Ciências Contábeis: 5 coisas que a graduação não ensina

Você, que pensa em cursar, está na graduação ou é recém-formado em Ciências Contábeis, precisa saber o que a faculdade não ensina. De acordo com levantamento do ‘Education at Glance’, elaborado pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apenas 21% dos brasileiros de 25 a 34 anos concluíram a graduação. No entanto, em muitos casos, o estudante sai da faculdade sem a experiência necessária para ingressar no mercado de trabalho.

Quando falamos dos futuros contadores, grande parte desses estudantes almejam montar o próprio escritório depois de formado, ou seja, pretendem se tornar contadores empreendedores. E como você já deve saber: nenhuma graduação, tampouco a de Ciências Contábeis, te ensina a empreender.

Segundo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira) 2019, Ciências Contábeis é a quarta graduação mais procurada no Brasil. Os dados mostram que existem cerca de 400 mil alunos matriculados neste curso. Diante deste cenário, o blog Viver de Contabilidade vai te mostrar o que a graduação de Ciências Contábeis não ensina. Fique com a gente até o final para descobrir.

1- Prospectar clientes

Abrir um escritório é o sonho de muitos contadores e futuros profissionais da área, mas não é tão simples assim. Um negócio próprio requer prospecção de clientes, estratégias de marketing e vendas, que a graduação de Ciências Contábeis não te ensina. 

Muitas vezes, o estudante planeja cursar graduação, especialização e até MBA (Master in Business Administration) antes de partir para o cotidiano de um contador empreendedor e esta é justamente um dos maiores aprendizados: empreender.

2- Assumir riscos

O verdadeiro empreendedor é aquele que sabe assumir riscos. O profissional contábil que deseja empreender precisa enxergar a contabilidade além das obrigações, dos prazos de entrega e balanços patrimoniais. Atualmente, um contador deve saber aproveitar as oportunidades e conquistar diferenciais para a carreira.

Além disso, um negócio próprio requer também inteligência emocional. Sabemos como o mercado é instável e a pandemia do Coronavírus nos mostrou a necessidade do improviso. Em muitos casos, não conseguiremos colocar em prática o que já havíamos planejado para nossa carreira ou negócio. 

3 – Gestão estratégica

A gestão estratégica está entre as 5 coisas que não aprendemos na graduação de Ciências Contábeis. Um escritório de contabilidade, assim como qualquer negócio próprio exige a definição de metas e objetivos de crescimento. Ao abrirmos um escritório é comum criarmos inúmeras expectativas, o equívoco é negligenciar as estratégias necessárias para alcançarmos o resultado esperado.

Este item engloba ciclo financeiro, gestão de tesouraria e capital de giro. Na graduação de contabilidade é comum nos depararmos com exemplos de grandes empresas, no entanto, essas técnicas podem trazer muitos frutos se forem aplicadas também em pequenas empresas e, inclusive, no seu escritório ou futuro negócio contábil. 

4 – Diploma não é o fim dos estudos 

Um contador bem sucedido entende que receber um diploma não significa parar de estudar, pelo contrário, a graduação é apenas o começo de todo o aprendizado. As novas tecnologias, a necessidade de entregar conteúdo de valor e manter um bom relacionamento com o cliente exige que o contador aprenda novas habilidades. 

O curso superior de Ciências contábeis vai te ensinar as técnicas usadas na contabilidade, mas um profissional precisa de uma estrutura – escritório, clientes e gestão – para aplicar o que aprendeu na faculdade.

5 –  Ciências Contábeis não é apenas exatas

O fato de os contadores lidarem com obrigações e gerenciamento para o melhor desempenho financeiro de uma empresa faz com que muitas pessoas enquadrem a graduação de Ciências Contábeis na categoria de exatas. No entanto, mais do que isso, um contador preza pelo patrimônio de uma empresa.

As análises de movimentações financeiras e do cenário econômico, cruciais para contadores que desejam abrir um escritório, estão relacionadas tanto a variáveis numéricas como sociais. Dessa forma, a contabilidade pode ser definida como uma ciência social aplicada.  

A graduação de Ciências Contábeis é importante para te ensinar processos, teorias e técnicas contábeis. Porém, um contador bem sucedido precisa entender que habilidades como prospecção e relacionamento com clientes, adequação às novas tecnologias e características empreendedoras farão parte da sua rotina, principalmente se o objetivo deste profissional é abrir um escritório de contabilidade.

Domine as Rotinas Contábeis:

Conheça a formação de Contador Profissional na prática.

A formação mais completa do mercado, com mais de 300 videoaulas práticas, ajuda com dúvidas e certificado.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Você gostaria de aprender 12 anos de Prática Contábil?

Gostaria de um atalho para dominar as Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido?

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou estar pronto para as oportunidades, envie uma mensagem no WhatsApp que vamos mostrar o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

CLIQUE AQUI PARA CONVERSAR NO WHATSAPP