5 dicas de produtividade no home office

Tempo de leitura: 3 minutos

O trabalho remoto já era uma tendência que estava ganhando força vagarosamente no mercado de trabalho e se tornou o modelo de trabalho mais seguro para evitar a proliferação do covid-19. A medida foi adotada às pressas para manter as empresas funcionando durante o período de isolamento social, mas manter a produtividade no Home Office virou um grande desafio para gestores de diversas empresas.

Embora a prática traga muito mais vantagens do que desvantagens, a ausência de políticas no trabalho à distância tornou a tarefa de trabalhar em casa mais difícil, gerando grande polêmica nos mais variados cenários.

Separamos 5 dicas simples e poderosas para manter qualquer equipe funcionando. Confira!

5 passos para manter a produtividade no Home Office

1 Comunicação ativa

A primeira dica para manter a equipe engajada nas atividades é manter a comunicação ativa. Afinal somos seres sociais e estar em contato com as pessoas nos faz sentir essencial para o grupo.

Então, trocar ideias, experiências e percepções diariamente com a equipe pode ajudar às pessoas a manterem o foco nas tarefas que precisam ser entregues e aumentarem a produtividade no Home Office.

2 Gestão do tempo

Outro segredo para manter a produtividade no home office é administrar o próprio tempo. Antes de tudo, ter horário certo para começar e encerrar o expediente de trabalho.

É muito comum se extrapole as horas diárias de trabalho e isso prejudica as funções cognitivas quando vai chegando no fim de semana. Portanto, é importante saber a hora de parar. Marque um compromisso diário como brincar com os filhos ou preparar a janta no mesmo horário para controlar melhor o tempo das suas atividades.

Também é ideal ter conhecimento do tempo médio gasto para cada atividade, assim fica mais fácil de planejar as tarefas de acordo com o tempo necessário de realização.

O método Pomodoro é uma dica bacana para manter o foco e a produtividade no Home Office. Ele consiste em pequenos intervalos de 5 a 10 minutos entre cada 25 minutos de trabalho.

3 Lista de prioridades

Faça um planejamento diário. Pode ser ao começar o dia ou no término do dia anterior. Liste tudo o que precisa ser feito e selecione as prioridades. Assim, você entende suas obrigações diárias e sabe o que deve ser entregue diariamente.

Entender o fluxo de trabalho e as tarefas prioritárias ajudam a produtividade no Home Office. Mantenha o foco em uma atividade por vez e evite se perder no meio de muitas coisas começadas.

4 Local adequado

Manter o foco trabalhando no local de descanso ou diversão fica bem complicado. O ideal é termos um espaço exclusivo para trabalhar. Isso ajuda a não dispersar a produtividade no home office com outras tarefas.

Mantenha a mesa limpa, organizada e de preferência vazia. Deixe perto de você água, sua agenda ou planner, canetas para anotações e apenas o que é necessário ao longo do seu dia de trabalho. Evite abandonar o posto ao longo do dia para procurar essas coisas. Essas interrupções interferem no ritmo e no foco a longo do dia.

5 Rotina consistente

A última e mais importante dica para você otimizar sua produtividade no home office, é construir uma rotina consistente. Ter horários pré-estabelecidos para todas as atividades ao longo do dia fazem com que seu corpo e cérebro se acostumem com o ritmo diário e não precisem se esforçar tanto com planejamento e organização das entregas.

Hábitos matinais são imprescindíveis para o funcionamento do seu organismo. Lembre-se de ter uma boa alimentação e tirar o pijama para trabalhar, como nos dias normais.

 

E-book gratuito com Dicas e Orientações de como Iniciar um Escritório Contábil.

Você tem ou gostaria de iniciar um Escritório Contábil?

Imagine ter um escritório organizado, bem administrado e com grandes possibilidades de sucesso?

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Já pensou em aprender 12 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Temos uma formação completa que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado, e o melhor, na Prática!

Se você precisa da Prática Contábil, CLIQUE AQUI e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil