Skills Profissionais – conheça as habilidades do futuro

Tempo de leitura: 5 minutos

Muitas empresas, para facilitar no processo de seleção e recrutamento, começaram a separar em categorias as habilidades e conhecimentos que os seus candidatos apresentam. Neste sentido, passamos a falar sobre as Skills Profissionais.

Traduzindo a expressão do inglês, as Skills que as empresas analisam em seus candidatos são as suas habilidades ou competências profissionais, ou seja, a aptidão que o indivíduo tem para executar alguma ação. 

Basicamente, as Skills Profissionais podem ser divididas entre as Hard Skills e as Soft Skills. Você conhece a diferença entre elas? Confira a seguir!

Tipos de Skills Profissionais

Entender o conceito das expressões Hard Skills e Soft Skills é fundamental para avaliar a qualificação de um candidato para uma vaga ou até mesmo para entender a importância de um colaborador. Confira a diferença entre essas Skills Profissionais.

Hard Skills 

Podemos chamar de hard skills as habilidades que são quantificáveis, ou seja, as habilidades técnicas. Em geral, essas competências podem ser aprendidas através de cursos, livros, treinamento e graduação.

Sendo assim, podemos entender que essas competências são facilmente mensuráveis, seja através de provas e testes ou até mesmo a comprovação dessa habilidade através de certificados. 

Em geral, essas competências estão descritas no currículo enviado à empresa, quando o indivíduo se candidata a determinada vaga. Alguns exemplos dessas Skills Profissionais são:

  • Proficiência em uma determinada língua;
  • Diploma ou certificado, seja de cursos, graduação, mestrados ou pós-graduação;
  • Habilidade de operar um determinado software ou máquinas.

Adquira 10 anos de prática contábil em poucos dias. Conheça nosso curso!

O que pode-se perceber, entretanto, é que não basta que um candidato tenha todas as qualidades técnicas (hard skills) para desenvolver bem o seu trabalho. Por conta disso, os recrutadores começaram também a atentar-se às outras questões das Skills Profissionais, ao que chamamos de Soft Skills. Veja a seguir o que isso significa.

Soft Skills

As Soft Skills são uma outra parte das Skills Profissionais, que podemos também chamar de habilidades comportamentais. Elas são mais difíceis de serem analisadas e, principalmente, mensuradas, uma vez que estão também relacionadas a forma como o profissional se relaciona com outras pessoas. 

Além disso, essas Skills Profissionais também são mais difíceis de serem ensinadas e aprendidas. Sendo assim, não é através de certificados ou provas que você consegue avaliar quais as soft skills que determinado candidato tem.

Em um processo seletivo, essas questões podem ser observadas através de testes comportamentais e psicológicos, como as dinâmicas em grupo. Algumas das principais características que os recrutadores buscam em seus candidatos são:

  • Comunicação interpessoal;
  • Flexibilidade;
  • Proatividade;
  • Resolução de conflitos;
  • Liderança;
  • Organização;
  • Ética.

Normalmente, essas habilidades não são encontradas no currículo do profissional, uma vez que não podem ser facilmente comprovadas. 

Entenda a importância da Inteligência Emocional para o contador.

A importância das Skills Profissionais em uma empresa

Antigamente, as empresas tinham a cultura de prestar atenção somente às hard skills, contratando profissionais considerando apenas suas qualidades técnicas. O que pôde ser notado, entretanto, é que em algumas situações a falta de determinadas habilidades poderiam prejudicar no desempenho de seu cargo.

Sendo assim, tornou-se aparente que não basta uma pessoa ter todas as qualificações técnicas (hard skills), se, por exemplo, não conseguem se relacionar e trabalhar com outras pessoas (soft skills).

Quando uma empresa divulga uma vaga, pode considerar os dois tipos de Skills Profissionais. Ou seja, além de listar as habilidades técnicas (hard skills) desejáveis, também podem fazer o mesmo com as soft skills. É algo que temos visto cada vez com maior frequência nos últimos anos.

Dessa maneira, se a sua empresa está procurando por um profissional para a área de marketing digital, por exemplo, pode pedir algumas habilidades técnicas, como:

  1. Conhecimento avançado no Google Adwords;
  2. Fazer relatórios no Google Analytics;
  3. Conhecimento avançado em Excel. 

Ainda na mesma vaga, algumas outras habilidades podem estar listadas, como:

  1. Ter perfil analítico;
  2. Ter uma boa comunicação;
  3. Saber trabalhar em equipe.

E inúmeras outras qualidades comportamentais, as quais chamamos de soft skills. Dessa maneira, o recrutador consegue compreender melhor quais são as principais características e competências de seus candidatos, tanto técnicas quanto comportamentais.

Os profissionais que se candidatam às vagas sabem que estão sendo avaliados não apenas pelas suas competências técnicas, mas também pela maneira que lidam com os outros e com o seu próprio trabalho. Essa é a grande vantagem das empresas se empenharem em avaliar todas as Skills Profissionais já no processo de seleção e recrutamento. 

Da mesma maneira, é importante entender que, assim como é possível incentivar que os seus colaboradores desenvolvam novas habilidades técnicas por meio de treinamento e cursos, também é possível desenvolver soft skills na sua empresa. Isso pode ser feito através da colaboração entre a equipe, do incentivo à comunicação e até mesmo através da cultura de feedback.

O importante é que no fim das contas, as empresas consigam reconhecer os grandes talentos que passam pelo seu processo de seleção e que ingressam em seu trabalho, avaliando muito mais do que apenas as Hard Skills, mas também dando a importância necessária às Soft Skills, entendendo o que isso significa dentro do dia a dia da empresa.

E então, conseguiu entender as principais diferenças entre essas Skills Profissionais? Consegue identificá-las em seus funcionários e, principalmente, incentivá-las?

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um profissional de Departamento Pessoal.

Você gostaria de dominar as Regras, Normas, Leis e Atalhos do Departamento Pessoal?

Se tornar um profissional capaz de atuar na área em poucas semanas?

Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Criamos um programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, CLIQUE AQUI e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.