Rotinas do Departamento Pessoal: Confira tudo o que você precisa saber!

Leis e normas trabalhistas, atividades periódicas e não periódicas, declarações anuais e eSocial, são apenas algumas das práticas que o profissional de DP precisa dominar.

Caso contrário, a falta de prática nos processos mencionados, faz com que as atividades não sejam bem  executadas, podendo causar inúmeros prejuízos para empresa e para os colaboradores.

Pensando nisso, você sabe quais são as principais atividades que fazem parte da rotina do profissional de DP?

Continue a leitura e confira!

Rotinas do Departamento Pessoal

O profissional de DP é responsável pelas rotinas e processos burocráticos envolvidos na administração do quadro de funcionários.

São várias as atribuições desse setor e todas as atividades são baseadas em leis, normas e prazos que devem ser rigorosamente cumpridos.

Por isso, é fundamental conhecer a fundo todos os processos operacionais.

Veja a seguir as principais atividades que fazem parte da rotina do profissional de DP:

Admissão de Funcionários

Admitir novos funcionários envolve alguns trâmites legais, e é papel do DP cuidar para que tudo saia de acordo com a lei.

A parte mais importante desse processo é a formalização da admissão. Para isso, é necessário fazer a solicitação de documentos, a qualificação cadastral e a admissão no social, respeitando os prazos e com muita atenção para não errar.

Além disso, também é necessário encaminhar o novo colaborador para realização do exame admissional, incluí-lo no relógio de ponto, no sistema de folha de pagamento (se houver) e orientá-lo sobre as condições da contratação.

Demissão de Funcionários

O profissional de DP também cuida das demissões e desligamentos e assim como nas admissões, é importante que as leis sejam cumpridas.

Sempre que elas acontecem, é necessário seguir com todo o processo de rescisão contratual e as principais tarefas são: identificar o tipo de rescisão, calcular as verbas rescisórias, encaminhar o colaborador para realização do exame demissional, realizar o pagamento das verbas rescisórias e informar o desligamento ao eSocial. 

Controle de Horários

Outra atividade rotineira do DP é controlar os horários dos funcionários.

Além de conferir se os colaboradores estão cumprindo com o horário de trabalho acordado em contrato, com esse controle é possível calcular horas extras ou ausentes do trabalhador, e a partir disso, calcular as devidas remunerações.

Folha de Pagamento

A administração da folha de pagamento é um dos processos mensais mais trabalhosos do DP.

Nessa rotina, é feito o controle e cálculo dos pagamentos dos salários, incluindo eventuais adicionais (horas extras, adicional noturno, periculosidade e etc.), descontos (faltas, atrasos, adiantamentos e etc.) e, a transmissão em sistemas como Conectividade Social, eCAC e eSocial.

É sem dúvidas, um trabalho minucioso que requer muita atenção, já que qualquer erro pode causar prejuízos para a empresa e para o trabalhador.

Controle de Impostos/Contribuições

Recolher encargos como INSS, FGTS, IRRF entre outras contribuições, também é obrigação do profissional de DP.

Esse controle garante tranquilidade à empresa e ao empregado, que se mantém dentro da lei e com seus impostos pagos.

Controle de Férias  

Fazer o planejamento das férias dos funcionários requer um trabalho logístico e de muita atenção. Controlar o período aquisitivo e concessivo, definir período de gozo e realizar o cálculo das férias é preciso muito planejamento e programação.

Além de que as datas devem atender tanto às necessidades da empresa quanto às do colaborador. É papel do DP fazer esse planejamento para que as equipes não fiquem defasadas e que o período de férias seja conciliável com os planos do trabalhador.

Controle de Licenças/Afastamentos

E, também é obrigação do profissional de DP fazer o controle de atestados, gestão de afastamentos por doença ou acidente de trabalho e de licenças como maternidade, paternidade entre outros afastamentos. Ele recebe os devidos documentos, integra-os com a folha de pagamento e faz o contato com órgãos responsáveis.

Portanto, as rotinas do setor de Departamento Pessoal são bastante específicas e minuciosas, o que demanda tempo, atenção e atualização constante dos profissionais que atuam na área.

Principais responsabilidades do DP

De forma mais objetiva, o profissional de DP é responsável  por:

  • Atividades não Periódicas (que podem ocorrer ao longo do mês)

Exemplo: admissão, demissão e afastamentos;

  • Atividades Periódicas (mensais)

Exemplo: Elaboração da folha de pagamento, gestão de benefícios, recolhimento de encargos – INSS/FGTS/IRRF e gestão do eSocial.

  • Atividades Anuais

Exemplo: Programação de férias, 13º salário (1ª e 2ª parcelas) e  envio de declarações como DIRF e RAIS.

Além disso, o profissional também é responsável por preparar documentações para certidões negativas, apuração dos impostos devidos e negociar acordos com sindicatos para desenvolvimento de ações que levam à redução e prevenção de passivos trabalhistas.

Como ter destaque na área de DP?

É crucial que o profissional de DP, busque por aprendizado contínuo. Ter cada vez mais especializações na  área de atuação é essencial para se destacar no mercado de trabalho. 

Infelizmente só uma graduação não é suficiente para aprender toda a rotina do DP. Por isso, ter uma boa performance na área e consequentemente sucesso na carreira, depende da experiência prática.

E para isso, é necessário contar com um curso especializado que ensine o passo a passo de todos os procedimentos e que permita executar todas as atividades com segurança e qualidade. 

Portanto, é fundamental buscar por treinamentos e cursos que possam trazer mais conhecimento e agregar valor à vida profissional.

 

Seja um Profissional da área de Departamento Pessoal, mesmo que ainda não tenha a prática do dia a dia?

Você pode ter acesso a um atalho e dominar rapidamente Folha de Pagamento, Admissão e Demissão de Funcionários, eSocial e muito mais…

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou prestar serviços de DP, clique no link abaixo e conheça o caminho mais rápido para ter a Prática no Departamento Pessoal.

[  DOMINAR A PRÁTICA NO DP  ]