Rotinas da Área Fiscal

É recém formado, mas se sente perdido em relação às rotinas contábeis da área fiscal? A maioria dos contadores novatos se sentem assim!

O que acontece é que, mesmo quando o aluno é dedicado na graduação e estuda toda a parte teórica, acaba faltando experiência sobre o que fazer nas rotinas contábeis da área fiscal.

E por ser uma área em que cada detalhe faz muita diferença, é normal se sentir com receio de cometer erros e acumular multas para pagar.

As rotinas contábeis da área fiscal são muito mais complexas que apenas calcular os tributos e lançar notas fiscais.

Para que você saiba quais desafios irá encontrar em sua atuação, nós elencamos algumas das etapas comuns na área fiscal, para que conheça melhor as rotinas contábeis da área.

Domine as Rotinas Contábeis:

Conheça a formação de Contador Profissional na prática.

A formação mais completa do mercado, com mais de 300 videoaulas práticas, ajuda com dúvidas e certificado.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Você gostaria de aprender 12 anos de Prática Contábil?

Gostaria de um atalho para dominar as Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido?

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou estar pronto para as oportunidades, envie uma mensagem no WhatsApp que vamos mostrar o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

CLIQUE AQUI PARA CONVERSAR NO WHATSAPP

Quais são as rotinas da área fiscal?

Elencamos os principais desafios que são parte do cotidiano das rotinas contábeis na área fiscal.

1.  Gestão de notas fiscais

Sem dúvidas, essa é uma das partes das rotinas contábeis que as pessoas já estão familiarizadas e esperam encontrar no dia a dia.

Afinal, a área fiscal tem a responsabilidade de fazer a gestão das notas fiscais. É de responsabilidade dos profissionais que fazem as rotinas contábeis dessa área, manter todos os documentos comprovando compras e vendas.

Uma vez que, toda essa documentação poderá ser requisitada pela Receita Federal, devendo ser comprovadas todas as transações por meio dos comprovantes.

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é regulamentada e substitui a versão de papel, sendo mais fácil de armazenar para posteriores comprovações.

2. Conferência de documentação fiscal

Toda a documentação fiscal da empresa faz parte das rotinas contábeis do setor fiscal. Quando uma Nota Fiscal (NF) chega à empresa junto com mercadorias, é possível que existam erros relacionados aos tributos e escrituração.

É comum que ocorram divergências em relação a alíquota dos impostos, código de situação tributária e até mesmo a origem da mercadoria. Portanto, é parte da rotina de seu trabalho verificar as notas recebidas, visando identificar se estão corretamente preenchidas.

3. Apuração de tributos

Parte das rotinas fiscais está relacionada à apuração dos tributos. É preciso que o setor conheça todos os tributos que incidem sobre as atividades da empresa.

De modo que, os profissionais responsáveis possam quitar esses tributos dentro dos prazos devidos, visando que a empresa esteja funcionando de acordo com a legislação vigente. Os principais tributos a serem quitados são:

  • COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
  •  IRPJ – Imposto de Renda para Pessoa Jurídica;
  • ISS – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza;
  • ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços;
  • IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados;
  • PIS – Programa de Integração Social.

Pagar os impostos em dia é fundamental para que a empresa possa continuar funcionando, totalmente livre e desembaraçada.

Quando os impostos não estão sendo pagos conforme deveria, a empresa perde a capacidade de crescimento. Podendo inclusive, vir a quebrar.

Uma vez que, muitos negócios acabam não sendo conquistados e linhas de crédito ficam inviáveis quando a empresa não possui um bom histórico como pagadora.

4. Atualização constante para acompanhar mudanças fiscais

Infelizmente, o Brasil é um dos países com mais burocracia na área fiscal. Muito frequentemente esse ponto é levantado por empresários que buscam um país com mais facilidades para quem deseja empreender e gerar emprego.

Cabe ao profissional da área fiscal atuar para se manter atualizado em relação às rotinas contábeis e mudanças trazidas pela administração do município, bem como, em relação aos impostos estaduais e federais.

As mudanças no setor são bastante comuns e precisam ser acompanhadas com o máximo profissionalismo e seriedade por parte do profissional que atua na área fiscal.

Uma vez que, estar desatualizado poderá te levar a cometer erros que arruinam seus resultados na empresa.

5. Auxiliar na classificação fiscal de produtos da empresa

Quem atua com rotinas contábeis de empresas que importam ou exportam produtos, precisa ter muita atenção na classificação fiscal da mercadoria.

Cada produto que circula entrando ou saindo do país possui um código de NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul). De acordo com a classificação ocorrerá a taxação do produto para entrar ou sair do país.

Quando a empresa precisa comprar ou vender um novo produto, o departamento que cuida das rotinas fiscais auxilia a empresa na classificação ideal. Dessa forma, é possível determinar as alíquotas de importação ou exportação que são justas referentes ao produto.

Domine as rotinas do Departamento Pessoal:

Conheça a formação prática de Departamento Pessoal na prática.

A formação mais completa do mercado, com mais de 250 videoaulas práticas, ajuda com dúvidas e certificado.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um profissional de Departamento Pessoal.

Você gostaria de dominar as Regras, Normas, Leis e Atalhos do Departamento Pessoal?

Se tornar um profissional capaz de atuar na área em poucas semanas?

Você gostaria de trabalhar na área de Departamento Pessoal?

Gostaria de um atalho para dominar as todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que envolvem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área?

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou estar pronto para as oportunidades, envie uma mensagem no WhatsApp que vamos mostrar o caminho mais rápido para ter a Prática do Departamento Pessoal.

CLIQUE AQUI PARA CONVERSAR NO WHATSAPP

O setor fiscal é importantíssimo para todas as empresas

É importante destacar que, a área fiscal que é responsável por todas essas rotinas contábeis e algumas outras funções se torna vital para que um negócio prospere.

Todas as obrigações fiscais precisam ser cumpridas por esse setor, visando reduzir qualquer problema com fiscalizações que podem acabar gerando multas ao identificarem erros nos processos.

Além disso, a área fiscal é responsável por encontrar possibilidades para aproveitar benefícios fiscais que auxiliam a empresa a se manter competitiva e lucrativa.

Erros no planejamento do setor fiscal podem gerar perdas significativas. Ao classificar um produto novo de forma equivocada, por exemplo, o erro poderá gerar o pagamento de alíquotas mais elevadas nos impostos.

Isso obviamente faz com que a empresa tenha sua competitividade afetada. Por isso, é tão comum que as empresas evitem profissionais com pouca experiência, para evitar erros.

A área fiscal também é responsável por ser ágil nos processos internos da empresa para que a mercadoria possa circular. Além de trabalhar com a previsibilidade de fluxo de caixa para que o negócio possa quitar os custos dos compromissos fiscais.

Afinal, são muitas taxas, impostos e contribuições que uma empresa precisa estar atenta para quitar. É indispensável que os colaboradores do setor fiscal estejam atualizados para que possam efetuar os pagamentos corretos e não afetarem a competitividade da empresa.

Todos os erros nesse setor são prejudiciais para o cotidiano da empresa. Portanto, é preciso estar atento e cuidadoso sempre que tomar alguma decisão em seu cotidiano de trabalho.

Domine as Rotinas Contábeis:

Conheça a formação de Contador Profissional na prática.

A formação mais completa do mercado, com mais de 300 videoaulas práticas, ajuda com dúvidas e certificado.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Você gostaria de aprender 12 anos de Prática Contábil?

Gostaria de um atalho para dominar as Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido?

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou estar pronto para as oportunidades, envie uma mensagem no WhatsApp que vamos mostrar o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

CLIQUE AQUI PARA CONVERSAR NO WHATSAPP

Erros nas rotinas contábeis geram multas e sanções

Todo profissional precisa saber que, cometer erros nas rotinas contábeis de uma empresa pode desencadear multas e problemas burocráticos a serem resolvidos.

É de suma importância que os processos internos sejam realizados com o máximo rigor e atenção aos detalhes, para que durante o seu trabalho nas rotinas contábeis da área fiscal, seja possível minimizar os erros.

Quem atua como contador contratado por uma empresa e comete erros, pode perder o contrato e ter alguns prejuízos significativos.

A má reputação no mercado é um dos principais problemas em relação aos erros cometidos. Em cidades menores, o contador pode acabar tendo dificuldade de encontrar clientes ao acumular uma má fama.

Já o profissional que é contratado por grandes empresas para atuar como funcionário, pode acabar perdendo o emprego dependendo da seriedade de seus erros.

Para facilitar a sua vida profissional, o ideal é optar por uma formação completa que te ensine a parte teórica e a parte prática de seu cotidiano de trabalho.

Evitando que os erros mais graves ocorram por ter aprendido tudo que irá te ajudar a se destacar no mercado. É possível aprender com os melhores e conquistar uma posição de destaque na sua vida profissional.

As rotinas da área fiscal requerem experiência

Como já deve ter percebido, as rotinas contábeis da área fiscal requerem profissionais que sejam minuciosos, atentos aos detalhes e que preferencialmente tenham experiência.

Uma vez que, são muitos os detalhes específicos da área que precisam ser acompanhados diariamente pelo profissional.

O que faz com que, naturalmente seja necessário ter conhecimento técnico e habilidade para lidar com um grande fluxo de trabalho diário sem que erros sejam cometidos.

Afinal, é seu dever se responsabilizar pela área fiscal da empresa na qual atua. Sendo necessário lidar com todas as rotinas contábeis já citadas e em muitos casos, estando sob alguma pressão.

Tendo em vista a necessidade de agilizar processos para manter a produtividade em todos os setores. Por todo esse conjunto de fatores, é comum que um profissional sem experiência cometa erros, causando problemas para serem resolvidos e até mesmo multas.

Por causa da dificuldade de lidar com tantos detalhes sem ter a devida experiência, é comum que as empresas priorizem a contratação de pessoas mais experientes.  

É possível adquirir experiência sem um emprego na área?

Sim, é possível! É muito comum sair da graduação somente com a experiência teórica, mas sem muito conhecimento prático sobre as rotinas contábeis.

Isso acaba gerando problemas para a vida do contador que acabou de se formar, causando dificuldade de conquistar um emprego na área e também a dificuldade de se sentir seguro para executar as tarefas cotidianas.

Não é raro que os contadores novatos acreditem que só é possível adquirir experiência conquistando um estágio ou um emprego na área.

Obviamente, esses são dois caminhos possíveis para conquistar experiência no dia a dia de trabalho, entretanto, é difícil obter oportunidades de estágio ou emprego.

Justamente por existirem muitos alunos tentando essas oportunidades mediante a pouca disponibilidade de vagas. Além disso, é normal que o estagiário cometa erros assim como o recém formado.

O que faz com que as empresas procuram profissionais com mais experiência para integrar a equipe. Para aquele candidato que precisa de um emprego para iniciar a sua carreira na área, é preciso investir em formação prática para se destacar nas próximas entrevistas.

A formação prática certamente fará toda a diferença na sua visão sobre o mercado e até mesmo na sua forma de se comportar durante as entrevistas de emprego.

Ter segurança é importantíssimo para se destacar entre os concorrentes, principalmente durante os testes que a maior parte das empresas fazem para avaliar os candidatos.

Formação prática é indispensável para profissionais de contabilidade

As rotinas contábeis requerem prática, experiência e muito conhecimento. O Brasil é um dos países com mais burocracias relacionadas aos impostos a serem pagos por empresas.

Quem sai da faculdade sem entender como se dá a prática de um cotidiano como contador, acaba não conseguindo performar bem na vida profissional. Seja por insegurança, falta de conhecimento sobre detalhes importantes ou por estar perdido sem a devida orientação profissional.

Optar por um curso prático após concluir a graduação, é um passo importante na sua carreira! Ao adquirir conhecimento prático com quem entende do assunto, é possível evitar uma série de contratempos.

Frequentemente o contador inexperiente comete erros que ocasionam a necessidade de pagar multas e se indispor com o cliente ou empresa na qual trabalha.

Portanto, o caminho mais rápido para evitar transtornos e garantir o aprendizado que é necessário na área, é justamente fazer formações que contribuam para sua atuação profissional.

A prática pode ser adquirida ao aprender com quem entende de rotinas contábeis. Garantindo que você possa entender as dinâmicas de seu trabalho e evoluir profissionalmente.

Continuar sua formação após a graduação é importante para se destacar em processos seletivos, bem como, é útil para ser um profissional melhor na empresa.

Domine as rotinas do Departamento Pessoal:

Conheça a formação prática de Departamento Pessoal na prática.

A formação mais completa do mercado, com mais de 250 videoaulas práticas, ajuda com dúvidas e certificado.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um profissional de Departamento Pessoal.

Você gostaria de dominar as Regras, Normas, Leis e Atalhos do Departamento Pessoal?

Se tornar um profissional capaz de atuar na área em poucas semanas?

Você gostaria de trabalhar na área de Departamento Pessoal?

Gostaria de um atalho para dominar as todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que envolvem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área?

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou estar pronto para as oportunidades, envie uma mensagem no WhatsApp que vamos mostrar o caminho mais rápido para ter a Prática do Departamento Pessoal.

CLIQUE AQUI PARA CONVERSAR NO WHATSAPP

Formação prática é também uma forma de se atualizar

Quem atua em outras áreas da contabilidade e se viu desempregado ou simplesmente não conseguiu emprego após ter concluído a graduação e está percebendo que precisa se atualizar, também pode se beneficiar da formação prática.

Com a formação prática o profissional consegue aprender aquilo que não foi aproveitado na graduação. Bem como, consegue se recordar de informações que acabaram sendo esquecidas diante de tanto estudo teórico.

A formação prática eleva o seu grau de conhecimento na área contábil, contribuindo para que aprenda aspectos importantes sobre o seu próprio dia a dia de trabalho como contador.

Sabendo disso, não deixe para investir na sua formação depois! Aproveite seu tempo livre para continuar a sua formação, ganhando mais experiência prática para evitar erros que são prejudiciais para sua carreira.

Domine as Rotinas Contábeis:

Conheça a formação de Contador Profissional na prática.

A formação mais completa do mercado, com mais de 300 videoaulas práticas, ajuda com dúvidas e certificado.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Você gostaria de aprender 12 anos de Prática Contábil?

Gostaria de um atalho para dominar as Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido?

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou estar pronto para as oportunidades, envie uma mensagem no WhatsApp que vamos mostrar o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

CLIQUE AQUI PARA CONVERSAR NO WHATSAPP