A tecnologia como aliada nas rotinas diárias de um contador

A tecnologia como aliada nas rotinas diárias de um contador

Tempo de leitura: 3 minutos

Inevitavelmente, se você deseja ter progresso em sua carreira (seja ela qual for), precisa usar as tecnologias disponíveis atualmente para conseguir esse objetivo. Chegamos num momento em que se tornou impensável qualquer atividade sem o uso de ferramentas automatizadas, que conseguem ajudar a realizar qualquer trabalho de maneira mais rápida e eficaz. No caso de um contador, essa questão se tornou, em pouco tempo, uma necessidade básica, visto que praticamente todos os processos contábeis feitos nos dias de hoje são informatizados. Esses são sistemas, inclusive, que ajudam a reduzir bastante da burocracia que temos no Brasil quando se fala em tributação e leis fiscais em geral. Mas, de maneira específica, você sabe o que de bom as novas tecnologias podem proporcionar ao profissional de Contabilidade?

Benefícios

O primeiro dos benefícios que podemos citar quando falamos da ajuda das novas tecnologias ao setor contábil é a questão da organização. Como bem sabemos, este é um setor que detém uma qualidade enorme de dados de todos os tipos. A informatização do setor conseguiu, dado o grande número de informações que a área exige, reduzir aquela infinidade de papéis, que antes abarrotavam os escritórios de Contabilidade por aí. A partir do momento em que se tem uma maior organização dos principais processo de um setor, automaticamente, tem-se um foco maior nas principais atividades dele. No caso da Contabilidade, uma da principais dores de cabeça que acometem os profissionais é quanto aos órgãos fiscalizadores. E, quando se trata de tais órgãos, realmente ter notas fiscais perdidas ou pastas desorganizadas não é nem um pouco recomendável. Nisso, ter as principais informações a apenas um click é extremamente eficaz. Além da própria organização e da otimização do tempo de trabalho, a tecnologia dentro do setor contábil proporciona uma maior segurança dos dados que estão sendo calculados e analisados. Quando dados sigilosos e informações em geral está em um HD, com senha e tudo, tendo sido feito o devido backup dessas informações, é muito mais seguro do que em um amontoado de papéis, bem mais fáceis de se perderem.

A tecnologia ajuda, mas, não substitui

É imprescindível termos em mente que a tecnologia atual é, sim, uma enorme aliada, mas, que jamais irá substituir a figura do contador. Até mesmo porque é preciso um cérebro humano para alimentar esses dados em uma sistema automatizado, por mais avançado que ele seja. O contador, portanto, continua tendo enorme relevância nesses processos, onde a alta tecnologia está ali a serviço de um trabalho mais rápido e eficaz, mas, não como uma maneira de substituir o profissional como um todo. Claro que estamos falando de profissionais que buscam se diferenciar e se qualificar, pois a tecnologia, a cada dia que passa, processa as informações com mais rapidez e eficiência, ameaçando SIM muitos “contadores robôs” que vemos no mercado. O futuro, portanto, já chegou e precisamos olhar para a tecnologia como uma grande aliada, nos permitindo realizar trabalhos mais intelectuais e de análise aprofundada, que antes era mais difícil, seja pela falta de visão amigável das informações ou pela necessidade de realizar tarefas, hoje automatizadas pela tecnologia.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

2 Comentários


  1. Boa tarde tudo bem, queria poder pratica um pouco da contabilidade, pois terminei o faculdade recentemente e queria ver na pratica como funciona a contabilidade, pois na faculdade é muita teoria kkk, tenho como prioridade trabalhar por conta e preciso muito de uma orientação e ajuda.


  2. Bom dia, meu nome é Márcio e trabalho na área contábil há 10 anos, Aqui usamos o sistema contabil Cordilheira, qual o sistema contábil que voçê usa ?

Comentários encerrados.