Panorama das faculdades de contabilidade no Brasil

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando estamos na faculdade, sempre ficamos a imaginar como será o mercado de trabalho, não é mesmo? Porém, mais do que apenas isso, você deve ter um mente qual é o panorama geral das faculdades de contabilidade no Brasil. Afinal, isso poderá decidir o seu futuro.

A melhor época para fazer essa analise é antes do vestibular, ou seja, aquele momento em que você já decidiu qual curso deseja fazer e está prestes a fazer a inscrição para os vestibulares. Nesse momento, você deve ter a mente bem aberta para aceitar os resultados de sua pesquisa.

E quando falamos isso é com o intuito de que você escolha sempre a melhor opção. Não importa o quanto de dinheiro você terá que investir para prestar os melhores vestibulares, o que realmente importa é que você esteja com a mente preparada para entrar em uma universidade.

Quando você entra em uma universidade, um mundo totalmente novo é apresentado a você. Antes você tinha o foco apenas no vestibular, agora o seu foco deve ser voltado para o marcado de trabalho. E é por isso que as melhores faculdades de contabilidade no Brasil têm isso como princípio.

Nesse momento, você não deve apenas aceitar o que a faculdade lhe propor, mas sim procurar cada vez mais saber o que você precisa fazer para que esteja cada vez mais inserido no mundo do mercado de trabalho. Porém, você só irá ter essa experiência quando estiver inserido de fato nele.

Os estágios que a faculdade lhe proporciona, todas as atividades e as lições aprendidas certamente te ajudarão quando você tiver o desafio de aplicar isso na prática. Porém, apenas isso não será o suficiente. Você precisa passar pela experiência de trabalhar de fato com a sua profissão.

E se você acha que apenas ter concluído um curso de ciências contábeis já é o suficiente, você deve rever os seus conceitos novamente. Pois é exatamente assim que as pessoas comuns pensam. Mas individualmente você deve procurar obter um certo destaque em sua profissão.

Porque as pessoas de influencia sempre estão atentas aos alunos com o maior potencial que concluem a sua faculdade. Ou seja, os que mais se esforçam e fazem coisas que estão além do que todos já estão acostumados, ganham mais espaço dentro do mercado de trabalho.

Por isso, se você ainda está se preparando para futuramente ingressar nessa área, deve ter uma visão geral de como estão as faculdades de contabilidade no Brasil. E para isso, nós preparamos alguns pontos que você realmente deve levar em consideração sobre este assunto.

Como estão as faculdades de contabilidade no Brasil

Em geral, você deve procurar saber tudo antes de ingressar em uma faculdade. Como já dizia os mais antigos, você deve namorar o seu curso. E isso é verdade, pois imagina se você começa a estudar algo e depois descobre que não era bem aquilo que você queria. Isso seria frustrante.

Você não apenas estaria perdendo, quem sabe um ou mais semestres, e tudo isso não só em relação ao seu tempo, mas também em relação ao seu dinheiro. Mas seria pior ainda se você terminasse o curso, convicto de que era aquilo mesmo o seu sonho, e o mercado de trabalho fosse totalmente diferente.

Por esse motivo, isto é, para você não se constranger a esse ponto, você deve ter em mente as coisas que você precisa saber antes de entrar em um curso e em outros casos, antes de você se formar em um curso. Afinal, é o seu futuro que está em jogo, não é verdade?

Por isso, se você deseja saber mais a fundo como é que estão as faculdades de contabilidade em geral no Brasil, é que nós separamos algumas dicas do que você pode fazer, quais são os pontos principais e também, o que o mercado de trabalho espera de você. Confira logo a seguir:

  • Melhores faculdades:

Antes de você começar a cursar ciências contábeis, deve ter em mente quais são as melhores faculdades no Brasil. A melhor faculdade muitas vezes pode não ser a mais próxima da sua casa, porém compensa você se deslocar para uma que atenda todas as suas necessidades.

No Brasil, as faculdades são classificadas pelo Ministério da Educação (MEC) com notas de 1 até 5. Sendo 1 a pior das notas, e 5 a melhor delas. Portanto, quando você for escolher uma universidade para entrar, esse deve ser um de seus critérios de avaliação das faculdades de contabilidades.

Atualmente, a melhor faculdade que temos na área de contabilidade no Brasil, ou seja, com nota 5 é Escola Superior de Administração, Marketing, e Comunicação de Sorocaba (ESAMC). Logo em seguida vem a Universidade do Oeste de Santa Catarina que é uma universidade pública.

  • Grade curricular:

Outra coisa que você precisa observar na hora de escolher o seu curso é a grade curricular que ele possui. Ou seja, quais são as disciplinas oferecidas pela universidade para a formação de um aluno a um profissional da área. A ESAMC, por exemplo, tem uma ótima matriz curricular.

Tem disciplinas de matemática, língua portuguesa, raciocínio lógico, administração, entre várias outras que são extremamente importantes para que o aluno tenha uma boa base. Mas em geral, as disciplinas oferecidas pelas outras universidades não fogem muito dessa área também.

Como por exemplo, as disciplinas mais comuns são orçamento empresarial, sociologia e política, formação do contador, entre varias outras que são muito importantes também. Portanto, quando você precisar escolher a faculdade que irá cursar contabilidade, não se esqueça de olhar a matriz curricular.

  • Mercado de trabalho:

Outras coisas que geralmente as universidades oferecem são os estágios, porém, os estágios são apenas por um período. Você deve procurar fazer algo a mais que te aproxime do mercado de trabalho. Os donos de empresa que procuram novos contadores requerem isso de você.

Nem todas as coisas que você irá aprender na faculdade serão o suficiente para te preparar para o mercado de trabalho. Por isso você deve sempre estar procurando novos cursos nessa área, e procurando também se envolver em atividades que estejam relacionadas ao mercado de trabalho.

E isso para que quando realmente chegue a sua vez de ingressar em seu emprego, você esteja preparado. Pois, por melhores que sejam as universidades, elas não te preparam totalmente para essa nova fase da sua vida. É necessário que tenha algo mais prático também.

Esteja envolvido

É muito importante que você tenha certeza do que você quer. Caso ao contrario, isso poderá gerar constrangimentos e frustrações no futuro. E você só saberá realmente o que deseja se você estiver diretamente envolvido nessa área. Portanto, não hesite em procurar saber tudo o que isso envolve.

Quando você se envolve diretamente e percebe que realmente é a área que você deseja trabalhar, as suas satisfações em saber que logo estará inserido no mercado de trabalho serão imensas. Portanto, tente sempre se envolver ao máximo com a sua futura profissão.

3 Comentários


  1. Página impressionante. Encontrei muita coisa q precisava saber. Parabéns!

Comentários encerrados.