Vale a pena cursar Contabilidade em 2023?

Vale a pena cursar Contabilidade em 2023?

Você se identifica com a área de Contabilidade? Consegue se imaginar daqui alguns anos atuando profissionalmente como um futuro Contador ou uma futura Contadora? 

Se a sua resposta foi “sim”, é possível que mesmo com toda compatibilidade com a área, ainda existam dúvidas sobre cursar Contabilidade em 2023. Certo?

É super  comum se questionar se a área escolhida está em alta, se as taxas de empregabilidade são boas e quais são as reais oportunidades de crescimento. 

Portanto, para facilitar a sua jornada, reunimos alguns fatores importantes e determinantes para te ajudar a tomar essa decisão com segurança e de forma muito mais assertiva. 

Por que cursar Contabilidade em 2023?

Já parou para pensar que independente de como esteja o cenário econômico de um país, a função de um contador é e sempre será fundamental para o sucesso de qualquer empresa ou organização? 

Seja ela pública ou privada, de médio ou grande porte, o contador é uma figura indispensável para a saúde financeira e contábil de qualquer empresa.

Não é à toa que a Contabilidade registra uma das maiores taxas de empregabilidade do Brasil, com inúmeros profissionais contratados diariamente.

Em 2023 a profissão estará em alta sim, com muitas novidades para os futuros contadores. Confira a seguir as principais. 

5 motivos para cursar Contabilidade em 2023

1. Alta taxa de empregabilidade

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Contabilidade é uma das áreas com a maior taxa de empregabilidade no Brasil, ocupando o 4° lugar no Ranking nacional, com mais de 93,8% dos profissionais formados e contratados. 

Realmente não faltam oportunidades para os novos contadores, tanto para quem deseja formar uma carreira em grandes empresas, quanto para contadores que almejam empreender. 

2.Sem limite de idade

Como a área contábil preza por conhecimento, responsabilidade e ética, a idade do contador é um fator irrelevante. O mais importante na profissão é prestar um serviço de qualidade, confiável e apresentar um perfil bem informado e atualizado. 

Ao contrário de muitas outras profissões, contadores com mais de 50 anos de idade, por exemplo, têm as mesmas oportunidades de jovens contadores, ou até maiores, por seu nível de experiência. 

3.Especializações Diversas 

Se você já está se preparando para cursar Contabilidade em 2023, saiba que a área oferece muitas oportunidades de especializações.  Para contadores que desejam focar em um setor específico é possível encontrar inúmeros setores para investir. 

Nos últimos anos as áreas de Contabilidade Consultiva, Contabilidade Digital, Finanças e Auditoria estiveram em alta. Confira as melhores opções de Especialização em Contabilidade para investir. 

4.Valorização Profissional

O Contador é um dos profissionais mais valorizados do mercado. Isso porque, nenhuma empresa, independente do seu porte ou nicho, pode sobreviver sem uma boa gestão contábil e financeira.  Portanto, quem deseja cursar Contabilidade em 2023 vai se deparar com um mercado aberto e propício ao seu desenvolvimento. 

5. Área favorável para empreender

Para contadores que desejam empreender, a contabilidade é uma área diversa com inúmeras possibilidades. É possível rentabilizar com uma gama de serviços diferenciados e mais procurados como: Contabilidade Digital, Contabilidade Gerencial, Consultoria Especializada, Business Valuation. 

Chegou a hora de cursar Contabilidade em 2023

Torne-se um contador preparado e aprenda todas as técnicas exigidas pelo mercado de trabalho. Conheça uma comunidade exclusiva para contadores, e desenvolva habilidades fundamentais para atuar na profissão.

Receba esses E-books Gratuitos

Guia Completo e Definitivo da Área Contábil + Raio X das profissões (Analista Fiscal, Contábil e Societário)

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Você está em busca de atuar na área contábil, mas não tem a Prática e Experiência do dia a dia?

Clique na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.

Toque na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.

Seja um Contador Profissional das áreas Fiscal, Societário, Departamento Pessoal e Contábil!

Participe da maior e mais completa comunidade de contadores, tenha a sua disposição: