Principais Desafios dos Contadores em 2023

Principais Desafios dos Contadores em 2023

Já sabe quais são os principais Desafios dos Contadores em 2023? O que esperar da Contabilidade para o próximo ano?

A área da Contabilidade é uma das que mais oferece oportunidades no Brasil. Segundo um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a taxa de empregabilidade no setor contábil é de 93,8%, considerada uma das maiores do país.

Apesar da alta procura por profissionais contábeis, nem todos conseguem preencher os requisitos mínimos e as habilidades exigidas pelo mercado de trabalho. E esse é apenas um dos desafios encontrados pelos profissionais. Hoje você vai entender como anda o Mercado de Trabalho na área da contabilidade e conhecer os Principais Desafios dos Contadores em 2023.  

Profissão Contador: como andar o Mercado de Trabalho na área da Contabilidade? 

Quem atua ou está pensando em atuar na área da Contabilidade já pode se tranquilizar. A Profissão de Contador é a quarta colocada no ranking de contratações no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada pelo site Quero Bolsa, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), apenas no primeiro quadrimestre de 2022 foram 13.803 contratações.

Esses números trazem esperança para contadores em busca de recolocação e para profissionais recém-formados que vão encontrar um mercado aquecido em 2023. Entretanto, a profissão vem exigindo novos Desafios dos Contadores, confira: 

5 Desafios dos Contadores em 2023

1.Acompanhar a evolução tecnológica 

Muitas áreas estão passando neste momento por uma revolução tecnológica, e a contabilidade não está isenta. 

O novo profissional contábil precisa acompanhar e dominar os novos softwares e sistemas contábeis, além de apresentar um perfil mais estratégico e analítico capaz de automatizar tarefas e procedimentos, acompanhar as mudanças digitais e promover mudanças no seu dia a dia de trabalho com a ajuda da tecnologia. 

Tendências como automação, sistemas integrados, gestão de dados e negócios contábeis digitais estarão em alta. 

2.Oferecer conhecimento técnico aprimorado frente à concorrência

Apesar da Contabilidade ser uma das áreas que mais contrata no Brasil, ela também está bem posicionada no ranking das  maiores taxas de inscrição em graduações no Brasil, com mais de 528 mil profissionais com CRC ativo no país.

Essas taxas representam um mercado aquecido, mas também, uma ampla concorrência no setor. 

Um dos maiores desafios para 2023 é que os contadores consigam aprimorar os seus conhecimentos, oferecendo maior qualidade técnica, conhecimento aprofundado e habilidades contábeis diferenciadas. 

3.Ter tempo de se atualizar frequentemente 

A carreira contábil requer um tempo extra dos profissionais para constantes atualizações. 

A área da contabilidade é uma das que mais sofre ajustes, tanto na legislação brasileira, como em seus procedimentos e normas, exigindo que o contador se envolva em todas essas mudanças para não cometer erros e falhas. 

Um dos grandes desafios da profissão é conseguir se atualizar de forma frequente para adequar o seu trabalho às novas exigências da área. 

Com as novas mudanças previstas na contabilidade em 2023, manter-se atualizado será um dos grandes desafios do contador.

4.Lidar com a Inadimplência de Clientes 

A inadimplência alcançou 6,3 milhões de empresas brasileiras em 2022. Os dados são da Serasa Experian e apontam um recorde no setor. Os pequenos negócios e empresas de serviços foram as que mais sofreram, com mais de 5,6 milhões de empresas negativadas. 

Muitos escritórios de contabilidade e contadores autônomos foram afetados pela inadimplência. Para 2023 o setor promete se recuperar, entretanto, precisará lidar ainda com grandes números de inadimplência.

5.Conseguir se especializar para se diferenciar

Contadores com especializações são um dos perfis mais procurados pelo mercado de trabalho.

Um dos grandes desafios dos contadores em 2023 será avançar na jornada profissional e acadêmica, ingressando em uma especialização para se diferenciar e se destacar no mercado. 

Garanta a sua oportunidade no Mercado Contábil em 2023

As Tendências de Contabilidade para 2023 vão ditar as ações do setor e os esforços de muitos contadores e escritórios de contabilidade. Já pensou em iniciar o próximo ano inserido no mercado de trabalho, com oportunidades únicas de crescimento?

Conheça a Comunidade Viver de Contabilidade e domine os principais conhecimentos exigidos no mercado de trabalho. Receba um treinamento completo e garanta a sua renda extra. 

Receba esses E-books Gratuitos

Guia Completo e Definitivo da Área Contábil + Raio X das profissões (Analista Fiscal, Contábil e Societário)

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Você está em busca de atuar na área contábil, mas não tem a Prática e Experiência do dia a dia?

Clique na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.

Toque na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.

Seja um Contador Profissional das áreas Fiscal, Societário, Departamento Pessoal e Contábil!

Participe da maior e mais completa comunidade de contadores, tenha a sua disposição: