4 passos para ser um contador mais eficiente

Ser um contador mais eficiente e produtivo tem sido um obstáculo no seu dia a dia? Pois saiba que tal impasse é comum, sobretudo por parte dos profissionais autônomos, os quais, muitas vezes, trabalham em um escritório improvisado na própria casa.

Os motivos para a improdutividade são variados. Alguns deles, predominantes, são as sobrecargas de trabalho (muito tempo de esforço sem intervalos), a falta de flexibilidade com os horários, à falta de engajamento e, também, ao nível de capacitação profissional.

Em meio a tantos aspectos que influenciam na produtividade, o que fazer para melhorar o desempenho e, assim, tornar-se um contador mais eficiente? Confira, abaixo, quatro passos para seguir rumo ao seu objetivo. Vamos começar?

1. Estabeleça intervalos durante o expediente

O acumulo de atividades realizadas sem intervalos — mesmo sem excluir as refeições — é representa grande perigo à produtividade. De acordo com este infográfico da Qnnect, desperdiçamos cerca de 50 horas devido ao bloqueio de criatividade.

Como o cessamento criativo é decorrente da sobrecarga, a solução, conforme apontam estudos da equipe do DeskTime (um popular app de produtividade), os profissionais mais produtivos tiram um descanso de 17 minutos a cada 52 minutos trabalhados.

2. Foque as atividades que desempenha melhor

Segundo o mesmo infográfico, quando um profissional assume múltiplas funções dentro da empresa, a sua produtividade tende a cair 40%. Os motivos chegam a ser evidentes, afinal, o acumulo de responsabilidades acarreta estresse, dispersão e má gestão do tempo.

Por exemplo, um contador online costuma lidar não apenas com os procedimentos contábeis. Por ser autônomo, ele interage com os clientes, presta atendimento, tenta fechar novos contratos etc.

Logo, o ideal é que o profissional se dedique ao que sabe fazer de melhor. Mas o que se pode fazer a respeito? Sendo inviável a contratação de funcionário, convém utilizar meios de automatizar as tarefas corriqueiras, dando, assim, espaço aos processos importantes.

3. Invista em capacitação

Uma das principais características da contabilidade brasileira é a frequência com que ocorrem mudanças, sejam normativas, sejam legislativas, sejam metodológicas. Portanto a capacitação é fundamental ao contador, visto que o conhecimento adquirido ajuda a otimizar tarefas e evitar retrabalhos.

Há diversos cursos de Contabilidade oferecidos por instituições de ensino e especialistas. O mais legal disso é que muitos deles são online, o que ajuda a flexibilizar os horários dedicados aos estudos.

4. Controle as horas trabalhadas

Fazer o controle do tempo dedicado a cada tarefa é uma medida providencial para gerir as horas trabalhadas. A ideia é mensurar o tempo dedicado à realização das atividades e, a partir dessas informações, elaborar um planejamento realista.

Quer uma dica? Experimente criar um quadro de horários — método este conhecido como timesheet, do inglês. Como isso ajuda na prática? Embora pareça trabalhoso, é bem simples: registrar as tarefas realizadas em cada hora do dia.

Supondo que um contador leve em média “x” minutos para fazer “n” lançamentos contábeis. Ao saber o seu desempenho, ele poderá pensar em como otimizar o processo e, com isso, ser mais ágil e eficaz.

Ao colocar em prática as dicas mencionadas neste artigo, a tendência é que a sua produtividade melhore imediatamente, visto que você promoverá regras imprescindíveis para ser um contador mais eficiente — eliminando vícios e acúmulo de tarefas.

Se gostou do conteúdo e deseja receber as novidades que estamos preparando via e-mail (e em primeira mão), assine agora a nossa newsletter!