Teoria e prática da contabilidade

Tempo de leitura: 3 minutos

Normalmente, saímos da faculdade para encarar o mercado de trabalho cheios de dúvidas a respeito de que área vamos seguir, quais as possibilidades iremos encontrar, fazer ou não uma pós-graduação e até mesmo como funciona a teoria e prática da contabilidade. 

É muito comum ouvir que tal coisa funciona apenas na teoria, mas que na prática é diferente. Pensando assim, então por que passaríamos quatro anos da graduação aprendendo a teoria?

É por isso que entender como funciona a teoria e prática da contabilidade é tão importante. Será que essas duas questões andam juntas? Como elas se relacionam? O que, além do que você já sabe da teoria, terá que aprender para colocar na prática? Continue a leitura para descobrir!

Teoria e prática da contabilidade andam de mãos dadas?

Devemos entender que, para a formação de um profissional, seja ele da área contábil ou não, deve existir uma integração entre o que está sendo aprendido com a sua aplicação no dia a dia de trabalho. Afinal, são muitas as vezes que temos que resgatar algumas teorias aprendidas na faculdade para uma resolução prática.

Ou seja, a teoria deve complementar a prática e vice-versa, com a ideia principal de que as duas fossem desenvolvidas simultaneamente. Esse, pelo menos, é o cenário ideal.

Além disso, não podemos esquecer que a área da contabilidade envolve diversas funções legais. Quando pensamos que a teoria é, também, o conhecimento prévio dessas leis, podemos visualizar melhor sobre a importância da integração entre a teoria e prática da contabilidade.

Contador no mercado de trabalho

Vamos entender um pouco mais sobre a teoria e prática da contabilidade pensando no profissional inserido no mercado de trabalho. Antes de tudo, devemos lembrar que para isso, ele deve ter concluído a graduação de quatro anos e obter o título de aprovação do CRC para que possa assinar as documentações da empresa.

Afinal, já vimos que a teoria e prática da contabilidade andando uma ao lado da outra seria o ideal. Mas será que realmente é isso o que acontece?

O que normalmente vemos na prática do mercado de trabalho é que as disciplinas oferecidas na universidade, mesmo criando uma boa base de conhecimento, muitas vezes não se mostram suficientes para servir como experiência no currículo do profissional. 

A grande questão da teoria e prática da contabilidade é que nas matérias teóricas, as situações de realidade não afetam o profissional como ocorre na vida real, apresentando-se bem diferente na prática da rotina de trabalho.

Além disso, não podemos esquecer que trabalhar como contador requer empenho, vontade e, principalmente, uma educação continuada. O contador precisa estar antenado às várias mudanças que ocorrem na legislação fiscal e trabalhista para colocar em prática seus conhecimentos teóricos e práticos.

Os estudos após a graduação são essenciais para a experiência do profissional, uma vez que, já conhecendo como funciona na prática, pode levar essas vivências para dentro da teoria com mais profundidade.

Da mesma maneira, não podemos esquecer que o mercado da área de contabilidade é acirrado. Isso significa que o profissional que quer se destacar deve sempre procurar novos diferenciais.

Afinal, além de dedicação e estudos, você também deve saber como aplicá-los na prática e ter confiança no seu trabalho. Assim você será capaz de lidar com a correria da rotina, a pressão do dia a dia, os curtos prazos, atenção máxima e conferência de todas as atividades. Assim, a teoria e prática da contabilidade, juntas, podem te levar a ser um profissional cada vez melhor.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Criamos um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, CLIQUE AQUI e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil