob teorias, conceitos, pesquisas, reflexões e análises. 

Nesse caso, a  faculdade ensina e direciona os alunos a pensarem como contadores, a conhecer a história por trás da profissão, os fundamentos e as principais vertentes técnicas, mas não direciona esse jovem profissional para a prática de mercado.  

Esse trabalho geralmente é executado pelos cursos práticos para contadores, que utilizam um treinamento preparatório com todos os processos e técnicas exigidas pelo mercado, através de metodologias específicas focadas no ensino de processos e ações práticas do dia a dia de um contador. 

Apesar de ser super importante cursar uma Faculdade de Ciências Contábeis, é muito difícil finalizar o curso se sentindo preparado tecnicamente para atuar na profissão.

Se a frase “me formei em contabilidade e não sei nada” ainda está te incomodando, confira abaixo algumas ações que você pode iniciar hoje mesmo para elevar o seu conhecimento e proporcionar mais segurança na hora de atuar como contador profissional. 

Me formei em Contabilidade e não sei nada : 5 dicas para impulsionar o seu conhecimento

1.Busque qualificação técnica focada na prática contábil: 

Se você acabou de se formar e está com a sensação de que o seu conhecimento ainda é superficial, o ideal é que você invista em um treinamento técnico capaz de oferecer uma qualificação completa em todos os aspectos. (conceitos, processos, técnicas contábeis do dia a dia, legislação vigente, etc). 

Conheça o curso Contador na prática que já formou milhares de profissionais capacitados para o mercado de trabalho. 

2.Mantenha-se atualizado 

As atualizações da área de contabilidade nunca param, portanto, mantenha-se sempre informado sobre as novas leis, mudanças em processos, tendências, exigências. 

Acompanhe de forma contínua as notícias relacionadas à suas áreas de interesse, participe de grupos profissionais, leia artigos técnicos da área, converse com outros profissionais, colegas e professores, atualize-se. 

3. Tenha um mentor contábil 

Um mentor é geralmente um profissional muito mais experiente capaz de influenciar e direcionar positivamente jovens profissionais, trazendo luz à dúvidas comuns, novos esclarecimentos sobre temas, questionamentos, sempre focados em orientação e aconselhamento. 

Esse mentor contábil pode ser um colega experiente, um ex-professor da faculdade e o atual professor do seu curso. Pense bem e escolha alguém mais experiente para te dar algumas dicas.

4.Mude seus hábitos e foque na sua profissão 

Se você chegou até aqui, com certeza está interessado em mudar a sua situação atual, não é mesmo? Portanto, nada melhor que iniciar pela mudança de hábitos. 

Após sair da faculdade é necessário mergulhar ainda mais na área escolhida, portanto contador, se você não gosta de ler, por exemplo, insira uma hora de leitura no seu dia. 

Busque por cursos online, leia artigos, tente aprender novos sistemas, conheça mais a fundo os processos contábeis. Faça do seu dia uma oportunidade de crescimento e invista em você e na sua carreira através do conhecimento.

5.Admita seus pontos fracos e foque em minimizá-los

Sabemos que nem sempre seremos os melhores em tudo, certo? 

Se você parar para refletir agora, quais são os seus principais pontos fracos frente à  concorrência? O que você precisa melhorar para se sentir mais seguro em um escritório contábil ou em qualquer outra posição no mercado de trabalho?

Se o seu ponto fraco é o conhecimento, por exemplo, a solução é investir em cursos técnicos voltados à prática. Agora se o seu ponto fraco é a tecnologia, o ideal é entender um pouco mais sobre softwares contábeis, contabilidade digital, etc.

A ideia aqui é que você jovem contador, consiga minimizar os seus problemas, focando sempre na solução. 

Receba esses E-books Gratuitos

Guia Completo e Definitivo da Área Contábil + Raio X das profissões (Analista Fiscal, Contábil e Societário)

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Seja um profissional da área Contábil, mesmo que ainda não tenha a prática do dia a dia!

Você pode ter acesso a um atalho e dominar rapidamente Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, todas as rotinas e obrigações de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido, MEIs, Imposto de Renda e muito mais…

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou ter um escritório de contabilidade, clique no link abaixo e conheça o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

TENHA A PRÁTICA CONTÁBIL