Terceirização Contábil: Confira as principais vantagens

Tempo de leitura: 3 minutos

Entende-se por terceirização contábil a contratação de um contador autônomo ou de um escritório de contabilidade para prestação deste serviço. Atualmente, é um dos principais campos de atuação profissional nesta área, embora ainda hajam empresários que resistam a este formato.

Mas será que é vantagem ou desvantagem? Confira os principais pontos.

Entenda a terceirização contábil

Antes de começar a falar sobre as vantagens e desvantagens da terceirização contábil, vamos entender como funciona esse formato de contratação. Como dito anteriormente, terceirizar um departamento de uma empresa é contratar um profissional autônomo ou um escritório como prestador de determinado serviço. Basta acertar as tarefas a serem executadas e o pagamento de honorários entre as duas partes – empresa contratante e contador contratado.

O profissional que optar por oferecer a terceirização contábil tem dois caminhos para construir seu portfólio. O primeiro é possuir um leque de serviços e ter um horizonte mais amplo para atuação e captação de clientes. O segundo é segmentar sua atuação e se especializar num nicho de mercado. Embora o volume de trabalho seja menor, o trabalho tende a ser mais valorizado.

5 vantagens da terceirização contábil

Profissionais experientes e especializados

A primeira e principal vantagem da terceirização contábil é contar com uma equipe de profissionais especializados na área contábil. Ou seja, são várias cabeças pensando juntas para solucionar os seus problemas.

Além disso, também devemos considerar a experiência obtida por esses profissionais, já que estão diariamente atuando com diferentes empresas e lidando com todo o tipo de problema contábil.

Redução de custos

O que tem mais custos? Contratar um departamento inteiro pra cuidar da sua contabilidade e se responsabilizar com salário, impostos, benefícios? Ou fazer a terceirização contábil da sua empresa, contratar um escritório especializado e pagar um valor único mensal para a realização do serviço?

A resposta é simples. Além da economia financeira, a empresa que optar por contratar um escritório contábil ainda conta com a segurança de não precisar lidar com eventuais afastamentos de colaboradores.

Em dia com as regras contábeis

A contabilidade é um mercado extremamente burocrático e é imprescindível que todos os prazos sejam cumpridos. Contar com uma empresa especializada dá a garantia do cumprimento de todos os prazos, já que a equipe que lida com as obrigações fiscais diariamente.

Além disso, é um mercado extremamente volátil onde a legislação muda com grande frequência. Essa é outra vantagem da terceirização contábil. Os escritórios que prestam esse tipo de serviço já tem preparação para este cenário. Estão aptos a se adaptarem facilmente às novas realidade e realizam cursos de reciclagem e especializações constantes.

Conheça nossos cursos práticos e comece a Viver de Contabilidade hoje mesmo!

Melhor gerenciamento das finanças

O controle financeiro é um dos principais pontos críticos em pequenas e médias empresas. Fluxo de caixa, contas a pagar e encargos são grandes causadores das dores de cabeça de empreendedores por todo o país.

A terceirização contábil pode ser a grande solução. Contar com uma empresa parceira dedicada a gerenciar todas as informações financeiras ajuda a desafogar as responsabilidades do contratante. Assim poderá ter dados mais organizados para uma gestão estratégica do próprio negócio.

Processos mais seguros

O profissional ou a empresa terceirizada cuida para que todas as obrigações sejam cumpridas e, com isso, existe a confiança de que a empresa contratante não será autuada por alguma inconsistência fiscal ou trabalhista.

 

Além dessas vantagens, deve-se considerar que o profissional terceirizado está sempre atualizado. O não vínculo empregatício é a força da motivação, quase oposta à estagnação da zona de conforto

A ausência de vínculo também traz a segurança de informações precisas pelo profissional terceirizado, uma vez que um empregado CLT não teria a mesma liberdade para apontar possíveis falhas contábeis.

 

E-book gratuito com Dicas e Orientações de como Iniciar um Escritório Contábil.

Você tem ou gostaria de iniciar um Escritório Contábil?

Imagine ter um escritório organizado, bem administrado e com grandes possibilidades de sucesso?