Terceirizar o Departamento Pessoal: vale a pena?

Terceirizar o Departamento Pessoal: vale a pena?

O Departamento Pessoal é o setor responsável por toda rotina e processos envolvidos na administração do quadro de colaboradores de uma empresa. As funções do “DP”, como é popularmente chamado entre os profissionais da área, reúne tarefas indispensáveis, como admissão e demissão de funcionários, rotina de férias, folha de pagamento, controle de ponto, entre muitas outras. 

De modo geral, esse setor assegura a relação entre empresa e funcionário, pautada nas leis e obrigações entre as partes. 

Mas será que é vantajoso Terceirizar o Departamento Pessoal?
Quais as implicações em optar por esse caminho?

Para entender os benefícios e também as desvantagens em terceirizar o Departamento Pessoal, é necessário compreender de forma clara o que isso significa.

Terceirizar o Departamento Pessoal: o que é isso na prática?

Terceirização é um processo bastante comum no mundo corporativo, onde uma empresa contrata outra empresa para realizar determinados serviços, ao invés de contratar funcionários internos.

Nesse caso, Terceirizar o Departamento Pessoal implica em repassar todos os procedimentos realizados até então dentro da empresa, para um escritório ou empresa especializada, direcionando todos os processos, responsabilidades e burocracias.

Com a reforma trabalhista de 2017, novas leis foram implementadas, favorecendo o avanço da terceirização no Brasil com a permissão de “atividades-meio” e também de “atividades-fim”.

Afinal, quando vale a pena optar pela Terceirização do Departamento Pessoal?

Uma empresa que optar pela Terceirização do Departamento Pessoal, certamente terá uma redução de custos expressiva, afinal, não será necessário manter um setor interno, com diversos profissionais que demandam salários e encargos mensais. 

Por outro lado, manter o Departamento Pessoal internamente, facilita a tomada de decisões imediatas e reduz o tempo dos processos, já que terceirizando o DP, tudo deverá ser solicitado de forma externa.

Terceirizar o Departamento Pessoal: vantagens e desvantagens

Repassar as obrigações e responsabilidades do DP  para uma empresa especializada permite inúmeras mudanças no dia a dia de uma empresa, principalmente em relação aos processos. 

Confira agora uma lista completa com todas as vantagens e desvantagens em terceirizar esse serviço:

Vantagens:

  • Redução expressiva de custos da empresa;
  • Otimização de tempo para focar em outros departamentos;
  • Profissionais e especialistas qualificados em constante atualização;
  • Controle de rotatividade interna, com profissionais terceiros sempre disponíveis;
  • Agilidade e eficiência com a automação, softwares e tecnologias específicas.

Desvantagens:

  • Risco de contratar uma empresa ou escritório sem as qualificações necessárias;
  • Dependência para realizar ações rápidas e de curto prazo;
  • Falta de padrão ou discrepância na qualidade dos serviços;
  • Alta rotatividade de funcionário com a possibilidade da conta passar por diversos profissionais, limitando a qualidade e o entendimento dos processos.

Para fugir de uma terceirização desqualificada, pesquise bastante, estude as possibilidades, conheça os profissionais que prestarão serviços a sua empresa e analise com cuidado a infraestrutura, processos e procedimentos do escritório.

Outra alternativa é a qualificação:

1 – Você pode se qualificar para atuar na área e até ter uma empresa que ofereça esse tipo de serviço.

2 – Qualificar seus colaboradores para dominar a área e absorver esse tipo de demanda.

Se você se interessou pela alternativa de qualificação, nosso curso certamente irá te atender com essa demanda em pouco tempo, conheça o Departamento Pessoal na prática

E-book Gratuito: Guia Completo e Definitivo da Área de Departamento Pessoal

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Seja um profissional da área de Departamento Pessoal, mesmo que ainda não tenha a prática do dia a dia?

Você pode ter acesso a um atalho e dominar rapidamente as rotinas e procedimentos de Folha de Pagamento, Admissão e Demissão de Funcionários, eSocial e muito mais…

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou prestar serviços de DPclique no link abaixo e conheça o caminho mais rápido para ter a Prática no Departamento Pessoal.

[  DOMINAR A PRÁTICA NO DP  ]