Você já parou para pensar que uma Proposta de Serviços Contábeis bem elaborada pode ser o grande diferencial entre fechar um novo negócio com um cliente potencial, ou perdê-lo para outro contador?
Muitas vezes, os escritórios de contabilidade ou contadores autônomos investem tempo e dinheiro atraindo clientes através de campanhas de marketing, porém, na hora de enviar a Proposta de Serviços Contábeis acaba cometendo erros graves capazes de comprometer a venda.
Mas como elaborar uma proposta comercial da forma correta e com todos os elementos necessários para atrair a atenção do cliente?
No artigo de hoje separamos algumas dicas importantes para que você contador, consiga redigir uma proposta de serviços contábeis de qualidade, seguindo alguns padrões comerciais e focada na conversão em vendas. Confira!
O que é uma Proposta de Serviços Contábeis?
Uma Proposta de Serviços Contábeis é um documento importante que resume detalhadamente os serviços que você pode oferecer ao seu cliente, contendo informações relevantes sobre o serviço cotado, valores envolvidos, prazos de entrega, forma de pagamento e demais informações necessárias para que o cliente compreenda tudo que é oferecido e todas as etapas e processos.
Por que se preocupar em elaborar uma boa Proposta de Contabilidade?
Uma boa proposta comercial não é apenas um compilado de informações sobre os serviços oferecidos pela contabilidade, e sim, uma grande ferramenta de venda com a possibilidade de oferecer um comparativo imediato frente à sua concorrência.
Elaborar uma proposta de serviços contábeis com uma identidade visual atrativa, textos persuasivos, argumentos convincentes e uma infraestrutura adequada e diferenciada pode incentivar a venda e até mesmo modificar a opinião do potencial cliente, promovendo uma conversão instantânea.
Confira nos próximos tópicos como criar uma Proposta de Serviços Contábeis assertiva e atrativa.
7 dicas valiosas para criar uma proposta de serviços contábeis atrativa
Agora que você já entende o que é uma Proposta de Serviços Contábeis e a importância em investir em um formato assertivo, confira abaixo um passo a passo detalhado com dicas para criar boas propostas comerciais.
1.Estude o seu cliente e reúna informações
Antes de colocar “a mão na massa” e iniciar a produção da proposta, é muito importante que você dedique algum tempo realizando um breve estudo sobre o seu cliente.
Esse passo irá ajudá-lo a compor uma proposta contábil mais estratégica e direcionada, além de proporcionar uma compreensão mais ampla sobre as soluções que o seu cliente necessita.
- Entenda quem é o seu cliente (segmento, porte da empresa)
- Estude as dores do seu cliente (os problemas que o levaram a procurar por serviços contábeis);
- Verifique se existem prazos internos para o fechamento do serviço;
- Tente compreender se você está participando de uma ampla concorrência;
- Faça uma análise sobre quem será o decisor final para o fechamento do serviço;
- Faça uma filtragem não invasiva sobre a expectativa de investimento.
2.Escolha um formato
O formato de uma proposta diz muito sobre os serviços que você irá oferecer. Antes de escolher o formato mais, entenda o seu público para selecionar a melhor opção.
Hoje em dia existem dois formatos considerados padrão no mercado. A proposta comercial tradicional é elaborada como um documento de texto e enviada ao cliente no formato PDF. Já a proposta comercial no formato apresentação, detém mais riqueza de imagens, layout personalizado e uma comunicação baseada em estratégias de marketing.
Como os serviços de contabilidade precisam ser bem descritivos e contém muitas informações de valores, a maior parte dos contadores acaba optando pela proposta tradicional, porém, antes de compor a sua, dê uma estudada nos dois modelos.
3. Defina uma estrutura para a sua proposta
Uma boa proposta de Serviços Contábeis deve seguir uma estrutura lógica para apresentar todas as oportunidades de forma assertiva. Confira uma estrutura padrão muito utilizada em escritórios de contabilidade:
- Identidade Visual personalizada;
- Capa (com nome da organização, vendedor responsável, nome do remetente e data de envio);
- índice e sumário executivo;
- Apresentação sucinta do escritório contábil ou da atuação do contador;
- Introdução (apresentação breve da empresa, ramo de atuação e visão geral);
- Descrição do serviço contábil solicitado (rico em detalhes);
- Argumentação (trecho com foco em conversão);
- Proposta de solução (mostre como o serviço solucionará a dor do cliente);
- Cronograma de entrega (com datas e prazos organizados);
- Honorários Contábeis (indicando preços, formas de faturamento);
- Opções de pacotes de serviços;
- Termos e condições legais (resumo geral da proposta com condições para execução do serviço);
- Aprovação.
4. Faça uma descrição caprichada dos Serviços Contábeis
Uma das etapas mais importantes de uma proposta comercial é conseguir gerar uma identificação no cliente através de uma solução eficaz.
Tente descrever todos os benefícios dos Serviços Contábeis oferecidos, focando nas vantagens que o cliente terá ao incluí-lo em sua rotina.
Faça uma descrição objetiva, focando sempre no que interessa ao cliente. Esqueça textos muito longos com informações secundárias, tente evidenciar aquilo que o seu cliente precisa saber,
5. Destaque o seu diferencial competitivo na proposta
É muito comum que o seu cliente, antes de contratar um contador ou escritório de contabilidade, solicite algumas propostas comerciais por aí, não é mesmo? Portanto, para que a sua proposta se destaque, é necessário oferecer um diferencial competitivo frente à concorrência.
- O seu diferencial é o preço? Destaque na proposta!
- O seu diferencial é o faturamento e as condições de pagamento? destaque na proposta! O importante nessa etapa é que o seu cliente seja impactado pelo seu diferencial.
6. Atente-se ao valor dos honorário contábeis
Ao receber uma proposta, é muito comum olhar diretamente para a página de preços, né?
Portanto, esse trecho da proposta deve ser elaborado com muito cuidado, para que não haja dúvidas sobre os valores.
Os honorários contábeis precisam ser claros, assim como as formas de faturamento.
Nessa etapa é muito bacana incluir opções de pacotes e planos diferenciados, assim, caso o seu cliente não tenha o valor para esse investimento, talvez ele consiga contratar um pacote com menos recursos, mas que também atenda a sua necessidade.
Não sabe como precificar os seus serviços? Veja como elaborar os honorários do contador
7. Validade da Proposta
Nossa última dica é que você contador, não se esqueça de incluir uma data de validade para a sua proposta.
Isso porque, esse prazo indica o período de tempo pelo qual você ou o seu escritório de contabilidade consegue manter os mesmos preços oferecidos, além de evitar que o cliente apareça muitos meses depois e insista no mesmo valor.
Geralmente, as validades de propostas variam de 15 a 30 dias.
Aprenda a agregar valor ao seu Negócio Contábil
Que tal redigir propostas comerciais atrativas, saber negociar contratos e serviços contábeis, aplicar o marketing contábil na prática e ainda gerenciar equipes remotas com tecnologias e ferramentas adequadas?
Conheça o treinamento Negócio Contábil