Tipos de Liderança – Qual é o seu estilo?

Tempo de leitura: 5 minutos

Para ser bem-sucedido, todo negócio precisa de uma boa equipe, afinal, é a partir dela que se chega ao resultado esperado. Entretanto, muitos esquecem da importância de um bom líder para este time.

Nos últimos anos pudemos perceber uma crescente questão levantada sobre os tipos de liderança. Enquanto antigamente acreditava-se que um líder já nascia com essa habilidade, hoje podemos ver que não há uma relação direta entre os tipos de liderança e um traço de personalidade específico.

Sabemos como essa liderança pode influenciar diretamente na equipe e em seus trabalhos. Desde o clima de trabalho até a motivação que cada integrante tem de praticar as suas tarefas e, principalmente, de ser pertencente a um grupo e saber trabalhar dessa maneira. 

Tudo isso é definido pelo líder e pelos tipos de liderança. Quer saber um pouco mais sobre os diferentes tipos e como eles se comportam em determinadas posições? Continue a leitura!

Tipos de Liderança

Entenda um pouco mais sobre os diferentes estilos e tipos de liderança:

Autocrática

Aqui, o foco da liderança é o próprio líder. Ou seja, ele centraliza a autoridade de uma maneira que todas as decisões são tomadas por ele. Neste tipo de liderança, o autocrático costuma ser dominador e, principalmente, espera que as pessoas do seu time pratiquem uma obediência cega.

Em muitos casos, esse é o líder que é temido e visto como aquela pessoa que não está pronta para ouvir críticas, além de criar um ambiente com pouco espaço para questionamentos ou sugestões.

Os grupos que estão sob regência desse líder tendem a ter problemas com frustrações e tensão, normalmente deixando toda a equipe insatisfeita e com uma grande falta de motivação. 

Liberal

Diferente da autocrática, na liderança liberal o grande foco é o colaborador. Isso significa que o líder dá total liberdade para as tomadas de decisões, sejam elas individuais ou em grupo. Com isso, muitos acabam exercendo suas funções de maneira mais intensa, por conta da liberdade observada.

Em muitos casos, o líder só ajuda quando é solicitado, o que muitas vezes aparenta um comportamento evasivo e sem firmeza. Sendo assim, esse estilo tende a desenvolver um certo individualismo entre os colaboradores e pouco respeito pelo líder.

Democrática

Como o próprio nome sugere, neste tipo de liderança os colaboradores são incentivados a participarem, dando as suas sugestões e opiniões. Neste caso, o líder se torna um facilitador de processos, pois auxilia a sua equipe e torna o ambiente de trabalho um lugar agradável.

Atualmente, esse é um dos tipos de liderança que vem ganhando cada vez mais força dentro das empresas, pois respeitam a opinião de seus colaboradores e traz uma maior motivação. Esse resultado, além de tudo, ainda vem acompanhado de um clima de integração e satisfação.

Coaching

Este é um tipo de liderança bem atual, em que a performance dos liderados está sempre em foco. Ou seja, o líder age para encontrar os pontos positivos e as habilidades de seus colaboradores e então incentivá-los, criando um clima de cooperação e crescimento.

Neste processo, o líder acompanha a evolução individual de cada liderado, entregando feedbacks a respeito de seu trabalho e sempre incentivando a melhorar e crescer, mas também mostrando a importância do trabalho de uma equipe.

Carismático

O líder carismático é aquele que, através do seu carisma, constrói a sua imagem e a sua liderança, promovendo uma alta fidelidade de seu time. Por ser sempre bem visto por todos, os seus colaboradores se sentem motivados e inspirados pelo seu líder.

Normalmente, esse tipo de liderança consegue alcançar bons resultados de seu time, mas em muitos casos está diretamente atrelado a líderes com pouca experiência ou conhecimento técnico de sua função. Desta forma, o líder carismático tende a se desenvolver junto com a sua equipe.

Devemos lembrar que muitas vezes o carisma não atinge todos os colaboradores da mesma forma, podendo ser mal interpretado por alguns.

Técnico

Esse tipo de líder é respeitado por todos exatamente por ter um bom e consolidado conhecimento técnico, sendo referência em toda a organização. Em alguns casos, a liderança técnica pode se tornar autoritária, o que pode causar conflitos.

Isso porque, por ter um conhecimento elevado, as suas decisões são respeitadas e seguidas por todos do time. Além disso, por se sentirem seguros, entendem que têm alguém para contar em momentos críticos, o que pode acabar inibindo que outros surjam novos líderes nesse cenário.

Motivador

Os líderes motivadores tem como principal característica a capacidade de extrair o máximo potencial de seus colaboradores. Além disso, são ótimos em montar bons times, com pessoas bem integradas e que conseguem trabalhar em equipe de maneira satisfatória.

Esse é um daqueles tipos de liderança que vemos principalmente em treinadores esportivos. Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados para que a motivação não acabe tornando o processo cansativo, tornando-se algo muito forçado.

Principais características de um bom líder

O segredo de um bom líder é não se encaixar em alguma dessas lideranças, mas saber transitar entre os diferentes estilos. Por isso, podemos também considerar a liderança situacional, em que o gestor consegue escolher entre os diferentes tipos de liderança de acordo com determinada situação.

Normalmente, essa liderança varia conforme:

  • Situação;
  • Pessoas envolvidas;
  • Tarefa a ser executada.

Sendo assim, muitas vezes os líderes considerados bem-sucedidos são aqueles que sabem como adaptar o seu comportamento e consequentemente a sua liderança para atender às necessidades de seus colaboradores. 

E então, você conseguiu se ver em alguns dos tipos de liderança? É comum se encontrar em diferentes estilos, mas normalmente temos um deles com traços mais fortes. Entretanto, como vimos, o desafio é saber quando e em quais circunstâncias aplicar cada estilo, para que você seja um bom líder.

Conheça dicas para iniciar o seu escritório contábil aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *