Preciso ser contador para trabalhar com Departamento Pessoal?

Muitas pessoas se perguntam se para atuar na área de Departamento Pessoal é necessário ser contador ou ter alguma outra formação específica.

Sabemos que o DP é um dos setores mais importantes de uma empresa, pois é responsável pela administração do quadro de funcionários e de tratar de todas as obrigações trabalhistas.

Porém, é preciso formação em Ciências Contábeis e ter o CRC ativo para trabalhar com Departamento Pessoal?

Para esclarecer essa dúvida, continue a leitura e confira!

O que é preciso para atuar com DP?

Leis e normas trabalhistas, atividades periódicas e não periódicas, declarações anuais e eSocial, fazem parte da rotina do Profissional de Departamento Pessoal.

Além disso,  existem muitos outros processos que o profissional precisa dominar como:

  • Gestão de processos de admissão e demissão de funcionários;
  • Gestão da folha de pagamento e encargos trabalhistas;
  • Gestão de benefícios;
  • Gestão de férias, licenças, folgas e outros afastamentos em geral;
  • Gestão do eSocial;
  • Gestão das declarações e obrigações acessórias;
  • Gestão dos contratos de trabalho e das relações entre empregador e empregado.

Tudo isso e muito mais fazem parte do dia a dia do profissional de DP, que pode tanto trabalhar em uma empresa como colaborador, ou ser um prestador de serviços.

Porém, como percebido, alguns requisitos técnicos e competências específicas são indispensáveis para atuar na área e, por isso, ter uma formação ou um curso prático que mostre as principais rotinas trabalhistas e previdenciárias é indispensável.

Preciso ser contador para atuar com DP?

A resposta para essa pergunta é NÃO. Isso mesmo! Não precisa ser contador para atuar na área de Departamento Pessoal. 

Normalmente, profissionais da área contábil atuam com DP principalmente pela relação entre as áreas, mas não necessariamente é preciso ter um CRC para trabalhar neste departamento.

Entretanto, mesmo que o profissional não precise ser um contador, as suas atividades são extremamente importantes para a contabilidade de uma empresa.

Afinal, é por meio delas que a contabilidade realiza muitas de suas rotinas, pois depende de algumas informações que são prestadas pelo Departamento Pessoal.

Mas, além dos contadores, profissionais de RH e de Administração também podem atuar na área, pois a formação, mesmo que superficial, os permite executar algumas das rotinas do setor.

Porém, infelizmente só uma graduação não é suficiente para aprender toda a rotina do DP e, por isso, é fundamental que o profissional busque por aprendizado contínuo, através de especializações e cursos que tragam mais conhecimento e principalmente a  prática da área, permitindo assim executar as atividades com mais segurança e qualidade e conquistar seu espaço no mercado.

Consigo empreender na área de DP?

Sim, Com Certeza! Como vimos, prestar serviços exclusivamente de Departamento Pessoal não precisa necessariamente da figura de um contador, pois toda a rotina, processos e declarações podem ser enviados pelo próprio CPF do responsável ou mediante procuração da própria empresa.

Ser um empregado ou empreender na área de Departamento Pessoal tem as suas diferenças, mas não em relação aos serviços que envolvem a área. Isso porque os serviços são os mesmos.

O que muda é que trabalhando em uma única empresa, o profissional cuidará da administração do quadro de funcionários. E não é como trabalhar em um escritório de contabilidade que possui vários clientes, onde ele se dedica a cada um deles, conforme as obrigações de cada empresa.

Sendo assim, empreender é um pouco parecido com trabalhar em um escritório, porque o profissional terá seus próprios clientes. Porém, ele será o dono da sua própria empresa, mediante um CNPJ (empreendedor pessoa jurídica) ou CAEPF (empreendedor pessoa física).

 

E-book Gratuito: Guia Completo e Definitivo da Área de Departamento Pessoal

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.