Normalmente, saímos da faculdade para encarar o mercado de trabalho cheios de dúvidas a respeito de que área vamos seguir, quais as possibilidades iremos encontrar, fazer ou não uma pós-graduação e até mesmo como funciona a teoria e prática da contabilidade.
É muito comum ouvir que tal coisa funciona apenas na teoria, mas que na prática é diferente. Pensando assim, então por que passaríamos quatro anos da graduação aprendendo a teoria?
É por isso que entender como funciona a teoria e prática da contabilidade é tão importante. Será que essas duas questões andam juntas? Como elas se relacionam? O que, além do que você já sabe da teoria, terá que aprender para colocar na prática? Continue a leitura para descobrir!
Teoria e prática da contabilidade andam de mãos dadas?
Devemos entender que, para a formação de um profissional, seja ele da área contábil ou não, deve existir uma integração entre o que está sendo aprendido com a sua aplicação no dia a dia de trabalho. Afinal, são muitas as vezes que temos que resgatar algumas teorias aprendidas na faculdade para uma resolução prática.
Ou seja, a teoria deve complementar a prática e vice-versa, com a ideia principal de que as duas fossem desenvolvidas simultaneamente. Esse, pelo menos, é o cenário ideal.
Além disso, não podemos esquecer que a área da contabilidade envolve diversas funções legais. Quando pensamos que a teoria é, também, o conhecimento prévio dessas leis, podemos visualizar melhor sobre a importância da integração entre a teoria e prática da contabilidade.
Contador no mercado de trabalho
Vamos entender um pouco mais sobre a teoria e prática da contabilidade pensando no profissional inserido no mercado de trabalho. Antes de tudo, devemos lembrar que para isso, ele deve ter concluído a graduação de quatro anos e obter o título de aprovação do CRC para que possa assinar as documentações da empresa.
Afinal, já vimos que a teoria e prática da contabilidade andando uma ao lado da outra seria o ideal. Mas será que realmente é isso o que acontece?
O que normalmente vemos na prática do mercado de trabalho é que as disciplinas oferecidas na universidade, mesmo criando uma boa base de conhecimento, muitas vezes não se mostram suficientes para servir como experiência no currículo do profissional.
A grande questão da teoria e prática da contabilidade é que nas matérias teóricas, as situações de realidade não afetam o profissional como ocorre na vida real, apresentando-se bem diferente na prática da rotina de trabalho.
Além disso, não podemos esquecer que trabalhar como contador requer empenho, vontade e, principalmente, uma educação continuada. O contador precisa estar antenado às várias mudanças que ocorrem na legislação fiscal e trabalhista para colocar em prática seus conhecimentos teóricos e práticos.
Os estudos após a graduação são essenciais para a experiência do profissional, uma vez que, já conhecendo como funciona na prática, pode levar essas vivências para dentro da teoria com mais profundidade.
Da mesma maneira, não podemos esquecer que o mercado da área de contabilidade é acirrado. Isso significa que o profissional que quer se destacar deve sempre procurar novos diferenciais.
Afinal, além de dedicação e estudos, você também deve saber como aplicá-los na prática e ter confiança no seu trabalho. Assim você será capaz de lidar com a correria da rotina, a pressão do dia a dia, os curtos prazos, atenção máxima e conferência de todas as atividades. Assim, a teoria e prática da contabilidade, juntas, podem te levar a ser um profissional cada vez melhor.