Posso abrir empresa com meu nome sujo?

Tempo de leitura: 2 minutos

Hoje em dia, abrir uma empresa é o sonho de muitas pessoas, mas esse sonho pode ser atrapalhado por um problema: nome sujo no órgão de Serviço de Proteção ao Crédito, mas conhecido como SPC.

Mas isso, realmente, impede a abertura da empresa?

Vejamos neste artigo.

Posso abrir empresa mesmo com meu nome sujo?

Você pode abrir a empresa mesmo com o nome sujo. No Art. 9 está escrito: “O registro dos atos constitutivos, de suas alterações e extinções (baixas), referentes a empresários e pessoas jurídicas em qualquer órgão envolvido no registro empresarial e na abertura da empresa, dos 3 (três) âmbitos de governo, ocorrerá independentemente da regularidade.”

A Lei Complementar 123 de 14 de dezembro de 2003 não prevê obstáculos a sua abertura por causa de restrições cadastrais. Nem sequer as restrições com o poder público pode impedir a abertura da MEI, como dispõe o artigo 9o. da referida lei.

O que pode te impedir de abrir a empresa são pendências na Receita Federal, que é o órgão no qual você precisa registrar-se como pessoa jurídica e obter o seu CNPJ.

Mas qual é o problema então?

Na hora de precisar de crédito para sua empresa, isso pode te prejudicar. Você tem a sua conta corrente, ainda que não é pelo fato do seu CPF está sujo que você não consiga abrir sua conta corrente como pessoa jurídica. Você consegue sim abrir a conta corrente de pessoa jurídica.. Mas o interesse do banco é conceder um crédito para você, o interesse do banco é conceder produtos para você, é liberar um cartão de crédito para você poder utilizar. E com pendências em seu nome, isso irá impedir a liberação de crédito ou empréstimos para te ajudar se estiver começando.

O aconselhável é você, primeiramente, regularizar suas pendências financeiras e iniciar a sua empresa com tranquilidade.

Qual é o tipo de negócio que você pretende abrir? Conta pra gente nos comentários.

Se você está pretendendo abrir um escritório contábil, a Viver de Contabilidade tem o curso ideal para você. Saiba mais, clicando aqui.

E-book gratuito com Dicas e Orientações de como Iniciar um Escritório Contábil.

1 comentário


  1. DESCULPA SER NESTE ESPAÇO, MAS NÃO ENCONTREI OUTRO.
    SRA. ANGELICA, BOM DIA, ESTOU CURTINDO E APRENDENDO MUITO COM ESTE CURSO, NÃO SOU CONTADOR, MAS FAÇO MUITAS COISAS QUE PRECISAM DE CONHECIMENTOS DE CONTABILIDADE, POR EX. TENHO MAIS DE 200 CLIENTES AOS QUAIS PRESTO UMA ASSESSORIA  PRATICAMENTE NO GERAL, E PRINCIPALMENTE COM RELAÇÃO AO IMPOSTO DE RENDA. E GRAÇAS A DEUS ATÉ HOJE CORREU TUDO BEM, A PESSOA VEM AQUI COM O FAMOSO FALARAM, FALARAM, FALAM, ETC, EU EXPLICO COM DETALHES E MOSTRO SE POSSÍVEL, ELA SAI AGRADECENDO E INDICANDO OUTRAS PESSOAS.
    ISTO É MUITO LEGAL.
    TENHO UM AMIGO QUE É ARQUITETO E ELE PRECISA ABRIR UMA EMPRESA, COMO MEI NÃO PODE, MAS COMO “SOCIEDADE SIMPLES” SIM
    ENTÃO EU GOSTARIA DE SABER OS CUSTOS  E OBRIGAÇÕES DE UMA  “SOCIEDADE SIMPLES” TODO INICIO DE CARREIRA É DUVIDOSO COM RELAÇÃO AOS GANHOS.

    DESDE JÁ AGRADEÇO, E JÁ ESTOU INDICANDO ESTE CURSO A ALGUNS AMIGOS.
    ​​​​​​​

Comentários encerrados.