Profissão Contador: vale a pena investir nessa carreira?

Profissão Contador: vale a pena investir nessa carreira?

Uma das grandes vantagens em investir na “Profissão Contador” é que independente de qual seja o atual cenário econômico das empresas, o trabalho desse profissional sempre será fundamental para o sucesso e o crescimento do negócio.

Não é à toa que o setor de contabilidade registra uma das maiores taxas de empregabilidade do Brasil, com 93,8% de profissionais ativos atuando em empresas de pequeno, médio e grande porte. 

Nos últimos anos, a “profissão Contador” ampliou ainda mais o seu alcance, com um mercado superaquecido.

Tudo isso impulsionado pela abertura de milhares de micro e pequenas empresas, gerando novas oportunidades para estudantes, recém-formados e profissionais mais qualificados. Mas será que realmente vale a pena investir nessa carreira? O que é preciso saber antes de tomar essa decisão? Confira. 

Profissão Contador: como é o mercado de trabalho para contadores no Brasil? 

Apesar do alto número de empregabilidade e das diversas oportunidades para contadores no Brasil, é importante ressaltar que a concorrência é igualmente proporcional ao número de vagas.

Anualmente, milhares de estudantes se formam no curso de Ciências Contábeis, representando novos profissionais disponíveis no mercado. Entretanto, especialistas afirmam que a maioria dos estudantes sai da universidade com baixo conhecimento técnico e despreparados para ocupar posições qualificadas.

Profissionais mais bem preparados tecnicamente são cotados para ocupar melhores posições com um retorno financeiro mais alto e atrativo. 

Profissão Contador: áreas, competências e conhecimentos

Se você está na dúvida se vale a pena ou não investir na profissão de contador, é importante entender as principais exigências do mercado. Em relação às áreas com maior demanda por profissionais, podemos ressaltar: 

  • Análise contábil e fiscal;
  • Auditoria;
  • Assessoria Contábil;
  • Controladoria;
  • Consultoria;
  • Gestão financeira.

Já em relação às competências, profissionais que dominam outras línguas, possuem um perfil dinâmico e flexível e excedem a expectativa em relação aos processos técnicos, são os mais procurados no mercado.

A respeito do conhecimento, compreender os conceitos e dominar as práticas e técnicas da rotina diária da profissão é fundamental. A dica para se dar bem optando pela profissão de contador é desenvolver habilidades técnicas em cursos preparatórios práticos e investir forte em novos conhecimentos. 

Se você tem curiosidade e gostaria de entender quais são os salários praticados no Brasil para contadores, confira nossa estimativa: quanto ganha um contador 

Vantagens em optar pela carreira de contador 

Se você chegou até aqui e ainda está em dúvida se vale a pena ou não investir na profissão, confira as principais vantagens encontradas na carreira de um contador profissional. 

  • Profissão estável, com alto número de empregabilidade. (dificilmente você ficará sem emprego);
  • Possibilidade de gerar renda autônoma, prestando serviços para pessoas físicas e jurídicas, de pequeno, médio e grande porte;
  • Profissão com mais de 30 tipos de especializações dentro do ramo da contabilidade, com amplas possibilidades;
  • Carreira sem preconceito de idade. É comum encontrar contadores com idade elevada atuando dentro de empresas;
  • Oitava profissão que mais forma milionários no mundo (fonte: WealthInsight).

Vivencie a profissão de contador na prática

Ainda está em dúvida se vale a pena cursar a faculdade de Ciências Contábeis? Que tal investir em um curso rápido, com um resumo estratégico dos principais módulos e conhecimentos técnicos exigidos pelo mercado de trabalho? Conheça o Contador na Prática

Receba esses E-books Gratuitos

Guia Completo e Definitivo da Área Contábil + Raio X das profissões (Analista Fiscal, Contábil e Societário)

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Você está em busca de atuar na área contábil, mas não tem a Prática e Experiência do dia a dia?

Clique na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.

Toque na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.

Seja um Contador Profissional das áreas Fiscal, Societário, Departamento Pessoal e Contábil!

Participe da maior e mais completa comunidade de contadores, tenha a sua disposição: