Já ouviu falar que vão faltar Contadores no Mercado mundial nos próximos anos?
Pois é, a realidade é que uma escassez profissional pode acontecer em pouco tempo, afetando milhares de empresas em todo o mundo.
Estudos recentes indicam que o mercado contábil poderá sofrer com a falta de mão de obra qualificada nos próximos anos, aumentando a procura por contadores capacitados.
Mas você sabe exatamente por que isso pode acontecer? Confira a seguir porque vão faltar contadores no mercado, quais são os principais motivos por trás dessa possível escassez e como se preparar para atender esse novo mercado.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Conselho de Supervisão da Contabilidade de Empresas de Capital Aberto dos Estados Unidos , um declínio significativo já vem ocorrendo no número de pessoas que ingressam na área contábil e que fazem corretamente os exames para a certificação profissional.
Apesar de não ser um problema relevante no Brasil, que retém uma das melhores taxas de formação na área e uma dos índices de empregabilidade mais altos do país, a profissão pode sofrer uma escassez em outros países, afetando positivamente a procura por profissionais brasileiros.
Muitos se formam, mas não conseguem o registro profissional. Outros iniciam a graduação, mas não se sentem preparados tecnicamente para enfrentar o novo mercado, que exige uma postura mais estratégica, digital e dinâmica.
Por outro lado, alguns jovens estão deixando de optar pela profissão de contador por considerarem uma área séria, engessada e com salários menos atraentes. Mas será que isso pode afetar o mercado como um todo? Vai faltar contador no mercado?
Segundo especialistas, a falta de mão de obra pode ocorrer nos próximos 10 anos se não houver programas de incentivo para inserir jovens na profissão, mudanças nas bases salariais e uma qualificação técnica mais rigorosa e capacitada que atenda às atuais necessidades das empresas.
O que tem levado o mercado a caminhar para uma escassez de contadores qualificados? Por que vão faltar contadores no mercado mundial nos próximos anos? Veja a seguir:
Ao mesmo tempo em que a procura por contadores capacitados cresce cada vez mais, existe uma preocupação no mercado com a falta de profissionais qualificados e preparados tecnicamente para atender às atuais demandas do mercado.
Atualmente, profissionais que apresentam apenas a formação acadêmica muitas vezes não conseguem suprir todas as necessidades técnicas, precisando recorrer a treinamentos focados na prática profissional ou especializações mais específicas para alcançarem um nível mais amplo de conhecimento.
No Brasil o Conselho Federal de Contabilidade fiscaliza o exercício da profissão, permitindo apenas que contadores formados e habilitados com registro profissional (CRC) exerçam a profissão.
Segundo dados fornecidos pelo CFC em janeiro de 2023, existem mais de 526 mil contadores com registro ativo no país, entretanto, em outros países como nos Estados Unidos, esse número vem sofrendo um forte declínio, com poucos profissionais habilitados e aptos para exercer a profissão.
Ao contrário do que acontecia antigamente, onde contadores eram vistos apenas como profissionais operacionais, hoje, o mercado enxerga o contador como um verdadeiro parceiro estratégico, capaz de antecipar riscos, oportunidades e contribuir com sua visão para uma melhoria plena na gestão do negócio.
Dessa forma, o novo perfil profissional é aquele que consegue ir além do conhecimento técnico exigido, com altas habilidades comunicacionais, gerenciais e analíticas.
A tecnologia vem transformando a área contábil. Com o avanço das soluções de automação, muitas tarefas que antes eram feitas manualmente pelos contadores, agora são executadas por softwares e sistemas.
Isso significa que muitos contadores terão que se atualizar para acompanhar as mudanças tecnológicas, adquirindo boas noções de automação e ferramentas de Business Intelligence, o que pode desestimular alguns profissionais com perfil mais tradicional.
Infelizmente a profissão de contador ainda é vista por muitos como uma área limitada a questões burocráticas e atividades repetitivas, principalmente pelos jovens que estão analisando qual carreira seguir e pesquisando possíveis áreas para investir.
Atualmente não existem muitos programas focados no incentivo à profissão e nem medidas atrativas para motivar esses jovens a investirem na carreira contábil, levando a escassez de novos contadores no mercado.
Muitos contadores estão se aposentando, o que vem gerando uma grande lacuna no mercado. E como dissemos anteriormente, o número de novos profissionais que estão iniciando na área não será suficiente para suprir a demanda crescente do mercado nos próximos anos.
Segundo o Conselho de Supervisão de Contabilidade de Empresas de Capital Aberto, um dos principais motivos para diminuição do interesse na área por parte dos jovens tem relação com os salários iniciais serem mais baixos em comparação com outros profissionais de outras áreas.
Apesar disso, a área contábil consegue oferecer boas oportunidades com ampla perspectiva de crescimento. Confira os cargos mais bem pagos dentro da profissão
Existem muitas dúvidas e boatos sobre o fim da profissão de contador e o desaparecimento da classe contábil nos próximos anos, entretanto, isso não vai ocorrer.
A grande questão é que assim como em outras profissões, a contabilidade vem se transformando e evoluindo, acompanhando as novas tecnologias e exigindo um perfil profissional diferenciado no mercado de trabalho.
Porém, uma afirmação é correta: contadores que não se atualizarem e não acompanharem essa evolução, podem perder espaço no mercado.
Confira se vale a pena cursar contabilidade em 2023