O serviço contábil é necessário para uma empresa?

Tempo de leitura: 3 minutos

Taxas de abertura de empresa, contratação de funcionários, boletos e notas fiscais chegando, tudo isso e mais um monte de burocracias que aparecem na hora de se abrir uma empresa, por isso, é tão necessário contratar o serviço de contábil.

Empreender no Brasil não é uma tarefa fácil. É bem verdade que avançamos muito nos últimos anos, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido. Além de termos muitos processos burocráticos, também sofremos com a inflação e a instabilidade econômica.

Mas você deve esta pensando: um empresário tem mesmo que contratar esse serviço? Ele não consegue cuidar de tudo sozinho?

É o que vamos responder para você nesse artigo.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Porque o serviço contábil é necessário para uma empresa?

Segundo a  lei 10.406/2002 (Novo Código Civil), art. 1.179 – O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

Desta forma, a pessoa jurídica é praticamente obrigada a cumprir com suas responsabilidades contábeis e nada melhor que esse serviço ser realizado por um especialista. Ele ficará responsável pelo cálculo de todos os tributos devidos ao Município, Estado e União. Além disso, também irá zelar pelo cumprimento das obrigações tributárias impostas por lei, bem como da manutenção de livros contábeis.

Um contador pode te ajudar na:

Abertura da empresa

É necessário tomar algumas decisões importantes, como o enquadramento tributário, o tipo societário, o enquadramento como ME/EPP e outras decisões relativas à empresa. O contador pode fornecer esse serviço para que sua empresa opere de forma regular, com a menor carga tributária desde a constituição e que reduza os riscos societários.

Controlar os impostos e seus pagamentos

O Contador poderá controlar quais impostos uma PME deve pagar, quando pagar e principalmente realizar um planejamento para fazer um enquadramento de minimize os impostos.

Garantir a regularidade fiscal da empresa

O profissional contábil deve entregar as obrigações acessórias para o fisco, garantindo que a empresa esteja regular e que continue a operar, o contador pode garantir essa regularidade e o seu acompanhamento pode ser realizado pelas Certidões Negativas de Débito.

Contratar ou terceirizar?

Essa é uma dúvida de muitos empresários. A escolha depende muito das necessidades da empresa e da complexidade de suas contas. A terceirização é uma boa opção para pequenas e médias empresas em relação a custo-benefício, pois, irá:

  • Reduzir os gastos com equipe interna;
  • Manter o foco nas atividades da empresa;
  • Ter o apoio de uma equipe especializada.

O que mais um contador pode fazer pela empresa?

Engana-se você que pensa que um contador é apenas para entregar obrigações acessórias. O contador será a sua fonte de informações para que a sua empresa cresça e seja um sucesso. Isso acontece através do balanço patrimonial, este documento é um relatório contábil que descreve toda a movimentação financeira do negócio.

O empreendedor deve enxergar o contador como um aliado para o seu negócio alcançar o sucesso. Ele poderá auxiliar no gerenciamento, planejar e ter controle das finanças através dos documentos contábeis.

E você, contador que deseja se profissionalizar, nós temos o curso ideal para você. Saiba mais, clicando aqui.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.