5 melhores faculdades de contabilidade para você escolher. Confira!

Tempo de leitura: 3 minutos

A graduação em Ciências Contábeis é uma das mais procuradas atualmente. Ainda assim, conhecer as melhores faculdades de contabilidade pode ser um desafio. Afinal, essa é uma decisão que pode influenciar diretamente o seu futuro.

O contador é o profissional que possui graduação em Ciências Contábeis, também conhecido como bacharel em Ciências Contábeis. A pessoa que se forma neste curso tem a possibilidade de ingressar em diversas áreas: gestão de empresas, mercado de seguros, auditoria, perícia, consultoria e muito mais.

Atualmente, contamos com milhares de cursos de Ciências Contábeis autorizados a funcionar no Brasil. Mas, afinal, quais são as melhores faculdades de contabilidade? Continue a leitura e descubra.

Quais são as melhores faculdades de contabilidade?

O Ranking Universitário da Folha (RUF) foi criado em 2012 pelo Jornal Folha de São Paulo. Desde então, tem avaliado a qualidade de diversas faculdades e cursos pelo Brasil para definir quais são os melhores cursos e universidades, assim como definir as melhores faculdades de contabilidade. 

Essa é uma avaliação que sai anualmente, que usa dados tanto nacionais quanto internacionais, assim como pesquisas do Datafolha em cinco aspectos:

  • Pesquisa;
  • Ensino;
  • Mercado;
  • Internacionalização;
  • Inovação.

Então, afinal, quais são as melhores faculdades de contabilidade no Brasil segundo o RUF?

5º lugar – Universidade Federal de Santa Catarina

Na quinta posição temos a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que fica na cidade de Florianópolis. Essa foi a primeira faculdade de Ciências Contábeis no estado, é pública e foi construída há mais de quatro décadas.

4º lugar – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Já em quarto lugar na lista das melhores faculdades de contabilidade do país, temos a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na cidade de Porto Alegre. Chamada também de Faculdade de Ciências Econômicas (FCE), é pública e uma instituição centenária, sendo uma das unidades mais antigas da UFRGS.

3º lugar – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Em terceiro lugar, temos a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), na cidade de São Paulo, sendo a única faculdade de Ciências Contábeis particular nessa lista. A PUCSP possui mais de 70 anos de história, sendo referência em diversas áreas e cursos.

2º lugar – Universidade Federal do Rio de Janeiro

O segundo colocado desta lista é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é uma faculdade pública, chamada de Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC), também com mais de 70 anos de tradição.

1º lugar – Universidade Federal de Minas Gerais

Agora, se você queria saber qual a melhor faculdade de Ciências Contábeis de toda, apresentamos o primeiro lugar com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), conhecida como FACE – Faculdade de Ciências Econômicas. Situa-se na cidade de Belo Horizonte, além de também ser pública, conta com 79 anos de muita história.

Como ingressar nas melhores faculdades de contabilidade?

A maioria das Universidades Federais pelo país, assim como todas desta, tem como forma principal de ingresso através da prova do ENEM. As notas variam de acordo com cada faculdade, assim como o número de vagas.

Já a PUCSP, sendo a única particular, tem uma prova própria para o ingresso dos alunos, contando também com algumas bolsas que são disponibilizadas.

Por isso, é importante estar preparado para as provas para alcançar resultados satisfatórios e que garantam o seu ingresso na faculdade desejada. 

Uma coisa é certa: se você sonha entrar em alguma das melhores faculdades de contabilidade, é preciso estudar para se destacar. Então, bons estudos!

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Criamos um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, CLIQUE AQUI e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil