O que é contabilidade consultiva?

Tempo de leitura: 2 minutos

Quem é contador já deve ter ouvido falar sobre contabilidade consultiva e, provavelmente, se pergunta em que essa modalidade se diferencia do trabalho que ele já desenvolve. Nesse modelo de negócio, o profissional atua de forma mais próxima dos empresários, com o foco no relacionamento com o cliente.

É como fazer exames, diagnosticar e cuidar da saúde das empresas. A contabilidade consultiva identifica riscos e oportunidades para criar estratégias de crescimento e ajudar líderes e gestores a escolher o melhor caminho a ser seguido.

Entenda melhor a contabilidade consultiva

Trata-se de uma nova formatação de serviço que atende melhor às dinâmicas atuais de mercado, valoriza a parceria com o cliente e oferece serviços diferenciados, mais técnicos, consultivos e estratégicos.

O objetivo é manter gestores e líderes informados sobre os aspectos contábeis mais relevantes da empresa e promover soluções assertivas ao longo do tempo. É uma gestão feita a partir de orientações e avaliações estratégicas. 

O cliente deve fornecer informações sobre o andamento e movimentação da empresa. Em contrapartida, o contador acompanha os dados para promover planos de ações de acordo com a necessidade de cada empresa.

As empresas costumam ter prejuízo e falir por falta de acompanhamento adequado. É preciso desenvolver mecanismos de controle financeiro detalhado, por meio de ferramentas de gestão e tecnologia, para identificar se há possíveis problemas a curto, médio e longo prazo e pensar em soluções adequadas.

Tempos modernos na contabilidade 

Há diversos escritórios de contabilidade com dificuldades econômicas que se sentem ameaçados pela contabilidade on-line e pela guerra de preços existente no mercado. 

Entretanto, oferecem apenas serviços mínimos para o cliente. São basicamente emissores de guias de impostos e se preocupam somente com a execução de processos operacionais e burocráticos. 

Por outro lado, as empresas contratam consultorias financeiras para receber informações que já poderiam ser geradas pelos contadores, se houvesse um viés estratégico, com análise e interpretação de dados contábeis e financeiros.

Uma parceria fortalecida entre a empresa e o contador pode beneficiar ambos. Com diferentes avaliações quantitativas e qualitativas, os gestores passam a ter uma visão mais ampla e podem tomar decisões mais assertivas para a empresa, além de possíveis economias de custos tributários.

Apresentar orientações e avaliações estratégicas ajuda a valorizar os serviços do escritório e também a fidelizar os clientes. O contador precisa desenvolver uma mentalidade proativa, usar a tecnologia para facilitar o trabalho e se dedicar ao estudo de análises mais profundas e detalhadas. Contudo, passa a ser um profissional mais qualificado no mercado e com muito mais chances de sucesso profissional. 

 

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Criamos um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil

1 comentário


  1. Muito bom o artigo

Comentários encerrados.