Níveis de Cargos em Empresas : Entenda cada um

Níveis de Cargos em Empresas : Entenda cada um

Estagiário, Assistente, Analista, Diretor e CEO são alguns Níveis de Cargos em Empresas que traçam um panorama crescente das inúmeras posições que um profissional pode ocupar ao longo da sua carreira.

Além disso, estes níveis ajudam a estruturar e organizar a hierarquia de uma empresa, estabelecendo posições claras e uma divisão coerente de responsabilidades, atribuições e autoridade dentro de um organograma. 

E você, conhece os principais Níveis de Cargos em Empresas ? Confira a seguir uma lista completa com os tipos mais comuns de cargos em uma organização.

Níveis de Cargos em Empresas: 13 tipos que você precisa conhecer

Entender sobre os principais Níveis de Cargos em Empresas é essencial para os profissionais da área Departamento Pessoal e Recursos Humanos e uma informação valiosa para aqueles que pretendem alavancar novas posições. 

Conheça a seguir os principais Níveis de Cargos em Empresas em ordem hierárquica: 

1. Estagiário

Responsabilidades: Contribuir com as atividades e demandas da área, seguindo todas as diretrizes da Lei do Estágio, com supervisão diária para o desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais. Ex: suporte a outros profissionais, assistência em tarefas menos complexas, etc.

Formação: Cursando Ensino Superior ou nível Médio Técnico. 

Experiência: Não é exigida experiência anterior.

2. Auxiliar (ou ajudante)

Responsabilidades: Prestar auxílio geral às demandas de trabalho de seus superiores. Suporte às funções necessárias da área. Pode atuar em diversas frentes operacionais, de acordo com suas demandas. 

Formação: Ensino Médio completo. 

Experiência: Não é exigida experiência anterior. 

3. ½ Oficial e Oficial

Responsabilidades: As profissões de “oficial” e “meio oficial” podem ter diferentes significados em diferentes contextos e setores. No contexto da construção, por exemplo, o pedreiro é o oficial (líder) que coordena a obra, enquanto o meio oficial é um auxiliar com menos experiência prática, que dá suporte em tarefas delegadas.+

Entre as responsabilidades, o Oficial supervisiona o trabalho de uma equipe, garantindo que as tarefas sejam bem executadas de acordo com as características do projeto, enquanto o ½ oficial segue à risca as orientações técnicas para realizar suas tarefas.

Formação: Meio Oficial (Ensino Médio completo e nível Técnico em Curso). Oficial (Ensino Médio completo + Curso Técnico).

Experiência: Meio Oficial (De 1 a 2 anos). Oficial (De 2 a 3 anos). 

4. Assistente 

Responsabilidades: Como o nome sugere, o cargo dá assistência geral a sua área, auxiliando funcionários pertencentes a hierarquias empresariais mais altas, como um analista, gerente ou diretor, encarregando-se de tarefas operacionais com menor complexidade, porém essenciais. 

Formação: Ensino Médio completo ou iniciante no Curso Superior. 

Experiência: De 1 a 2 anos. 

5. Técnico

Responsabilidades: Entre os Níveis de Cargos em Empresas, os técnicos são aqueles profissionais qualificados e treinados para atuar em vertentes técnicas de diversas profissões. Em uma organização, ele pode ser responsável pela coordenação de atividades operacionais e até mesmo realizar a supervisão de alguns processos, intermediando demandas operacionais e gerenciais. 

Formação: Ensino Médio completo e Curso Técnico. 

Experiência: De 2 a 3 anos.

6. Trainee

Responsabilidades: A principal responsabilidade do trainee é se qualificar para atuar futuramente em cargos estratégicos, desenvolvendo sua capacidade gerencial para assumir futuramente posições de liderança. 

O trainee é um profissional recém formado ou prestes a se formar contratado para ser altamente treinado em determinadas frentes de uma empresa, podendo aprender diversas funções e ampliar o seu conhecimento na prática, se moldando estrategicamente em algumas posições da organização. 

Formação: Ensino Superior Completo ou em fase de Conclusão. 

Experiência: Não é exigida experiência. O profissional será altamente treinado na empresa.

7. Analistas (Júnior, Pleno e Sênior)

Responsabilidades: Os analistas são profissionais de nível superior, com habilidades para atuar estrategicamente nas organizações. Trabalham com diferentes bases de dados e ferramentas e conseguem mapear soluções estratégicas para atingir resultados.

Entre suas responsabilidades estão análise de mercado, relatórios e métricas, desenvolvimento de soluções, análises complexas e detalhadas para atingir resultados. 

Formação: 

  • Júnior: Superior em fase de conclusão;
  • Pleno: Superior completo;
  • Sênior: Superior completo.

Experiência

  • Júnior: De 1 a 2 anos;
  • Pleno: De 2 a 3 anos;
  • Sênior: De 3 a 4 anos.

8. Líder

Responsabilidades: Delega demandas de forma estratégica para otimizar o trabalho da equipe, supervisiona e coordena atividades. Estimula e incentiva equipes a atingirem seus resultados e objetivos, inspira colaboradores, cria soluções em situações adversas e operacionalizam os planos de um negócio. 

Formação: Ensino Médio completo. 

Experiência: De 1 a 2 anos. 

9. Encarregado

Responsabilidades: Aplicam e executam ações estabelecidas no plano de negócios, orientam tecnicamente as equipes, elaboram planos operacionais, delegam atividades e supervisionam de perto o trabalho dos colaboradores, certificando o desempenho das funções executadas e respondendo pelos membros da equipe.

Formação: Ensino Médio completo ou cursando Ensino Superior 

Experiência: De 2 a 3 anos. 

10. Coordenador ou Supervisor

Responsabilidades: Implementa na prática o plano de negócios da organização. Coordena e supervisiona uma extensa variedade de tarefas executadas pela equipe e garante que todas sejam executadas dentro do prazo e com qualidade. Realiza avaliações e monitoramento dos processos, exercendo um papel tático na organização. 

Formação: Ensino Superior completo. 

Experiência: De 3 a 4 anos. 

11. Gerente

Responsabilidades: Responsável por fazer com que processos técnicos, operacionais e de planejamento fluam de forma organizada de acordo com os objetivos da empresa. Lidera, monitora, organiza e planeja. Desenvolve planos de negócio, criam e implementam ações e acompanham indicadores das equipes. 

Formação: Ensino Superior completo + Especialização. 

Experiência: De 4 a 5 anos. 

12. Diretor ou CEO

Responsabilidades: Define as estratégias da organização, realiza a tomada de decisões, monitora o desempenho geral da empresa, definem metas e objetivos anuais, cria políticas internas de gestão, gerencia recursos financeiros, desenvolve estratégias de acordo com a visão de futuro e objetivos

Formação: Pós Graduação e/ou MBA. 

Experiência: Acima de 5 anos. 

13. Presidente

Responsabilidades: O presidente atua na organização como o executivo responsável pela visão da empresa e de todos os planos do negócio.É o principal tomador de decisões da organização e o responsável geral de toda execução. O presidente reporta as principais informações ao conselho, assume responsabilidade pela saúde financeira da empresa e responde por todos os resultados do negócios em todas as frentes. 

Formação: Pós-graduação ou MBA.

Experiência: Acima de 10 anos. 

Níveis: Estratégico/Tático/Operacional

Além dos níveis de cargos em empresas que você acabou de conferir, existe também uma subdivisão entre eles, com 3 categorias específicas, confira:

  1. Nível Estratégico: Profissionais responsáveis pela tomada de decisões – Presidentes, Diretores, CEO`s. 
  2. Nível Tático: Responsáveis por transformar decisões em objetivos e planejamentos – Gerentes, Supervisores, Coordenadores, Encarregados, Líderes.
  3. Nível Operacional: Responsável por colocar em prática os objetivos definidos – Analistas, Assistentes, Auxiliares.

 

E você, já conhecia todos esses cargos?