O setor de Departamento Pessoal é responsável pelas rotinas e processos envolvidos na administração do quadro de colaboradores.
A prática relacionada ao departamento pessoal requer alguns conhecimentos essenciais para que o profissional responsável desempenhe as funções vitais do setor.
Quando há falta de conhecimento e prática na área, é comum acontecer alguns equívocos. Porém, alguns erros podem trazer grandes prejuízos tanto para a empresa, quanto para os colaboradores.
Pensando nisso, você sabe quais são os principais erros cometidos no Departamento Pessoal?
Continue a leitura e confira!
O Setor de Departamento Pessoal
Sabemos que normalmente o setor de DP é formado por poucos profissionais, alta demanda de trabalho e prazos estabelecidos, o que faz com que muitas vezes, atividades essenciais sejam deixadas de lado e eventuais erros sejam cometidos.
Confira abaixo os principais erros:
ERRO 01 – Falta de processos definidos
É fundamental que o Departamento de Pessoal tenha de forma clara e objetiva cada uma de suas tarefas, regras e prazos, sem se esquecer de realizar um acompanhamento para evitar retrabalho, atrasos e o não cumprimento das obrigações legais.
ERRO 02 – Falha na gestão de documentos
O Departamento Pessoal cuida de informações extremamente importantes para a empresa e colaboradores e, por isso, conferir documentos e relatórios é uma tarefa indispensável, a fim de evitar erros que atrapalhem a rotina do setor e cause possíveis “dor de cabeça” nos colaboradores.
ERRO 03 – Falta de controle de horários, faltas e férias
É função do Departamento Pessoal controlar as cargas horárias, faltas, férias e outros quesitos que precisam de monitoramento contínuo, pois esse descontrole pode prejudicar consideravelmente o rendimento dos colaboradores e os resultados da organização.
ERRO 04 – Não consultar legislação, manuais de obrigações acessórias e documentos legais
Não consultar à legislação, manuais e documentos legais podem trazer inúmeros erros dentro das rotinas e processos do Departamento Pessoal, já que a Legislação Trabalhista, Convenções Coletivas, Tributação e o relacionamento com as Entidades Governamentais estão em constantes mudanças e atualizações.
ERRO 05 – Não calcular a folha de pagamento corretamente
Este é um dos principais erros cometidos pelos profissionais do Departamento Pessoal. Não calcular corretamente os rendimentos, descontos, benefícios adicionais e impostos a serem recolhidos é um dos ativos que mais geram processos trabalhistas, além de refletir diretamente na empresa.
ERRO 06 – Não se atentar aos envios para o eSocial
É importante se atentar a informações/eventos enviados ao eSocial. É muito importante conferir todas as informações enviadas, pois deixar de retificar (corrigir) informações, podem prejudicar o colaborador e a empresa.
ERRO 07 – Não realizar exames periódicos dos colaboradores
O exame médico periódico tem previsão legal, assim como os exames admissional, demissional e de retorno ao trabalho. Esses exames, por diversos motivos, muitas vezes são deixados de lado, o que pode levar a multas e atuação junto aos órgãos fiscalizadores, além de aumentar os passivos trabalhistas, já que a empresa perde o controle sobre a saúde de seus colaboradores.
ERRO 08 – Falta de um sistema de informação consolidado
Sem dúvidas, a falta de tecnologia pode contribuir para todos os erros anteriores, pois a implantação de um sistema de informação consolidado permite mais visão e monitoramento de todos os processos e rotinas do Departamento Pessoal.
Portanto, é de suma importância que no setor de DP tenha profissionais qualificados para realizar toda a rotina e obrigações da área, garantindo assim que a Legislação Trabalhista seja cumprida e que eventuais erros sejam evitados.