Serie: Ganhando Dinheiro com Contabilidade – Auditoria Contábil

Tempo de leitura: 3 minutos

Trabalhar com a prestação de serviços de auditoria contábil é estar alinhado às tendências do mercado. Como não poderia ser diferente, o tema faz parte da série Ganhando Dinheiro com Contabilidade, cujo objetivo é nortear você, contador, quanto às opções que o mercado oferece aos profissionais independentes.

Para começar: por que a auditoria traz um grande potencial? A imagem de uma empresa nunca foi tão importante como atualmente. Quando falamos em grandes corporações, principalmente, é imprescindível seguir os Princípios da Contabilidade e mostrar-se exemplar na gestão financeira.

Ou seja, a importância em ser transparente no mercado é o que faz do investimento em auditoria necessário. Na mesma linha, o conhecimento trazido pela auditoria contábil é providencial a executivos e gestores para a tomada de decisões.

Percebeu a relevância dessa prática? Então sinta-se convidado a continuar a leitura deste conteúdo, no qual você aprenderá como funciona a auditoria contábil, além de descobrir mais sobre a demanda e características dos clientes. Acompanhe!

Você conhece o curso que ensina Prática Contábil?

O Contador Profissional é um curso completo, com mais de 200 aulas práticas e mais de 3.000 alunos, tem ajudado muitas pessoas a serem profissionais contábeis qualificados.

[ Clique aqui e conheça o curso ] 
*Aproveite as condições especiais 😉

Como funciona a auditoria contábil?

Reiterando, a auditoria contábil tem por objetivo analisar todas as atividades financeiras da empresa e, após o diagnóstico, entregar um relatório completo sobre todas as movimentações. É, basicamente, um tipo de perícia voltada à área da Contabilidade.

Algumas das mais marcantes características da auditoria contábil são a precisão de cada constatação e a identificação de irregularidades na gestão da empresa. Portanto vários elementos podem ser auditados, tais como fluxo de caixa e DRE (Demonstração de Resultado de Exercício).

Quanto a sua realização prática, a auditoria contábil é composta de uma série de processos, os quais começam por pesquisas e planejamento, passando por vários tipos de testes e, por fim, terminam com o relatório completo e as conclusões do auditor.

Quem é o público-alvo?

Os serviços de auditoria contábil são mais comuns em empresas maiores, isto é, que trabalham com mais lançamentos contábeis. A quantidade de movimentações presentes nas corporações abrem muitas brechas para erros e fraudes, fazendo-se necessária a revisão das demonstrações financeiras e da gestão como um todo.

Contudo, faz um tempo que as pequenas e médias empresas representam uma parcela de demanda por serviços de auditoria contábil. Porém a falta de informação e o custo da operação ainda se configuram como entraves para o investimento.

O que os clientes esperam da auditoria contábil?

Com a modernização da auditoria na Contabilidade, as empresas que buscam pelo serviço — prestado por um auditor ou empresa independente — têm muito a esperar dos resultados. Em outras palavras, não se trata mais de obter um parecer crítico e técnico do especialista.

A auditoria é um instrumento de enorme eficácia para a gestão corporativa. Isso porque os procedimentos ajudam a identificar problemas operacionais de maneira mais profunda, municiando o gestor de fatos que, resolvidos, otimizam o funcionamento da empresa substancialmente.

Outro exemplo é a empresa de capital aberto. Para que ela consiga se valorizar, é fundamental a transparência, mostrando aos investidores o nível de excelência da gestão. Ou seja, a auditoria contábil torna as companhias mais confiáveis.

Por fim, ressaltamos que, diferentemente dos serviços abordados até aqui, a auditoria contábil requer bastante preparo por parte do profissional. É necessário conhecer a fundo todos os procedimentos de contabilidade e, também, obter a Certidão Nacional de Auditor Independente (CNAI) mediante exame de qualificação técnica.

Você conhece o curso que ensina Prática Contábil?

O Contador Profissional é um curso completo, com mais de 200 aulas práticas e mais de 3.000 alunos, tem ajudado muitas pessoas a serem profissionais contábeis qualificados.

[ Clique aqui e conheça o curso ] 
*Aproveite as condições especiais 😉