O que é contabilidade consultiva?

Tempo de leitura: 2 minutos

Quem é contador já deve ter ouvido falar sobre contabilidade consultiva e, provavelmente, se pergunta em que essa modalidade se diferencia do trabalho que ele já desenvolve. Nesse modelo de negócio, o profissional atua de forma mais próxima dos empresários, com o foco no relacionamento com o cliente.

É como fazer exames, diagnosticar e cuidar da saúde das empresas. A contabilidade consultiva identifica riscos e oportunidades para criar estratégias de crescimento e ajudar líderes e gestores a escolher o melhor caminho a ser seguido.

Entenda melhor a contabilidade consultiva

Trata-se de uma nova formatação de serviço que atende melhor às dinâmicas atuais de mercado, valoriza a parceria com o cliente e oferece serviços diferenciados, mais técnicos, consultivos e estratégicos.

O objetivo é manter gestores e líderes informados sobre os aspectos contábeis mais relevantes da empresa e promover soluções assertivas ao longo do tempo. É uma gestão feita a partir de orientações e avaliações estratégicas. 

O cliente deve fornecer informações sobre o andamento e movimentação da empresa. Em contrapartida, o contador acompanha os dados para promover planos de ações de acordo com a necessidade de cada empresa.

As empresas costumam ter prejuízo e falir por falta de acompanhamento adequado. É preciso desenvolver mecanismos de controle financeiro detalhado, por meio de ferramentas de gestão e tecnologia, para identificar se há possíveis problemas a curto, médio e longo prazo e pensar em soluções adequadas.

Tempos modernos na contabilidade 

Há diversos escritórios de contabilidade com dificuldades econômicas que se sentem ameaçados pela contabilidade on-line e pela guerra de preços existente no mercado. 

Entretanto, oferecem apenas serviços mínimos para o cliente. São basicamente emissores de guias de impostos e se preocupam somente com a execução de processos operacionais e burocráticos. 

Por outro lado, as empresas contratam consultorias financeiras para receber informações que já poderiam ser geradas pelos contadores, se houvesse um viés estratégico, com análise e interpretação de dados contábeis e financeiros.

Uma parceria fortalecida entre a empresa e o contador pode beneficiar ambos. Com diferentes avaliações quantitativas e qualitativas, os gestores passam a ter uma visão mais ampla e podem tomar decisões mais assertivas para a empresa, além de possíveis economias de custos tributários.

Apresentar orientações e avaliações estratégicas ajuda a valorizar os serviços do escritório e também a fidelizar os clientes. O contador precisa desenvolver uma mentalidade proativa, usar a tecnologia para facilitar o trabalho e se dedicar ao estudo de análises mais profundas e detalhadas. Contudo, passa a ser um profissional mais qualificado no mercado e com muito mais chances de sucesso profissional. 

 

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

1 comentário


  1. Muito bom o artigo

Comentários encerrados.