O que caracteriza o abandono de emprego?

Tempo de leitura: 1 minuto

O abandono de emprego ocorre quando o empregado renuncia às suas atividades, deixando de realizar sua função e não se justifica ao empregador. 

É caracterizado quando o empregado se ausenta constantemente de seu trabalho por um período superior a 30 dias e não justifica os motivos de suas faltas. 

Tal conduta, segundo o artigo 482 “I” da CLT, é considerada uma falta grave e pode levar a extinção contratual por justa causa.

NOTIFICAÇÃO AO EMPREGADO

A empresa deve entrar em contato com o empregado determinando um prazo para que ele compareça ao trabalho e justifique suas faltas.

Decorrido o prazo de ausência não justificada, o empregado deve ser notificado para realizar a rescisão do contrato.

Orienta-se que essa notificação seja realizada a partir do 31° dia de faltas injustificadas, pois assim, a rescisão por justa causa por abandono de emprego poderá ser concretizada.

DESCARACTERIZAÇÃO DO ABANDONO DE EMPREGO

Em caso de faltas injustificadas, se o empregado retornar ao trabalho antes de caracterizado o abandono de emprego, o empregador poderá aplicar penalizações como advertências e suspensos em virtude das suas ausências.

Importante destacar que, justificadas as faltas, a rescisão contratual por justa causa decorrente do abandono de emprego não pode ser efetivada, pois ficou constatada impossibilidade do empregado em comparecer ao trabalho.

Domine as rotinas do Departamento Pessoal:

Conheça a formação prática de Departamento Pessoal na prática.

A formação mais completa do mercado, com mais de 250 videoaulas práticas, ajuda com dúvidas e certificado.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um profissional de Departamento Pessoal.

Você gostaria de dominar as Regras, Normas, Leis e Atalhos do Departamento Pessoal?

Se tornar um profissional capaz de atuar na área em poucas semanas?

Você gostaria de trabalhar na área de Departamento Pessoal?

Gostaria de um atalho para dominar as todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que envolvem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área?

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou estar pronto para as oportunidades, envie uma mensagem no WhatsApp que vamos mostrar o caminho mais rápido para ter a Prática do Departamento Pessoal.

CLIQUE AQUI PARA CONVERSAR NO WHATSAPP