Qual o perfil do profissional do Departamento Pessoal?

Tempo de leitura: 3 minutos

O profissional de Departamento Pessoal é responsável pelas rotinas e processos administrativos envolvidos na administração do quadro de funcionários, garantindo o cumprimento da Legislação Trabalhista e Previdenciária na relação entre empresa e empregados.

É sem dúvidas, um profissional indispensável em uma empresa, pois é um dos      responsáveis pelo bom curso dos processos da rotina de pessoal e por garantir a relação entre empresa e empregados.

Mas, afinal, existe um perfil do profissional de departamento pessoal?

Confira a seguir!

O perfil do profissional do DP

Além do conhecimento técnico em legislação trabalhista, cálculos e rotinas, esse profissional deve apresentar algumas características e competências que são essenciais para ter excelência no trabalho, tais como:

1- Ser organizado

A quantidade de informações e números que o profissional de DP lida diariamente é muito grande, além de integrar centenas de dados essenciais para a empresa.

Sendo assim, alinhar processos e classificar demandas como diárias, semanais, mensais, semestrais e anuais é muito importante, pois ser organizado é o primeiro passo para ser eficaz. 

2- Ser concentrado

Ser concentrado e ter atenção nos detalhes é uma competência primordial para o profissional de DP.

Como ele é responsável por tarefas tão relevantes ao funcionamento da empresa e relação trabalhista entre empregador e empregado, ser concentrado e ter atenção nos detalhes evita que erros sejam cometidos.

3- Manter-se atualizado

O profissional de DP está acostumado com leis e regras para desenvolver suas atividades. Por isso, manter-se atualizado é fundamental, pois a legislação trabalhista, convenções coletivas, tributação e o relacionamento com as entidades governamentais estão em constantes mudanças e atualizações.

4- Gestão do tempo

A competência de gestão do tempo é imprescindível para evitar sobrecarga, estresse e erros.

5- Visão preventiva

Uma das causas de retrabalho no Departamento Pessoal, estão relacionadas à perda de informações. Por isso, guardar históricos é uma forma de prevenir o setor de eventuais problemas.

Ou seja, todos os processos burocráticos, documentos e acontecimentos precisam ser armazenados, antecipando necessidades.

6- Ser esclarecedor

Saber se comunicar é mais uma competência que forma o perfil de um profissional de DP.  

É essencial que o profissional saiba transmitir para a empresa, de forma clara e assertiva, suas demandas e seus processos, assim como saber esclarecer possíveis erros ou dúvidas dos funcionários ou ainda, para solucionar problemas atípicos.

7- Ser negociador

O Departamento Pessoal, em geral, centraliza a gestão de diversos fornecedores, como vales – refeição, seguros e outros benefícios que variam de uma empresa para outra.

Por isso, a capacidade de negociação é indispensável, já que o DP, como área estratégica, deve ser o gerenciador destes serviços para otimizar os investimentos e identificar oportunidades.

8- Renovar conhecimentos

É crucial que o perfil do profissional de departamento pessoal, seja de busca contínua por aprendizado, pois como vimos, o DP é um setor que está em constante renovação, seja por alteração ou atualização na legislação ou por mudança no quadro de funcionários.

Enfim, o perfil do profissional de departamento pessoal precisa estar ligado à disciplina no desenvolvimento de suas características positivas, assim como na correção de seus pontos de melhoria.

 

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Já pensou em aprender 12 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Temos uma formação completa que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado, e o melhor, na Prática!

Se você precisa da Prática Contábil, CLIQUE AQUI e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil