Programa Empresa Cidadã – Conheça todas as vantagens

Tempo de leitura: 3 minutos

No Brasil existem vários programas benéficos aos cidadãos e às empresas. Tudo isso visa a melhorar não só a condição de vida das pessoas, mas também colaborar com a vivência entre empregados e empregadores, como por exemplo o programa empresa cidadã.

A medida beneficia mães e pais que precisam da licença-maternidade ou paternidade para cuidarem dos filhos por um período de tempo maior depois do nascimento. Saiba mais como esse programa funciona neste artigo. Continue a leitura!

O que é o Programa Empresa Cidadã?

Criado pelo Governo Federal sob a Lei de n° 11.770 em 2008, o programa Empresa Cidadã possui abrangência nacional e é caracterizado como uma licença-maternidade estendida. 

O período de licença-maternidade, em regra geral, é de quatro meses (120 dias) e o programa permite prorrogar essa licença por mais dois meses, sendo então estendida para seis meses (180 dias). Em 2016, o programa incluiu também a licença paternidade, prorrogando por mais 15 dias, além dos cinco dias já estabelecidos.

Essas alterações foram possíveis devido a aprovação do Senado do chamado Marco Legal da Primeira Infância, firmado pela Lei de número 13.257/2016, que visa gerar uma série de políticas públicas que garantem os direitos dos pais e filhos.

Requerimento para Adesão ao Programa Cidadã

As empresas que tiverem interesse em aderir ao Programa devem preencher o Requerimento de Adesão formulado em nome do estabelecimento matriz no site da Receita Federal. 

Todas as empresas participantes do programa detém o direito de cancelar sua adesão a qualquer momento.

Todas as empresas são obrigadas a fornecerem a licença maternidade e paternidade estendidas?

Não. Apenas as empresas que aderirem ao programa Empresa Cidadã, ou seja, não é uma obrigação de todas as empresas. Porém, em todo o Brasil, há mais de 22 mil organizações e empresas que já aderiram ao programa.

A empresa que não fizer parte do programa, estará descumprindo a lei se fornecer apenas o período antigo de licença-maternidade e paternidade?

Não, pois os períodos de quatro meses de licença-maternidade e cinco dias para os pais já são assegurados por lei. O programa apenas ampliou o período das licenças e dos benefícios aos colaboradores a fim de fortalecer o vínculo da família sem prejudicar o desempenho no trabalho.

Os pais adotivos também podem usufruir desses direitos?

Sim, mesmo nos casos de adoção, são 120 dias de licença maternidade para qualquer que seja a idade da criança ou adolescente adotada, até o limite de 18 anos (Lei n° 12.873/2013), devendo, portanto, a prorrogação de 60 dias de forma integral de que trata o Programa Empresa Cidadã .  

É importante ressaltar que qualquer empresa pode aderir ao programa. Porém somente as empresas tributadas com base no Lucro Real poderão deduzir do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) o total da remuneração da empregada pago no período de prorrogação de sua licença maternidade e de sua licença-paternidade em cada período de apuração.

Quais são os benefícios do Programa Empresa Cidadã para empregadores e colaboradores?

Para empresas

São beneficiadas com dedução de impostos federais e abatimento do imposto de renda sobre os salários extras pagos durante as licenças estendidas dos empregados. 

Para colaboradores

Fortalecimento do vínculo mãe, pai e filho, dando-lhes a oportunidade de participarem da primeira infância das crianças, gerando mais comodidade na família. 

Além disso, garante a amamentação exclusiva da mãe ao bebê nos seus primeiros seis meses de vida, formando assim um sistema imunológico mais forte por toda a vida da criança. 

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Já pensou em aprender 12 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Temos uma formação completa que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado, e o melhor, na Prática!

Se você precisa da Prática Contábil, CLIQUE AQUI e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil