Tipos de clientes na contabilidade

Tipos de clientes na contabilidade

Durante a sua trajetória profissional, já precisou lidar com diferentes tipos de clientes na contabilidade? Alguns mais excêntricos, outros mais incomuns e até mesmo aqueles inusitados, que ficaram marcados para sempre para você e para a sua equipe?

Pois é! Em qualquer negócio existem perfis distintos de clientes. Porém, em todos eles, é necessário que o profissional consiga distinguir esses perfis para saber exatamente como lidar individualmente com cada um deles. 

Por que é importante entender os tipos de clientes na contabilidade?

Um contador que consegue prever o perfil do cliente que está atendendo, compreendendo de forma mais ampla suas características, está um passo à frente da sua concorrência.

Isso porque, entender a necessidade do cliente e saber a forma correta de conduzir essa relação pode impulsionar novos negócios, além de conseguir oferecer soluções mais assertivas para todos os tipos de clientes na contabilidade.  

Entender o seu cliente, propor um atendimento personalizado para cada perfil e ser um contador com credibilidade irá fidelizar o seu cliente e torná-lo um promotor do seu serviço. 

Principais tipos de clientes na contabilidade

Cliente Especialista

O perfil de cliente especialista é aquele que adora participar de todos os processos e decisões da gestão contábil. 

Esse tipo de cliente costuma compreender de forma mais ampla os procedimentos envolvidos, entende a importância do trabalho do contador para o seu negócio e preza pela qualidade, organização e pelo cumprimento de prazos.

Esse perfil gosta de seguir as regras, está constantemente avaliando a qualidade dos serviços do contador, propondo melhorias e avaliando o cumprimento da legislação vigente. 

Melhor forma de atendê-lo:

Esse tipo de cliente precisa sentir segurança no contador. Como ele entende tecnicamente as rotinas contábeis, um erro pode desmotivá-lo. 

Antes de uma ligação ou reunião com esse cliente, prepare-se bem! Envie relatórios frequentes, proponha sempre novas soluções, e esteja preparado para responder perguntas difíceis. 

Tente se basear sempre na legislação vigente em suas respostas, agregando valor ao seu conhecimento.

Cliente Estressado 

Já tentou explicar um erro para alguém nervoso e com pouco equilíbrio emocional? Pois é, uma tarefa difícil e complicada, né?

Clientes que se encaixam nesse perfil geralmente possuem uma comunicação agressiva, com perguntas e respostas ríspidas e têm dificuldade em desenvolver uma argumentação assertiva

É um dos perfis mais complicados de lidar, pois gera insatisfação no contador e pode afetar toda a equipe de contabilidade. 

Melhor forma de atendê-lo:

A palavra chave para atender esse perfil é: PACIÊNCIA! Tente manter o foco na resolução dos problemas levantados por ele. 

Desenvolva uma comunicação calma, tranquila e atente-se ao tom de voz. Mostre que se importa com a insatisfação dele e não tire a sua razão. 

Proponha soluções estratégicas e mostre como a opinião dele é importante para você. 

Cliente Desorganizado 

De todos os tipos de clientes na contabilidade, um dos mais complicado de lidar é o cliente desorganizado. Isso porque, esse tipo de cliente costuma atrapalhar ou impedir o bom trabalho do contador.

Ele geralmente não envia os documentos solicitados, perde prazos, não efetua os pagamentos nas datas acordadas e faz tudo em cima da hora.

Como se não bastasse, é comum que o cliente desorganizado esqueça as orientações passadas pelo contador e execute ações erradas. 

Melhor forma de atendê-lo:

Além de demandar uma boa dose de paciência, atender esse perfil exige duas vezes mais organização por parte do contador. 

Esse tipo de cliente precisa ser acompanhado de perto. O contador precisa realmente “puxar” as ações do cliente. Todas as demandas aqui devem ser adiantadas para evitar atrasos e o contador precisa ter um contato mais próximo, sempre relembrando datas e documentos pendentes.

Uma técnica interessante para lidar com esse perfil é mostrar as consequências e prejuízos acarretados pelos erros cometidos. 

Cliente Iniciante (inexperiente) 

Sabe aquele cliente super feliz e empolgado que quer fazer 1000 coisas ao mesmo tempo e propõe várias ideias assim que contrata um serviço?

O perfil iniciante não costuma ter noção técnica e não entende as rotinas do contador. Entretanto, ele vê o serviço contábil como seu aliado e como uma conquista para o seu negócio. 

Esse perfil é um pouco mais simples, mas mesmo assim, pode cometer erros, como qualquer iniciante.

Melhor forma de atendê-lo:

Esse perfil vai demandar um contato mais próximo do contador nos primeiros meses. É necessário que você explique a importância de seguir as rotinas da forma correta e como essas ações podem trazer resultados futuros.

Oriente, informe e levante alguns erros que podem acontecer para preveni-lo. Divida um pouco do seu conhecimento com ele e ajude-o a entender os próximos passos. 

Cliente muito comunicativo (pouco objetivo)

Esse perfil é muito comum. Alguns clientes gostam muito de conversar com o contador com proximidade, como se fosse o seu amigo. Eles entram em questões pessoais e profissionais, contam histórias do seu negócio, suas conquistas e até mesmo da sua vida pessoal.

Para esse cliente a solução do problema é sempre um bom diálogo. Eles costumam fugir de respostas objetivas e esperam o mesmo do contador. 

Melhor forma de atendê-lo:

Com esse perfil é necessário que você contador desenvolva uma relação mais próxima com o seu cliente.

Ofereça um atendimento personalizado, tire dúvidas, conte histórias de sucesso. Porém, é importante não perder completamente o foco. Mantenha diálogo mais objetivos e tente conduzir as reuniões e ligações. 

Cliente Tradicional (xô tecnologia)

O perfil tradicional integra clientes mais velhos, de uma geração pouco adepta a tecnologia. 

São extremamente desconfiados, podem ser um pouco ranzinzas e gostam de métodos tradicionais. Zelam pela honestidade e gostam de acompanhar de perto o trabalho do contador.

Melhor forma de atendê-lo:

Esse tipo de cliente pode se mostrar insatisfeito com procedimentos que envolvem tecnologia.

O contador precisa motivá-lo mostrando os benefícios do universo tecnológico, explicando detalhadamente os processos digitais nas rotinas contábeis.

Por ser desconfiado, o contador deve prezar por uma relação de confiança baseada em bons resultados. 

Cliente low touch

Esse perfil de cliente é muito estudado no universo dos negócios. Costumam ser jovens e prezam pela agilidade e velocidade de respostas. 

Esse tipo de cliente demanda menos interação humana e até mesmo, a exclusão completa, com foco no autoatendimento e soluções digitais.

Melhor forma de atendê-lo:

Ofereça ferramentas tecnológicas para o acompanhamento das rotinas contábeis. Foque na contabilidade digital e mantenha o contato de forma objetiva através de aplicativos de comunicação (whatsapp).

Cliente fiel (cliente promotor da marca)

Esse é o sonho de qualquer contador ou escritório de contabilidade. É aquele cliente fiel, que já está na carteira de cliente há algum tempo, adora o seu serviço e indica para todos, como um promotor próprio. 

Esse perfil é muito fácil de lidar, organizado e pode ajudá-lo a crescer.

Melhor forma de atendê-lo:

Continue zelando por um bom atendimento e ofereça um serviço personalizado para esse cliente. 

Você pode oferecer descontos a esse cliente como forma de agradecimento pelas indicações e manter uma relação próxima e amigável. 

Bom contador, hoje você pode perceber a importância em entender os tipos de clientes na contabilidade e como entender e lidar com cada um deles.

Agora que você já compreender todos os perfis, que tal colocar o conhecimento em prática?

Se você ainda não tem muitos clientes e precisa dominar técnicas de negociação, conheça o treinamento Negócio Contábil 

Receba esses E-books Gratuitos

Guia Completo e Definitivo da Área de Departamento Pessoal + Raio X da profissão Analista de DP

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Seja um Profissional da área de Departamento Pessoal, mesmo que ainda não tenha a prática do dia a dia?

Você pode ter acesso a um atalho e dominar rapidamente as rotinas e procedimentos de Folha de Pagamento, Admissão e Demissão de Funcionários, eSocial e muito mais…

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou prestar serviços de DPclique no link abaixo e conheça o caminho mais rápido para ter a Prática no Departamento Pessoal.

TER A PRÁTICA NO DEPARTAMENTO PESSOAL

Construa um Negócio Contábil, Lucrativo, Escalável e Gerenciado Digitalmente com o programa...

Clique na imagem acima e conheça o curso Negócio Contábil.

Toque na imagem acima e conheça o curso Negócio Contábil.

Seja um Contador Profissional das áreas Fiscal, Societário, Departamento Pessoal e Contábil!

Participe da maior e mais completa comunidade de contadores, tenha a sua disposição: