Quem tem interesse nas demonstrações contábeis?

Tempo de leitura: 2 minutos

Você já parou para pensar a quem interessa o trabalho contábil de um contador?  Quais são os principais interesses referentes à contabilidade por parte desse público? Nesse artigo vamos te explicar.

A contabilidade é um campo de estudo que estuda o patrimônio das empresas representados por ativos, passivos, despesas, custos e receitas que nos demonstram qual é a realidade daquela empresa. Nesse cenário temos dois tipos de usuários interessados nela: internos e externos.

Os usuários internos são pessoas ligadas às  atividades dentro da empresa, ou seja, aqueles que têm vínculos administrativos com a empresa. Já os usuários externos, são pessoas ou órgãos que têm interesse em investir ou acompanhar as demonstrações contábeis, mas não precisam necessariamente estar dentro da entidade ou envolvidos diretamente com ela.

Esses usuários necessitam de dados fornecidos pela contabilidade para utilizá-los com alguma finalidade, isto é, cada usuário tem um interesse por aquele demonstrativo que serve para tomadas de decisões diversas. São exemplos de usuários internos e externos:

  • Bancos – conforme as demonstrações contábeis da empresa, podem fazer a liberação de empréstimos, financiamentos, compra de ativos, compra de bens, antecipação de duplicatas, tudo o que for ligado a capacidade de pagamento ou recebimento;
  • Fornecedores – esses usuários têm interesse nas demonstrações contábeis para verificarem se a empresa terá capacidade de fazer o pagamento de suas duplicatas e outras operações comerciais;
  • Investidores – são usuários que injetam dinheiro na empresa e precisam avaliar a sua capacidade para pagar dividendos ou distribuir lucros, por exemplo, verificar se a empresa está rendendo lucro ou prejuízo para que continue investindo nela;
  • Governo – para participar de licitações, para fazer auditorias fiscais através das obrigações acessórias entregues, fraudes e sonegação de impostos, entre outras formas de atuação ao contribuinte;
  • Diretoria da empresa – Analisam essas demonstrações para, por exemplo, tomar decisões,  fazer corte de empregados, analisar se os empregados estarão seguros financeiramente, verificar a capacidade de pagamento e realizar corte de gastos. Trata-se de um cenário mais administrativo;
  • Colaboradores – Verificam se a empresa terá capacidade de pagar seus salários, distribuir lucros, pedir aumento, entre outros. 

 Além de outros usuários que podem ter interesse nas demonstrações da empresa e solicitar outras exigências ou cumprir alguma. É certo que a empresa sempre esteja de acordo com suas demonstrações para que ela não seja  prejudicada pelos erros. 

Portanto, é necessário reconhecer que o trabalho da contabilidade envolve vários interesses, muitos usuários e que precisamos entregar demonstrações fidedignas para o bom andamento de toda a empresa. 

 Nós do viver de contabilidade, queremos que o contador esteja sempre apto a atender seus clientes e que sua carreira decole.

 

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Já pensou em aprender 12 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Temos uma formação completa que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado, e o melhor, na Prática!

Se você precisa da Prática Contábil, CLIQUE AQUI e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil