O que é planejamento tributário e quais suas vantagens?

Já ouviu falar sobre planejamento tributário? Muitas empresas nascem sem um bom planejamento tributário e isso complica a competitividade do negócio no curto e longo prazo.

Ter um bom planejamento tributário é essencial em absolutamente todos os setores de negócios. Tendo em vista que, esse planejamento assertivo evita o pagamento de impostos desnecessários e endividamento da empresa.

Fazendo o planejamento é possível traçar metas de faturamento, para que se consiga pagar as contas com facilidade e todos os tributos fiquem em dia.

Quem não tem um planejamento tributário corre o risco de pagar multas e sofrer sanções por não quitar os tributos em dia e acabar tendo dificuldades em relação ao funcionamento do negócio.

Nós vamos te explicar mais sobre planejamento tributário, quais são as vantagens, para quais empresas esse investimento é importante. Confira a seguir e identifique oportunidades para o seu negócio.

Domine as Rotinas Contábeis:

Conheça a formação de Contador Profissional na prática.

A formação mais completa do mercado, com mais de 300 videoaulas práticas, ajuda com dúvidas e certificado.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Você gostaria de aprender 12 anos de Prática Contábil?

Gostaria de um atalho para dominar as Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido?

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou estar pronto para as oportunidades, envie uma mensagem no WhatsApp que vamos mostrar o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

CLIQUE AQUI PARA CONVERSAR NO WHATSAPP

Entenda o que é planejamento tributário

O planejamento tributário também é chamado de elisão fiscal, que consiste em estudar a empresa e projetar um planejamento que possa reduzir ao máximo a carga tributária a ser paga, sem que o negócio funcione de forma ilegal.

Um bom planejamento tributário é criado por contadores, que estudam minuciosamente a empresa e analisam a carga tributária referente ao negócio.

A partir disso, o contador irá orientar todas as decisões que estão relacionadas ao pagamento de tributos na empresa.

O planejamento tributário é essencial para todos os negócios no país. Tendo em vista que, o sistema tributário brasileiro é muito complexo.

Para economizar e pagar somente os tributos que são verdadeiramente necessários, o empresário deve se planejar, para não pagar tributos inesperados que acabam interferindo negativamente na sua competitividade.

A partir de um bom planejamento tributário, é possível traçar metas e objetivos na empresa, para que todos os valores devidos sejam pagos em dia, facilitando a busca por isenções de impostos.

Com um bom planejamento, dependendo do setor de atuação da empresa, seu porte e outros aspectos, é possível obter isenções de impostos municipais, por exemplo.

O bom planejamento tributário busca incentivos fiscais

Com um cenário tributário tão complexo, existem impostos a serem pagos no âmbito estadual, municipal e federal.

Um planejamento tributário eficiente pode buscar incentivos fiscais para seu negócio nas 3 esferas. E isso é indispensável para ganho de competitividade em diferentes segmentos.

Afinal, uma empresa que paga menos tributos e continua funcionando legalmente tem maior potencial de competir no mercado, por economizar em seus custos sem reduzir a qualidade dos produtos ou serviços prestados.

Ao longo dos estudos personalizados do planejamento tributário para o seu negócio, o contador consegue encontrar brechas para que possa atuar e tentar obter incentivos fiscais para a empresa.

De modo que, consiga reduzir a carga tributária e facilitar o pagamento de todos os tributos que o negócio precisa quitar a cada ano.

Em muitos casos, os incentivos fiscais são obtidos pela geração de empregos na região e uma série de outros fatores que a empresa consegue beneficiar a sociedade em seu entorno.

O planejamento tributário adequado é de responsabilidade da área fiscal

Todo bom profissional de contabilidade precisa saber desenvolver um planejamento tributário. Entretanto, na sua pesquisa para contratação de um profissional para executar esse investimento na sua empresa, opte por contadores especializados na área fiscal.

Um profissional com ampla experiência prática em relação à área fiscal, tende a performar melhor em relação ao planejamento tributário de seu negócio.

Uma vez que, conhecer intimamente todos os tributos que precisam ser pagos na esfera estadual, municipal e federal, auxilia o profissional a lidar melhor com cada um dos detalhes que contemplam o planejamento tributário de sua empresa.

A experiência e conhecimento técnico são diferenciais do profissional que é especializado no tema. De modo que, essa especialização agrega positivamente nos resultados do planejamento.

Que será de maior qualidade, por possuir informações que um especialista no tema domina com maior facilidade.

Somente ter um planejamento tributário não é o suficiente para a competitividade da empresa. A grande questão é ter um planejamento bem executado.

Afinal, o ganho de competitividade para sua empresa consiste justamente em acertar cada mínimo detalhe para que seja possível ter isenções e aproveitamento de cada informação presente no planejamento.

Quando o profissional tem experiência e formação especializada na área, é mais fácil evitar que alguns pequenos erros sejam cometidos no planejamento tributário.

E isso faz com que o documento tenha muito mais benefícios para a empresa. Que poderá aproveitar todas as oportunidades de redução na carga tributária, além de aproveitar intensamente a possibilidade de pagar os tributos de forma coordenada e planejada, para que sempre tenha dinheiro em caixa.

Uma vez que, isso possibilita o crescimento do negócio, facilitando a adoção de investimentos assertivos e consequentemente, a conquista de grandes resultados para a empresa.

O planejamento tributário aumenta a segurança de seu negócio

Para que uma empresa sobreviva no mercado, ela precisa de preços competitivos, bom atendimento e boa gestão.

Sem esses fatores, dificilmente o negócio conseguirá atrair clientes suficientes para que consiga se destacar e se manter com bons padrões de venda e bons resultados.

Por isso mesmo, é de suma importância que a empresa planeje tributos, para que saiba de antemão tudo que precisará pagar. Diante do planejamento tributário para o ano vigente, é possível traçar todas as metas de vendas para a empresa.

Possibilitando adequar-se ao cenário de acordo com as mudanças no mercado, otimizar investimentos, fazer ajustes e sempre rumar ao crescimento.

Uma empresa que abre mão da organização no planejamento tributário acaba tendo dificuldades de identificar quais são os tributos a serem quitados, podendo abrir margem para multas e sanções.

Além disso, a constante sensação de insegurança alertando que algo pode estar em falta, acaba ocasionando dificuldades para a gestão. Os profissionais de sua equipe podem acabar sendo surpreendidos por uma fiscalização, ocasionando multas ao constatar que algum imposto está em atraso ou foi esquecido.

Essa constante insegurança desestabiliza a empresa e impossibilita seu crescimento. Quando todos os encargos não estão sendo pagos de acordo com o devido, a empresa abre margem para a perda de competitividade.

Especialmente por serem encargos pagos em atraso, gerando uma série de multas que desencadeiam na perda de capital que poderia ter sido poupado com um planejamento mais adequado.

Domine as Rotinas Contábeis:

Conheça a formação de Contador Profissional na prática.

A formação mais completa do mercado, com mais de 300 videoaulas práticas, ajuda com dúvidas e certificado.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Você gostaria de aprender 12 anos de Prática Contábil?

Gostaria de um atalho para dominar as Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido?

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou estar pronto para as oportunidades, envie uma mensagem no WhatsApp que vamos mostrar o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

CLIQUE AQUI PARA CONVERSAR NO WHATSAPP

Toda empresa precisa de planejamento tributário?

Sim! Toda empresa que deseja ter bons resultados e crescimento significativo nos próximos meses, deve investir na contratação de um bom contador que possa auxiliar no planejamento tributário e demais aspectos que envolvem as questões financeiras da empresa.

Estar com o funcionamento regular e com todos os tributos bem planejados é de suma importância para que a empresa possa crescer e alcançar bons resultados.

Com o crescimento, novas contratações e lucro cada vez maior, é normal que o contador precise fazer ajustes no seu planejamento tributário para o ano seguinte.

Portanto, esse é o tipo de investimento que dará resultado e deve ser feito de acordo com a frequência necessária, para que a empresa continue dando resultado positivo todos os meses.

Obviamente, além de fazer o planejamento adequado sua empresa precisará de outras condutas que possibilitem agradar seus clientes e atrair cada vez mais público.

Mas diante de um planejamento completo de seus custos tributários, será mais fácil encaixar os custos com propaganda, bem como, os demais custos da empresa.

De modo que, possa ser estruturado um plano visando o crescimento de seu negócio. A partir disso, será possível ter excelentes resultados e continuar investindo na expansão da empresa.

A transparência é fundamental para um bom planejamento tributário

Quando a empresa contrata um contador exclusivamente para fazer o planejamento tributário, precisa encontrar um bom profissional e que seja de confiança.

Tendo em vista que, esse profissional deverá ter acesso a todos os dados financeiros da empresa, para que possa analisar todas as informações que são necessárias para executar o planejamento. O profissional precisará conhecer dados como:

  • Qual é o enquadramento tributário da empresa atualmente;
  • Qual é o porte e estrutura da empresa, vale a pena citar também caso tenha planos de investimentos que aumentem esse porte enquanto o profissional ainda está executando o planejamento tributário;
  • Entender qual é a atividade atual do negócio;
  • Compreender por completo as atividades operacionais, contábeis, administrativas e dados financeiros da empresa.

Portanto, pode-se dizer que em resumo, fornecer o máximo de informações possíveis para o contador executar o planejamento tributário é uma forma de garantir o sucesso do processo.

Caso contrário, se torna mais difícil que o profissional seja assertivo nas decisões a respeito de todas as etapas a serem executadas para aproveitar isenções e demais questões que envolvem todo o processo de fazer o planejamento tributário.

Afinal, como já dissemos antes, esse documento é totalmente individualizado e é um estudo a respeito de sua empresa que deverá seguir critérios importantes para gerar economia com os tributos que sua empresa paga.

Por isso mesmo, é tão importante que o contador esteja sempre munido de informações e possa ser rapidamente respondido por seu contratante caso surja alguma dúvida sobre um dado que a empresa forneceu.

É de interesse de todos que o planejamento tributário seja assertivo e possa promover uma série de benefícios para o negócio.

Domine as Rotinas Contábeis:

Conheça a formação de Contador Profissional na prática.

A formação mais completa do mercado, com mais de 300 videoaulas práticas, ajuda com dúvidas e certificado.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Você gostaria de aprender 12 anos de Prática Contábil?

Gostaria de um atalho para dominar as Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido?

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou estar pronto para as oportunidades, envie uma mensagem no WhatsApp que vamos mostrar o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

CLIQUE AQUI PARA CONVERSAR NO WHATSAPP

Pequenas empresas se beneficiam de um planejamento tributário?

Muitos empresários iniciantes acreditam que pequenas empresas não precisam fazer esse tipo de investimento. E justamente por isso, perdem competitividade todos os dias.

O ideal é que todas as empresas que são constituídas no país tenham uma análise tributária, um correto enquadramento no processo de legalização e essas medidas poderão contribuir para que a empresa cresça de forma mais acelerada.

Tendo em vista que, negócios que são bem gerenciados e que possuem uma gestão assertiva com relação ao dinheiro, sendo constantemente bem orientados por planejamento, acabam crescendo em ritmo mais acelerado.

Uma empresa pequena sempre deve procurar um escritório de contabilidade que seja especializado no atendimento de pequenos negócios.

Não só com o objetivo de ter um custo acessível em relação ao trabalho do contador, como também, visando que o profissional seja especialista na sua realidade.

É diferente fazer o planejamento tributário de uma empresa com 700 funcionários e de uma empresa com 5 pessoas que compõem toda a equipe.

Ter profissionais especializados nos tributos de seu negócio é um diferencial competitivo que todos os empresários deviam visar.

Afinal, toda ajuda profissional e especializada é bem-vinda quando o assunto é impulsionar o crescimento de sua empresa. E um bom contador é o profissional mais indicado para ajudar nesse processo, desde a abertura da empresa até as demais etapas importantes para ter bons resultados no cotidiano do negócio.

E agora que você já sabe qual é a importância de um bom planejamento tributário, aproveite para implementar em seu negócio, facilitando o crescimento de sua empresa.

Domine as Rotinas Contábeis:

Conheça a formação de Contador Profissional na prática.

A formação mais completa do mercado, com mais de 300 videoaulas práticas, ajuda com dúvidas e certificado.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Você gostaria de aprender 12 anos de Prática Contábil?

Gostaria de um atalho para dominar as Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido?

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou estar pronto para as oportunidades, envie uma mensagem no WhatsApp que vamos mostrar o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

CLIQUE AQUI PARA CONVERSAR NO WHATSAPP