QUAIS SÃO OS REQUISITOS PARA EQUIPARAÇÃO SALARIAL?

Segundo a Constituição Federal de 1998, em seu artigo 5º, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.

Além da Constituição Federal, o artigo 461 da CLT determina que todo trabalho tem igual valor e sendo idêntica a função, não deverá existir diferenciação salarial.

Desse modo, a equiparação salarial é uma forma de garantir ao trabalhador a igualdade de salário para aqueles que exercem a mesma função. 

REQUISITOS

Para fazer jus a equiparação salarial é necessário atender alguns requisitos. São eles:

  • Idêntica função: Exercer função idêntica e desempenhar tarefas de complexidades e responsabilidades iguais, ainda que o cargo não tenha a mesma nomeação.
  • Serviço de igual valor: O trabalho deve ter a mesma produtividade e perfeição técnica.
  • Serviço prestado ao mesmo empregador: Prestar serviço ao mesmo empregador.
  • Serviço prestado na mesma localidade: O trabalho precisa ser no mesmo estabelecimento empresarial.
  • Diferença de tempo de serviço: O tempo de serviço para o mesmo empregador não deve ser superior a quatro anos e a diferença de tempo na função não superior a dois anos.

SUBSTITUIÇÃO TEMPORÁRIA DE EMPREGADOS

Quando um empregado é chamado para substituir temporariamente as ocupações de outro empregado, neste caso, conforme previsto no artigo 450 da CLT, a substituição não gera a possibilidade de equiparação salarial, pois é uma substituição provisória.  

EMPREGADO ESTRANGEIRO

O artigo 5º da Constituição Federal, determina que todos são iguais sem qualquer distinção, inclusive tratando-se de empregados estrangeiros e por isso, o artigo 358 da CLT, estabelece que o empregado estrangeiro, que exerce atividade semelhante ao empregado brasileiro, tem direito ao mesmo salário. 

QUADRO DE CARREIRA

Quando a empresa possui um plano de cargos e salários, fica dispensada de seguir as regras da equiparação salarial, pois a empresa já possui um planejamento de  promoções que poderão ser feitas por merecimento e por antiguidade, ou por apenas um destes critérios, dentro de cada categoria profissional.

Seja um profissional da área de Departamento Pessoal, mesmo que ainda não tenha a prática do dia a dia?

Você pode ter acesso a um atalho e dominar rapidamente as rotinas e procedimentos de Folha de Pagamento, Admissão e Demissão de Funcionários, eSocial e muito mais…

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou prestar serviços de DPclique no link abaixo e conheça o caminho mais rápido para ter a Prática no Departamento Pessoal.

[  DOMINAR A PRÁTICA NO DP  ]

Cursos Práticos para Profissionais Contábeis

Domine as Rotinas e Obrigações dos setores
Fiscal, Societário/Legalização, Departamento Pessoal, Imposto de Renda.

Autor(a):

Compartilhe esse artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Veja outros artigos relacionados...

O Viver de Contabilidade utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.