Terceirizar a Contabilidade: será que vale a pena?

Terceirizar a Contabilidade: será que vale a pena?

A contabilidade é uma das bases primordiais para o bom funcionamento de uma empresa. Através desse serviço, é possível gerenciar todas as questões financeiras e patrimoniais de um negócio, auxiliando na tomada de decisões assertivas e garantindo processos corretos perante a Receita Federal. 

Mas será que vale a pena terceirizar a contabilidade? 

Quais as vantagens e desvantagens em optar por esse formato?

Antes de falarmos de todas as nuances da terceirização, que tal entender o que isso realmente significa?

Terceirização Contábil: o que é isso?

Terceirizar a contabilidade de uma empresa significa repassar todos os procedimentos contábeis realizados internamente por um colaborador ou uma equipe interna, para um escritório especializado

A Terceirização Contábil também pode acontecer de forma híbrida, com parte dos processos acontecendo internamente e demais procedimentos fiscais, gerenciais e financeiros dentro do escritório contratado.

A terceirização de serviços é uma grande tendência do universo corporativo e a contabilidade já faz parte de uma demanda crescente. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2021, mais de 72% das empresas brasileiras de pequeno porte já optaram por terceirizar sua contabilidade.  

Quando vale a pena terceirizar a contabilidade?

Apesar de ser uma prática cada vez mais comum, nem sempre é ideal optar pela Terceirização Contábil. É necessário parar e avaliar as necessidades, levando em consideração aspectos e fatores importantes para a tomada de decisão.

Uma das primeiras coisas que deve ser analisada é o porte da empresa. Afinal, uma empresa pequena, com poucos processos internos e questões trabalhistas simples, podem ser ajustados internamente. 

Já grandes empresas, com inúmeras unidades e filiais espalhadas por diversos países e estados, precisam de uma assessoria mais especializada.

Além da infraestrutura da empresa é importante estar atento a outros fatores importantes, como as tributações envolvidas, as rotinas financeiras e patrimoniais, o número de processos envolvidos, a qualidade do planejamento atual e a complexidade do seu negócio.

Terceirização Contábil: vantagens e desvantagens em optar por esse formato

Uma empresa que optar pela Terceirização Contábil certamente terá uma redução de custos expressiva, afinal, não será necessário manter um setor interno, com diversos profissionais com salários e encargos mensais. 

Por outro lado, manter a contabilidade internamente, minimiza riscos, priorizando a segurança de informações sigilosas e dados sensíveis.

Se você ainda está na dúvida, confira as principais vantagens e desvantagens em terceirizar a contabilidade da sua empresa.

Vantagens:

  • Redução de gastos;
  • Profissionais experientes com visão generalista do mercado;
  • Atualizações constantes e periódicas sobre processos realizados;
  • Precisão de dados;
  • Otimização de tempo para focar em outros departamentos;
  • Automação e tecnologia em processos contábeis.

Desvantagens:

  • Repassar informações sigilosas para terceiros;
  • Acabar optando por um escritório desqualificado;
  • Falta de padrão nos processos ou padrão diferente do habitual;
  • Dependência integral para realização de qualquer processo.

Cuidados básicos ao contratar um Escritório de Contabilidade terceirizado

  1. Busque recomendações de credibilidade;
  2. Investigue o histórico do escritório e colha informações de clientes;
  3. Atente-se à transparência do escritório. Fuja de empresas que omitem processos;
  4. Conheça os profissionais que prestarão atendimento a sua empresa. Analise o nível de conhecimento;
  5. Identifique como são realizados os processos.

Seguindo todas as dicas acima e com uma boa análise das necessidades da empresa, será simples optar pelo melhor caminho.  

Quer oferecer o seu serviço de contador para empresas, mas ainda não se sente totalmente preparado? Qualifique o seu conhecimento e conquiste clientes em poucos passos. Conheça o curso Contador na Prática.

E-book Gratuito: Guia Completo e Definitivo da Área Contábil

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Seja um Profissional da área Contábil, mesmo que ainda não tenha a prática do dia a dia!

Você pode ter acesso a um atalho e dominar rapidamente Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, todas as rotinas e obrigações de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido, MEIs, Imposto de Renda e muito mais…

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou ter um escritório de contabilidade, clique no link abaixo e conheça o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

[  DOMINAR A PRÁTICA CONTÁBIL  ]