Sistemas contábeis: o que são e quais as vantagens?

Tempo de leitura: 4 minutos

A tecnologia tem facilitado a vida de profissionais das mais diversas áreas há bastante tempo. Tivemos essa certeza no ano passado, com a aceleração do trabalho remoto, devido aos impactos causados pela pandemia do Coronavírus. Neste contexto, a contabilidade digital, bem como os sistemas contábeis têm sido muito vantajosos para os profissionais deste setor, que já podem automatizar processos, proteger dados e evitar possíveis deslizes com relação às obrigações das empresas em que atuam.

Embora os sistemas contábeis promovam inúmeros benefícios aos contadores, muitos desses profissionais ainda não sabem o significado desses softwares e como eles podem agilizar a rotina contábil. Por isso, o Viver de Contabilidade vai mostrar o que são e quais as vantagens dos sistemas contábeis. Ao implementar essa tecnologia no seu negócio você terá a possibilidade de potencializar a produtividade da equipe e ainda terá mais tempo para prospectar novos clientes. Mas, atenção, a escolha de um sistema de contabilidade requer investimentos e pesquisas relacionadas ao modelo de negócio da empresa em que ele será utilizado.

Para quem não sabe, os sistemas contábeis são softwares capazes de facilitar a gestão da contabilidade de um negócio. Nele você pode concentrar todas as informações e dados necessários para a realização das atividades da área.

Sabemos que as empresas possuem funcionalidades distintas. Isso depende de metas, objetivos e processos específicos, portanto, o mercado também disponibiliza diferentes sistemas contábeis, dos mais simples aos mais complexos. Para facilitar, eles podem ser divididos em três categorias, confira abaixo quais são elas.

Categoria Mid-Ed

Este modelo de sistema contábil automatiza funções como integração com outros sistemas de gestão e bancos de dados da empresa e até dos clientes, além de outras atividades essenciais para uma contabilidade eficaz. Essa é uma maneira de tornar as atividades contábeis mais práticas e dinâmicas, melhorar a qualidade do atendimento ao cliente e para o contador focar nas obrigações fiscais.

O Mind-Ed ou Mid-Market como também é conhecido atende a maior parte das organizações por ser um sistema contábil amplo e ao mesmo tempo simples, principalmente para Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

Categoria Low-End

O Low-End está na categoria mais simples dos sistemas contábeis. Ele atende demandas como cálculos, construção de guias e gestão da folha de pagamentos.

Essa pode ser uma opção para quem pretende implementar o primeiro sistema contábil, mas, como vimos, é importante pesquisar, comparar e analisar cada modelo de negócio antes de fazer essa escolha, pois nem sempre começar com um modelo básico vai trazer o melhor resultado para você e sua equipe.

Categoria High-End

Esta é a mais complexa das categorias de sistemas contábeis. Softwares deste modelo são destinados a automação de atividades das grandes empresas.

Agora que você conhece o significado e os tipos de sistemas contábeis, vamos ver quais as vantagens que essa tecnologia pode trazer.

Quais são as vantagens dos sistemas contábeis?

Se escolhido com cautela e as recomendações necessárias, um sistema contábil pode trazer inúmeras vantagens para uma empresa e seus colaboradores. Veja.

  • Estratégias de gestão
  • Integração com diferentes departamentos
  • Redução de custos
  • Segurança de dados
  • Resultados

E não para por aí! Adotar um sistema contábil pode ser a solução para quem pretende aumentar a produtividade, a cartela de clientes, melhorar o atendimento, evitar o retrabalho, atuar de forma estratégica, agir de forma transparente e ainda controlar prazos. Como você pode perceber, a contabilidade digital chegou para agregar valor aos profissionais da área.

Quais as tarefas que os sistemas contábeis pode realizar?

Além de automatizar tarefas, auxiliar em uma gestão estratégica, potencializar a produtividade e controlar prazos, um software de contabilidade também pode realizar as seguintes tarefas.

  • Emissão e controle de notas fiscais
  • Importar dados da Receita Federal
  • Atualizar as normas tributárias

Certamente empresas que ainda não adotaram os sistemas contábeis precisam repensar processos. Se não agora, o momento de fazer da tecnologia uma aliada está cada vez mais próximo.

Os softwares de contabilidade devem passar credibilidade às empresas, oferecer atendimento, treinamento e manutenção de qualidade, e, inclusive, um período de teste para as empresas. Vale ressaltar que os sistemas contábeis precisam estar na internet, de preferência na nuvem. Lembre-se que as informações sobre seu patrimônio devem estar bem resguardadas.

Caso você ainda esteja em dúvida se vai implementar um sistema contábil na organização em que atua, lembre-se de que esta é uma oportunidade para trabalhar de forma estratégica e consultiva, adequar-se a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em 18 de setembro de 2020, e ainda aumentar seus lucros com a conquista de novos clientes. O Viver de Contabilidade torce pelo sucesso dos profissionais da área contábil.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Já pensou em aprender 12 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Temos uma formação completa que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado, e o melhor, na Prática!

Se você precisa da Prática Contábil, CLIQUE AQUI e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil