O que é contabilidade rural?

A contabilidade rural está voltada para os empresários dos setores agrícolas, agropecuário, zootécnico e agroindustrial.

Por possuir um mercado com características próprias, essa área precisa de um atendimento contábil individualizado e que atenda todas as suas necessidades.

Dessa maneira, a contabilidade rural atua auxiliando no gerenciamento de estratégias que permitam melhorar os resultados, aumentar a produtividade e o lucro do negócio.

Quer saber tudo sobre a contabilidade rural? Então, continue lendo e confira!

O que é contabilidade rural?

A contabilidade rural é focada no patrimônio rural, se dedicando aos estudos dos:

Ativos: caixa, terra, equipamentos, fertilizantes e sementes;

Passivos: empréstimos bancários, financiamentos de equipamentos;

Patrimônio líquido da empresa rural.

Além disso, ela é direcionada a aplicação de técnicas das áreas nas empresas rurais, que são empreendimentos públicos ou privados, que exploram economicamente a atividade rural. 

A atividade rural pode ser agrícola, agropecuário, zootécnico e agroindustrial, que integram a agricultura, a pecuária, a venda de rebanhos, a extração e exploração vegetal e animal, entre outros.

Como é feita a contabilidade rural?

Saiba a seguir como é feita a contabilidade rural!

Fazer um levantamento patrimonial

O primeiro passo é fazer um levantamento patrimonial para analisar quais são os ativos (bens e direitos) e quais são os passivos (obrigações) da empresa rural.

Para isso, é preciso registrar:

  • o capital em conta;
  • contas a pagar e receber;
  • máquinas e implementos agrícolas;
  • silos, galpões e outras construções;
  • todos os estoques que estão armazenados;
  • valor inerente à terra.

Elaborar o fluxo de caixa

O fluxo de caixa registra todos os custos e recebimentos. Ele é importante, porque identifica as entradas e saídas financeiras que a atividade agrícola está gerando.

Além disso, fornece informações sobre o saldo disponível e o capital de giro.

Especificar a atividade

É importante especificar a atividade, porque a atividade agropecuária é dividida em culturas permanentes e temporárias, sendo contabilizadas de maneira diferente.

Culturas temporárias, que são produzidas anualmente, são classificadas como ativos circulantes, porque o produtor irá receber o dinheiro pelos produtos mais rapidamente.

Culturas permanentes, que o produtor terá um retorno dos produtos a longo prazo, devem ser contabilizados como ativos não circulantes.

Usar um software agrícola

O controle das atividades rurais pode ser feito através de um software de gestão agrícola.

Ele tem funcionalidades que podem prever a produtividade da propriedade, saber quem entra e sai, controlar a gestão de insumos, ou seja, ter acesso a todos os dados dos setores da propriedade.

Além disso, todas essas informações e dados financeiros podem estar concentradas em um único lugar.

Ter uma contabilidade

Uma boa gestão rural é garantida dividindo todas as responsabilidades com o contador, que executará as funções específicas do seu negócio.

Ele auxiliará nos cálculos de encargos, nas aplicações financeiras, nas questões trabalhistas, nas notas fiscais emitidas e no imposto de renda, por exemplo.

Qual o papel da contabilidade para os negócios rurais?

Assim como qualquer contabilidade, os registros contábeis na contabilidade rural também devem respeitar os princípios fundamentais da contabilidade, abordando as contas de receitas, despesas e custos.

A contabilidade deve auxiliar nos registros contábeis de dados financeiros e econômicos, tendo os ativos (máquinas agrícolas, rebanhos de animais, fertilizante, sementes, caixa) e os passivos (pagamento a fornecedores, empréstimos, salários e financiamentos).

Porém, algumas informações específicas devem ser observadas, como os registros contábeis na agricultura e na pecuária.

Na agricultura, deve-se considerar algumas variáveis para que fique em dia com seus direito e deveres, como o estoque de produtos agrícolas, custos referentes às plantações temporárias e permanentes, ativo permanente imobilizado, ativo circulante, avaliação de bens, despesa operacional e não-operacional, e custos imobilizados.

Já na pecuária, é preciso considerar o estoque de animais, o nascimento dos animais, e os custos dos animais.

Quais são os benefícios da contabilidade rural?

A contabilidade rural é ideal para os negócios rurais, porque atende às necessidades deles e conhece todas as características da rotina contábil.

Além disso, auxilia o agricultor a visualizar quais os pontos positivos e negativos, mostrando o que pode ser melhorado. Tudo isso através das informações fornecidas pela empresa rural.

Portanto, é possível adotar estratégias que melhorem os resultados e elaborar um planejamento com base nessas informações.

Percebeu como entender as várias áreas da contabilidade é importante para o trabalho que será desenvolvido? 

Para quem pensa em saber mais sobre contabilidade, recomendo o nosso Curso Contador na Prática, onde você aprenderá as rotinas contábeis na prática.

E-book Gratuito: Guia Completo e Definitivo da Área Contábil

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Domine as Rotinas Contábeis:

Conheça a formação de Contador Profissional na prática.

A formação mais completa do mercado, com mais de 300 videoaulas práticas, ajuda com dúvidas e certificado.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Você gostaria de aprender 12 anos de Prática Contábil?

Gostaria de um atalho para dominar as Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido?

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou estar pronto para as oportunidades, envie uma mensagem no WhatsApp que vamos mostrar o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

CLIQUE AQUI PARA CONVERSAR NO WHATSAPP