​​Tendências de Contabilidade para 2022!

Sabemos que 2021 não foi um ano fácil para nenhum setor e que ocorreram várias mudanças por causa disso.

Com isso, diversas áreas precisaram se adequar às novas tendências que surgiram, assim como a área contábil.

Quer saber quais são as novas tendências de contabilidade para 2022? Então, continue lendo e confira!

7 tendências de contabilidade para 2022!

Consultoria personalizada

Algo que sempre traz um diferencial para qualquer profissional contábil é possuir uma consultoria personalizada para cada cliente. 

Assim, é possível dar mais atenção para cada um deles e oferecer soluções que podem ajudar no crescimento da sua empresa.

Uma consultoria personalizada pode incluir soluções com foco em cada cliente e nos serviços que ele necessita, além da proximidade com cada um deles.

Automação de processos

A tecnologia está por toda a parte e a automação de processo fica cada vez mais forte por conta disso.

Para a área de contabilidade, essa ferramenta pode ser útil para otimizar o tempo e favorecer um relacionamento mais próximo com os clientes.

Os softwares de automação contábil são grandes aliados dos profissionais contábeis, substituindo rotinas e entradas de dados manuais nos escritórios.

Portanto, a automação proporciona que o profissional aplique seu conhecimento de forma mais efetiva, gastando tempo com tarefas que não podem ser substituídas pela automação. Além disso, auxilia no aumento da  produtividade.

Integração contábil

Atualmente, a integração contábil já é uma realidade que vem se consolidando cada vez mais.

O mercado já oferece vários programas de contabilidade que facilitam o controle e a gestão de documentos, evitando gastar horas digitalizando as informações dos clientes e fazendo fechamento contábil manualmente, por exemplo.

Isso mostra que o investimento em tecnologia é uma necessidade para todos os profissionais da área contábil, porque otimiza o tempo e ainda integra vários setores ao mesmo tempo.

Pagamento com PIX

O PIX foi uma novidade no meio financeiro que modernizou as formas de pagamento.

Ele é um sistema de pagamento instantâneo, feito em tempo real, sete dias da semana e 24 horas por dia.

Se adequar aos novos meios de pagamento é fundamental para o profissional contábil, mostrando assim que está por dentro das atualizações e novidades. Isso sem falar na facilidade dos pagamentos que podem ser recebidos através do PIX.

Sites e redes sociais

Nos dias atuais é muito importante que o profissional contábil esteja presente nos meios digitais, como ter um site e perfil nas redes sociais divulgando os seus serviços.

Todo o profissional precisa estar por dentro dos meios digitais para não perder oportunidades de atrair uma quantidade significativa de clientes.

Porém, para isso é preciso verificar qual a rede social que mais combina com o seu negócio.

Mudanças na legislação

As mudanças na legislação acabam permitindo o surgimento de novos empreendimentos. 

Por isso, os profissionais de contabilidade precisam se adaptar para atender as novas empresas e suas propostas de negócios.

Economia do compartilhamento

A economia do compartilhamento ou economia colaborativa está se expandindo cada vez mais, seja no compartilhamento de informações, de espaços físicos, de serviços ou outros.

Os escritórios menores, que muitas vezes ficam em desvantagem em relação aos grandes, podem se dar bem com a economia do compartilhamento. Assim, eles se associam aos seus pares no ambiente virtual, por meio de portais de contabilidade, para compartilhar informações, gastos com publicidade e captação de clientes.

Porém, quem prefere manter o escritório físico, pode optar pelos espaços  de co-working que permitem o compartilhamento de infraestrutura, reduzindo os custos com aluguel, serviços e recursos humanos.

Receba esses E-books Gratuitos

Guia Completo e Definitivo da Área Contábil + Raio X das profissões (Analista Fiscal, Contábil e Societário)

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Seja um profissional da área Contábil, mesmo que ainda não tenha a prática do dia a dia!

Você pode ter acesso a um atalho e dominar rapidamente Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, todas as rotinas e obrigações de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido, MEIs, Imposto de Renda e muito mais…

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou ter um escritório de contabilidade, clique no link abaixo e conheça o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

TENHA A PRÁTICA CONTÁBIL