O departamento pessoal é o setor responsável por todas as questões burocráticas, além de garantir o cumprimento dos direitos e deveres do empregador e empregado.
É importante primeiro falar, que o Departamento Pessoal é diferente do setor de Recursos Humanos.
As duas áreas atuam com pessoas, mas a diferença está no foco de cada uma.
O RH é o responsável pela Gestão de Pessoas de uma empresa. Ele desenvolve uma série de atividades com foco estratégico e funções que são voltadas para o desenvolvimento humano e organizacional.
Já o DP é responsável pelas rotinas e processos administrativos envolvidos na administração do quadro de funcionários, garantindo o cumprimento da Legislação Trabalhista e Previdenciária.
Existem questões legais que demandam uma atenção diferenciada em relação a administração de pessoal, pois envolvem cálculos e análises diferentes da rotina do setor de RH.
O setor de DP faz todo o controle de processamento da folha de pagamento, encargos sociais, admissões, férias, afastamentos e demissões. Além disso, ajuda a empresa com o cumprimento das obrigações legais e na relação entre empresa e empregados.
Responsabilidades da área
Empresas menores geralmente atuam de forma generalista, ou seja, uma única pessoa é responsável por cuidar do setor sozinha. Já em empresas grandes, é preciso ter uma equipe especialista, pois o número de colaboradores é maior.
Os profissionais de DP têm a responsabilidade de acompanhar as mudanças e exigências na legislação trabalhista e previdenciária, para manter a empresa em dia com as obrigações e isso ajuda também a empresa a evitar problemas com a Justiça do Trabalho.
São esses profissionais que providenciam toda parte burocrática da entrada e saída de colaboradores, e isso envolve o registro dos dados da pessoa na admissão, em casos afastamentos e em casos de desligamento.
Faz parte da rotina do profissional de DP a execução da folha de pagamento, que é o conjunto de processos que definem quais são os valores que a empresa deve pagar a cada funcionário todo mês, considerando os dias trabalhados, folgas, férias e outras bonificações.
Os cálculos são realizados pelo setor, visando garantir a remuneração correta de todos os funcionários.
O controle de ponto também é apurado pelo DP, que deve levar em consideração as horas trabalhadas, e contabilizar horas extras se for o caso, ou controlar o banco de horas. Aí depende da regra de cada empresa.
Como crescer na área
Um analista de departamento pessoal tem a média salarial de mais ou menos R $2.606,00.
O crescimento na carreira é possível, e varia conforme a experiência profissional que é adquirida ao longo do tempo. É possível se desenvolver bastante, principalmente em empresas maiores e mais segmentadas.
Para quem deseja atuar na área de Departamento Pessoal pode ter formação na área de Gestão de RH, Administração de Empresas ou Ciências Contábeis.
Há possibilidade de fazer um curso de pós-graduação na área, para quem já possui a graduação comum.
Com o Curso DP na Prática é possível aprender sobre a rotina de Departamento Pessoal bem como analisar as possibilidades de empreender na área.