QUAIS SÃO OS REQUISITOS PARA EQUIPARAÇÃO SALARIAL?

Tempo de leitura: 1 minuto

Segundo a Constituição Federal de 1998, em seu artigo 5º, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.

Além da Constituição Federal, o artigo 461 da CLT determina que todo trabalho tem igual valor e sendo idêntica a função, não deverá existir diferenciação salarial.

Desse modo, a equiparação salarial é uma forma de garantir ao trabalhador a igualdade de salário para aqueles que exercem a mesma função. 

REQUISITOS

Para fazer jus a equiparação salarial é necessário atender alguns requisitos. São eles:

  • Idêntica função: Exercer função idêntica e desempenhar tarefas de complexidades e responsabilidades iguais, ainda que o cargo não tenha a mesma nomeação.
  • Serviço de igual valor: O trabalho deve ter a mesma produtividade e perfeição técnica.
  • Serviço prestado ao mesmo empregador: Prestar serviço ao mesmo empregador.
  • Serviço prestado na mesma localidade: O trabalho precisa ser no mesmo estabelecimento empresarial.
  • Diferença de tempo de serviço: O tempo de serviço para o mesmo empregador não deve ser superior a quatro anos e a diferença de tempo na função não superior a dois anos.

SUBSTITUIÇÃO TEMPORÁRIA DE EMPREGADOS

Quando um empregado é chamado para substituir temporariamente as ocupações de outro empregado, neste caso, conforme previsto no artigo 450 da CLT, a substituição não gera a possibilidade de equiparação salarial, pois é uma substituição provisória.  

EMPREGADO ESTRANGEIRO

O artigo 5º da Constituição Federal, determina que todos são iguais sem qualquer distinção, inclusive tratando-se de empregados estrangeiros e por isso, o artigo 358 da CLT, estabelece que o empregado estrangeiro, que exerce atividade semelhante ao empregado brasileiro, tem direito ao mesmo salário. 

QUADRO DE CARREIRA

Quando a empresa possui um plano de cargos e salários, fica dispensada de seguir as regras da equiparação salarial, pois a empresa já possui um planejamento de  promoções que poderão ser feitas por merecimento e por antiguidade, ou por apenas um destes critérios, dentro de cada categoria profissional.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um profissional de Departamento Pessoal.

Você gostaria de dominar as Regras, Normas, Leis e Atalhos do Departamento Pessoal?

Se tornar um profissional capaz de atuar na área em poucas semanas?

Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Criamos um programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, CLIQUE AQUI e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.