Visão do panorama geral da contabilidade no Brasil

Tempo de leitura: 6 minutos

Gestão de empresas, auditorias, perícias empresariais, consultorias, investimentos. Essas são apenas algumas das atividades que um profissional de ciências contábeis faz. Porém, você sabe como está um panorama geral da contabilidade no Brasil, hoje em dia?

Na verdade, em qualquer área que formos trabalhar devemos fazer essa pergunta. Afinal, é o nosso futuro profissional que está em jogo, não é mesmo? Portanto, para que você consiga obter sucesso nas ciências contábeis é essencial que tenha um panorama geral da contabilidade no Brasil.

Quando falamos de panorama geral, estamos nos referindo a exatamente todas as coisas. Como, por exemplo, desde que surgiram os primeiros escritórios de contabilidade, os contadores nas empresas, o seu desenvolvimento até chegarmos aos dias de hoje.

Até porque tudo isso faz parte para nós conseguirmos entender o contexto em que cada profissão se encaixa. Afinal, se algo está da maneira que encontramos hoje, isso não surgiu de uma hora para a outra, não é verdade? É necessário que tenha um processo envolvido por trás.

Por esse motivo, ter um panorama geral da contabilidade no Brasil não significa que você está olhando para toda a situação de uma forma superficial. Mas sim que você busca entender o contexto geral, para depois poder tomar as devidas providencias em relação a sua empresa.

Um contador, geralmente é uma pessoa que tem uma ampla visão a respeito de tudo o que precisa ser feito, não somente nas empresas, mas também quando ele trabalha de forma autônoma através de um escritório de contabilidade e coisas do tipo. Portanto essa é uma de suas qualidades.

E essa qualidade está totalmente relacionada ao fato de que precisamos ter um panorama geral da contabilidade no Brasil, para que possamos buscar as melhores soluções para todos os problemas envolvendo isso. Mas também para que saibamos agir em diversas situações.

Todos nós sabemos que em um momento de crise não é nada fácil, principalmente para as empresas e quem precisa lidar com isso são os contadores, que são pessoas de confiança. Mas também é importante estarmos atentos para fazer desses momentos, um momento de oportunidades.

Quando temos a visão de que a crise não é necessariamente ruim, conseguimos avançar mais em nosso trabalho. Por isso, nós preparamos um panorama geral da contabilidade hoje no Brasil, para que você saiba o momento certo de tomar cada decisão juntamente com a empresa.

Por que ter um panorama geral da contabilidade no Brasil

Você já sabe que é ideal ter um panorama geral da contabilidade no Brasil. Porém, também precisa saber o porquê disso. As contabilidades, geralmente estão diretamente envolvidas nas finanças de uma empresa. Não se sabe ao certo até que ponto isso pode chegar.

Para as empresas que optam por se afiliarem diretamente a escritórios de contabilidade, esses escritórios devem ser de confiança, ou seja, bem respeitado e de uma boa reputação na região em que se encontra. Por isso, nós preparamos para você um panorama geral da contabilidade no Brasil. Confira logo a seguir:

  • Quantidade:

Atualmente, muitas pessoas têm optado por essa profissão. E isso se dá devido ao fato que cada vez mais as pessoas tem se interessado pela área da contabilidade e não apenas por seu salário. Por isso, o número de contadores no Brasil está sempre em avanço, e isso só tende a crescer.

Em uma última pesquisa, estimou-se que hoje existem quase 500 mil pessoas na área da contabilidade. Sendo que o Brasil ainda possui mais de 80 mil escritórios de contabilidade em atividade. E a grande maioria dos profissionais dessa área são os homens, porém está quase em pé de igualdade.

Já são 202 mil mulheres que ocupam o cargo de contadoras nas grandes empresas, e segundo as turmas de ciências contábeis no Brasil, esse numero só tende a aumentar cada vez mais. E também nos últimos 5 anos, mais de 160 mil pessoas também ingressaram nessa nova área.

  • Salário:

Como um contador exige um certo nível mais alto de confiança, o salário para esses profissionais não pode ser tão baixo. Em geral, eles estão ganhando cerca de 4,800 reais em média por mês. Porém este é um valor que também varia de acordo com a região.

O piso salarial de cada contador depende do estado em que trabalha. No Rio de Janeiro, por exemplo, o piso salarial de um contador é de 2,700 reais, o que já é um ótimo começo para quem acabou de sair do Ensino Superior e já deseja ingressar no marcado de trabalho.

Um contador comum pode chegar a ganhar mais de 7 mil reais por mês. Já um diretor contábil, consegue ganhar em média mais de 16 mil reais. Ou seja, é uma ótima área para quem busca crescer. E se você for apenas um gerente contábil, pode ganhar quase 9 mil reais por mês.

  • Leis:

As leis que protegem e amparam os profissionais da área de ciências contábeis estão sempre causando um certo tipo de inveja por parte das outras profissões. É claro, que ironicamente falando. O fato é que elas estão sempre ao dispor de cada profissional que precisa delas para alguma coisa.

Nós sabemos que nenhuma profissão é perfeita, não é verdade? Porém, fica muito mais fácil trabalhar quando temos a lei ao nosso lado. Portanto, os profissionais de contabilidade podem ter acesso as leis que os auxiliam através de sites fácil de ajuda para eles, sites gerais e também específicos.

Ou seja, possuem sites determinados de cada estado brasileiro, mas também possuem dites de âmbito nacional. E tudo isso serve para que haja um bom andamento de um escritório de contabilidade, no caso de quem quer ser autônomo, ou para contadores, no caso das empresas.

Esteja informado

Você deve sempre procurar estar informado sobre como se encontra o panorama geral da contabilidade no Brasil. Isso será até uma vantagem para você em relação a sua concorrência. Aqui foram desenvolvidos os principais pontos, porém, você deve buscar saber até mais do que isso.

As empresas estão interessadas em profissionais que também tenham interesse pelo que fazem. Portanto, se essa é a sua profissão, procure saber não somente as leis que o cerca, mas também outras informações que com toda a certeza serão úteis para você e a empresa que você está trabalhando.

Se você gostou de saber sobre o panorama geral da contabilidade no Brasil, CLIQUE AQUI e tenha ainda acesso as informações de como estão as faculdades de contabilidade no país. Você também pode postar em todas as suas redes sociais para compartilhar com os seus amigos as coisas que você está vendo aqui.

2 Comentários


  1. Angélica, estou adorando o seu site !
    obrigada por esta iniciativa,
    tem me ajudado muito,
    bjs ! Sucesso !

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *